Limpeza de fundo


cmbc

Recommended Posts

Bom dia pessoal,

tenho um aquario de 150x50x60 que foi um aquário de ciclideos do malawi. Neste momento estou a reformular o projeto e quero que seja um simples comunitário (vou substituir a maioria das pedras por muitas raizes... que aos poucos tenho vindo a adquirir aqui nos classificados do fórum), mas tenho-me debatido com um problema, a limpeza do fundo. Tenho que aspirar frequentemente o fundo (areia branca para filtros de piscina) pois os dejetos dos peixes vão-se acumulando. Esta ação tinha que ser realizada a cada 3, 4 dias pois a areia começava logo a ficar suja, no inverno é muito pouco prático ainda por cima com um aquário de 60cm de altura, para além de ficar dispendiosa pois de cada vez que o fazia retirava cerca de 30% da água

Pergunto, tenho apenas um filtro externo sunsun 404B, será que se adicionasse uma bomba de circulação auxiliava na remoção de alguns detritos através da sua movimentação?

Editado por cmbc
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Provavelmente ajudara , ou podes sempre tentar com um daqueles aspiradores eléctricos que tem um saquinho onde fica a porcaria e não retira água do aquário .

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já pensei em ambas as soluções. Mas esse tipo de aspiradores, segundo tenho lido, removem a areia, e relativamente às bombas disseram-me que as mesmas aspiram a água mas também os peixes mais pequenos...

Provavelmente ajudara , ou podes sempre tentar com um daqueles aspiradores eléctricos que tem um saquinho onde fica a porcaria e não retira água do aquário .


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tenho um aspirador da eheim, não é barato, mas faz o trabalho ;)

 

Tenho substrato com textura de areia, o flourite black sand.

 

O aspirador tem um tubo para aumentar a câmara de aspiração onde os detritos mais leves são aspirados e a areia ou substrato sobe inicialmente mas se precipita para o fundo logo em seguida e depois é a arte de manusear, terá de ser com mais delicadeza que uma sinfonagem e sem mergulhar o câmara até ao fundo, mas depois de apanhado o jeito consegues deixar a areia no fundo e trazer só os detritos ;)

 

Encontram-se alguns à venda usados

Editado por Pedro Bernardo

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedro, podes enviar-me por mensagem o modelo que tens? É que o que eu estive a ver da Eheim diz que não é adequado para areias inferiores a 3mm.

Obrigado

Boas,

 

Tenho um aspirador da eheim, não é barato, mas faz o trabalho ;)

 

Tenho substrato com textura de areia, o flourite black sand.

 

O aspirador tem um tubo para aumentar a câmara de aspiração onde os detritos mais leves são aspirados e a areia ou substrato sobe inicialmente mas se precipita para o fundo logo em seguida e depois é a arte de manusear, terá de ser com mais delicadeza que uma sinfonagem e sem mergulhar o câmara até ao fundo, mas depois de apanhado o jeito consegues deixar a areia no fundo e trazer só os detritos ;)

 

Encontram-se alguns à venda usados


:thumbup3:

Ouve o Pedro ele sabe do que fala ;)


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Editado por cmbc
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Referias o Eheim Quick Vac Pro? No manual diz diz o seguinte: "Granulação do cascalho do aquário não inferior a ø 2 mm. Não adequado para a limpeza de fundo arenoso."

 

Pedro, podes enviar-me por mensagem o modelo que tens? É que o que eu estive a ver da Eheim diz que não é adequado para areias inferiores a 3mm.

Obrigado


:thumbup3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É esse mesmo ;)

 

Se mergulharmos em cascalho ou areão com grão maior este não sobe, com a areia isso pode acontecer e dai ter referido que é necessário alguma arte de manuseio...

 

Eu safo-me bem com ele, mas se tens receio que te aspire areia ou quiseres revolver mais fundo podes considerar aqueles tubo para sinfonagem bem grandes com cerca de 40 ou 50 cm... Tens muito espaço de manobra para puxar a areia sacas os detritos sem que ela venha atrás... Mas o problema é que esses tubos são para usar nas TPA e queria fazer essa limpeza com mais assiduidade...

 

Deixo um video que fiz agora do meu, só para teres uma ideia, resalvo que faço uma limpeza muito superficial do fundo, pois os detritos tendem a ficar a superfície do solo e não se mistura muito com este, talvez para o que pretendes até nem seja o melhor... :unsure:

 

Editado por Pedro Bernardo

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado pelo video, é preciso ter vontade de ajudar ;)

Parece-me que com a tal "arte do manuseio" deve servir os meus intuitos. Pretendia mesmo uma filtragem, porque se vou fazer a sifonagem representa uma troca de agua quase a cada 3/4 dias. Assim acho que vou arriscar, tinha muitas duvidas e algum receio de ainda gastar um valor significativo (o mais barato que encontrei foi a 50€) e depois não servir.

Já agora, que altura tem o teu aquário?

 

É esse mesmo ;)

 

Se mergulharmos em cascalho ou areão com grão maior este não sobe, com a areia isso pode acontecer e dai ter referido que é necessário alguma arte de manuseio...

 

Eu safo-me bem com ele, mas se tens receio que te aspire areia ou quiseres revolver mais fundo podes considerar aqueles tubo para sinfonagem bem grandes com cerca de 40 ou 50 cm... Tens muito espaço de manobra para puxar a areia sacas os detritos sem que ela venha atrás... Mas o problema é que esses tubos são para usar nas TPA e queria fazer essa limpeza com mais assiduidade...

 

Deixo um video que fiz agora do meu, só para teres uma ideia, resalvo que faço uma limpeza muito superficial do fundo, pois os detritos tendem a ficar a superfície do solo e não se mistura muito com este, talvez para o que pretendes até nem seja o melhor... :unsure:

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O meu aquário tem 50 de altura de vidro...

 

Recordo-me de há uns tempos ver por volta dos 30 euros usado...

 

Pois gastares 50 para depois não servir bem o que necessitas, é chato.

 

E espera por mais opiniões do pessoal ;)

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostava de "ouvir" mais algumas opiniões sobre o uso de bombas para este efeito... mas ainda ninguém opinou... vou esperar, mas gostava de resolver esta situação rapidamente.

 

Boas,

 

O meu aquário tem 50 de altura de vidro...

 

Recordo-me de há uns tempos ver por volta dos 30 euros usado...

 

Pois gastares 50 para depois não servir bem o que necessitas, é chato.

 

E espera por mais opiniões do pessoal ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E tