[DIY] Filtro Externo €conómico


Recommended Posts

Boas a todos,

 

Já tinha há algum tempo feito um diy para um filtro externo com muito pouco dinheiro (a intenção era mesmo essa), neste caso, posso dizer que ficou por volta dos 10€ + bomba circulação +/-10€, abaixo deixo o material necessário para a montagem:

 

1. Caixa 1,5L em acrílico com tampa de fecho reforçado (secção de cozinha)

2. Um T de 10mm diametro (acessórios rega)

3. 3 metros de mangueira transparente 10mm (acessórios jardim)

4. Bomba 450l/h (o volume do caudal depende de cada aquario)

 

Caixa 1,5L em acrílico com tampa de fecho reforçado

media.jpg

 

Um T de 10mm diametro

 

large.IMG_20150905_212234.jpg.ee43acfde1

 

3 metros de mangueira transparente 10mm

 

225-13-4-2.jpg?1299176369

 

Bomba de circulação + material para matérias filtrantes

 

large.IMG_20151115_210720.jpg.ebef725778

 

Após ter todo este material montei tudo a ver se tudo estava dentro das medidas

 

large.IMG_20150916_005021_1.jpg.1f7816c1

 

Só para despistar possíveis fugas de água coloquei poucas matérias filtrantes e deixei trabalhar durante 24 horas desta forma:

 

large.IMG_20150916_004920_1.jpg.5d8bf02c

 

Testes feitos, tudo impecável, nada de fugas e com um bom caudal, coloquei-o a trabalhar no áqua já com as matérias filtrantes conforme abaixo:

 

1. 6cm de altura de rede para visualização das impurezas contidas no fundo do copo

2. 2cm de esponja grossa

3. 4cm de turfa

4. 2cm esponja grossa

5. lâ de vidro

6. 4cm de altura de rede para não entupir a saída de água por alguma matéria filtrante

 

large.IMG_20150916_005021_1.jpg.6f02e673

 

Este filtro foi construído a pensar em todos os aspectos, ou seja, não existe qualquer contacto directo com ferro, cobre, ou outra matéria nociva à fauna, no exterior foi usada super-cola (marca ceys) e por cima da mesma após seca cola saudal para aquários, no interior foi usada só cola de vidros para aquário (marca Saudal).

 

Mais um aspecto por ter sido feito com este material é por ficar em conta, porque existe melhor material como filtros de água mas o preço fica fora de mão, ou seja, 25€ no filtro de água + torneiras, redutores, teflon, mangueiras etc......fazendo as contas iria ficar em quase 50€.....por mais 13,68€ compramos um filtro externo Eheim Classic 2213 novo :)

 

Com este filtro podemos mudar a qualquer momento a potência do caudal, basta trocar a bomba.

 

E pronto é isto, espero que tenham gostado da idéia! ;)

 

Cumps,

  • Gosto 1
  • Votar + 8
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ricardo,

 

Antes de tudo obrigado! ;)

 

Sim a água vai até à tampa, mas posso adiantar que o fecho é mais forte e seguro que própriamente o fecho do filtro eheim 2213 por exemplo, este frasco em acrílico é mesmo muito resistente e a grossura do acrílico é de 2,5mm, é uma questão de ires a um Continente e vê com os teus próprios olhos ;)

 

Este frasco para este destino é mais do que suficiente.

 

Cumps,

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas LusKy

 

Muito bom,quero dar-te os meus parbéns,muito sinples,e muito

sinples em €€€,e esteticamente até e bonito,sim SR 5 * nos

tempos que correm,ideias destas daram muito geito a muitos

que os € não abundam. :alberteinstein:

 

Cump: Álvaro Silva :thumbup3:

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Alvaro ;)

 

Sempre que faço um diy tenho sempre em conta 2 coisas, uma é o material temos em casa que possa ser útil, e a outra é se for necessário comprar algo, que seja barato mas resistente.

 

Por acaso este filtro ficou mesmo com aspecto limpo e simples, com uma montagem que está ao alcance de qualquer um, é claro que desta ideia podem surgir outras melhores e ainda bem, porque é disso que precisamos ;)

 

Cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas,

 

Lusky, muitos parabéns por mais uma obra de arte :) dessa maneira e por pouco dinheiro só podias ser tu....brutal! :)

 

Estou ansioso para saber o que vais fazer a seguir.....útil vai ser de certeza! Cá espero..

 

E muito obrigado pela partilha ;)

 

Saudações,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está muito bom ;)

 

Olha tirei uma bela ideia para um colega que tem uma "tortuga" e queria melhor a filtragem! Aproveita-se uma bomba que tenho por aqui e o resto é low cost, thanks :)

 

Ficamos a espera do outro projecto ;)

 

Abraço

Editado por Pedro Bernardo
  • Votar + 1

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas,

 

Lusky, muitos parabéns por mais uma obra de arte :) dessa maneira e por pouco dinheiro só podias ser tu....brutal! :)

 

Estou ansioso para saber o que vais fazer a seguir.....útil vai ser de certeza! Cá espero..

 

E muito obrigado pela partilha ;)

 

Saudações,

 

Está muito bom ;)

 

Olha tirei uma bela ideia para um colega que tem uma "tortuga" e queria melhor a filtragem! Aproveita-se uma bomba que tenho por aqui e o resto é low cost, thanks :)

 

Ficamos a espera do outro projecto ;)

 

Abraço

 

Obrigado a ambos! é sempre bom ter-mos um feed back positivo nas nossas "idiotices" ;)

 

Pedro, seja lá o que for que faças, sei que ficará 5 estrelas, adorei o teu último DIY do cerges está perfeito! ;)

 

Se verificares algum "update" possível para este tipo de filtro partilha com a malta, vamos adorar.

 

Vou tentar ser breve no próximo diy....;)

 

Cumps,

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns pelo projecto...

Acho que vai ser o meu próximo diy :)

 

Obrigado amigo! ;)

 

Força nisso se precisares de ajuda em algo chateia ;)

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Lusky,

 

Excelente ideia DIY, e muitos parabéns pelos projectos.

 

Gostava de saber se equacionaste a possibilidade de teres a bomba dentro do compartimente a "puxar" a água, no topo, junto à tampa, como normalmente os filtros do tipo canister funcionam?

Acredito que por um lado assim como fizeste seja mais prático a sua construção, mas sempre obriga a bomba a ficar submersa dentro do aquário (sempre é melhor que um filtro interno, claro), e sempre facilita o ferrar do circuito.

 

Não sei se no caso de faltar a luz, se continua a correr a água, e se assim (com a bomba no aquário) até será melhor para evitar sobrepressões dentro do compartimento.

 

Já agora, tens o filtro abaixo do aquário? Notas muita diminuição de fluxo se colocas por exemplo a -1mt do topo?

 

Cumprimentos

Miguel

Editado por Miguel Oliveira
  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Miguel,

 

Sim claro que coloquei essa hipótese, mas colocar o filtro dentro implicaria arranjar forma de o fixar ao copo de uma maneira que desse para retirar sempre que fosse necessário fazer a manutenção, para além disso era mais um buraco...

 

Os dois inconveniente maiores de eu não o fazer são:

 

1. dificulta a montagem a quem o queira fazer

2. no caso da matéria filtrante estar muito suja a água pode não chegar ao topo desferrando a bomba podendo-a queimar.

 

Durante a utilização esteve a 60cm abaixo do aqua e o caudal era bom, agora não te posso confirmar a 1mt é um caso de experimentar ;)

 

Cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, também concordo que é mais complexo ter a bomba dentro do compartimento, mas assim (no exterior) caso haja um entupimento parcial ou total que crie uma rutura, penso que há um maior risco em haver inundações totais (sair a água toda do aquário).

Não sei se será bem assim, por isso coloquei a questão.

Mas de facto, a bomba a puxar, obrigaria ainda ao ferrar do circuito manualmente.

 

As mangueiras são coladas às secções do T ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Miguel,

 

Normalmente eu coloco sempre a bomba +/- a meio do aquario, mesmo que rebentasse um tubo apenas sairia metade da agua, mas isso é relativo porque pode acontecer a qualquer outro filtro externo se o houver fugas ou desencaixe na mangueira outflow.

 

As mangueiras não estão coladas ás secções do T, são colocadas um pouco à força, como ficaram bem encaixadas não necessitei de colocar cintas de aperto senão seria uma opção mais segura. Aqui o que tem de ficar muito bem fixo são as secções do T ao copo, furação direita e limpa de modo a colocar as secções do T bem justas para colar com cola de contacto.

 

É sempre bom ter em conta todos os aspectos de segurança como fizeste, por vezes pode-nos escapar algo e ser fatal por isso agradeço as tuas questões que certamente serão as de mais alguém ;)

 

Cumps,

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lá isso é verdade, azares estão sempre à espreita!

 

Força nisso :) estarei aqui para ajudar no que for necessário e se tiveres idéias fantásticas pelo meio do percurso partilha connosco :) :)

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns Lusky por esta grande ideia.

 

Só me ficou uma dúvida em relação ao termostato estar num volume de água tão pequeno. O termostato não fica sempre ligado por estar a receber água "resfriada" durante a passagem no sistema? A temperatura no aquario está mais baixa do que no copo, correcto?

 

Cumps,

A.Costa

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns Lusky por esta grande ideia.

 

Só me ficou uma dúvida em relação ao termostato estar num volume de água tão pequeno. O termostato não fica sempre ligado por estar a receber água "resfriada" durante a passagem no sistema? A temperatura no aquario está mais baixa do que no copo, correcto?

 

Cumps,

A.Costa

 

Olá A.Costa,

 

Antes de tudo obrigado! ;)

 

Esta questão deveria ter sido colocada no outro tópico (Termostato + CO2 Externo DIY €conómico) senão não os leitores não vão entender, este tópico é apenas um filtro externo ;)

 

Mas respondendo à tua dúvida, após os testes verifiquei que apenas se perde 1º grau no máximo, o termómetro deve estar a medir a temperatura do aquário, eu só coloquei dentro do copo para ver as diferenças porque tive a mesma dúvida que tiveste.

 

Portanto as diferenças do aquário e do copo são apenas de 1º grau, agora resta-me saber se é margem de erro dos termómetros ou se é mesmo diferença de temperatura

 

Se formos a ver sempre que se utilize um filtro externo a água iria arrefecer sempre que passasse pelos tubos.

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Também vou fazer um xD.. Mas a ver se só este filtro chega.

 

 

Thanks, Melhor DIY de filtro externo de sempre (o Continente ajudou com esse container lol).

 

Boas dbcardo,

 

Obrigado! :thumbup3:

 

Sim podes crer, não encontrei em lado nenhum um copo que fosse em acrílico e com um aspecto clean, neste caso "vivó" Continente! lol

 

Em relação a se o filtro chega ou não tudo depende da litragem do teu aqua e da bomba que lá colocas, no meu caso a minha bomba é de 450L/h e usava-a num aqua de 45L posso dizer-te que fazia uma boa filtragem, mas tu podes colocar uma bomba de 600 ou 800L/h :)

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou-me a debater com a bomba agora só.. Acho que vale a pena uma daquelas Eheim universal.. Esta a ser difícil encontrar algo de jeito e que de para estar a seco.

 

A seco como assim? a bomba que falo é para ficar submersa, fica dentro do aqua.

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

A seco como assim? a bomba que falo é para ficar submersa, fica dentro do aqua.

 

Cumps,

 

Pois a tua empurra de dentro do aquário para o circuito, o que o dbcardo refere são mesmo as que trabalham fora de água e puxam, como as que víamos nos monster filter da eheim antigos.

 

Por principio de funcionamento até gosto mais desse sistema pois o contentor está a sobre pressão negativa o que ajuda também na estanquidade e rendimento do caudal, pois da bomba vai para aqua

 

Mas o teu não têm fugas e está a bombar e a diferença de preços das bombas é brutal e não justificava empregar uma que trabalhe a seco num projecto DIY

Editado por Pedro Bernardo
  • Votar + 1

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Pois a tua empurra de dentro do aquário para o circuito, o que o dbcardo refere são mesmo as que trabalham fora de água e puxam, como as que víamos nos monster filter da eheim antigos.

 

Por principio de funcionamento até gosto mais desse sistema pois o contentor está a sobre pressão negativa o que ajuda também na estanquidade e rendimento do caudal, pois da bomba vai para aqua

 

Mas o teu não têm fugas e está a bombar e a diferença de preços das bombas é brutal e não justificava empregar uma que trabalhe a seco num projecto DIY

 

hummm.....agora entendi :)

 

Pois se for muito caro para este diy é mal empregue o dinheiro, agora se ele conseguir uma em segunda mão mais em conta até que é preferível sim, desta forma pode até usar as 2 lily pipes ;)

 

Cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais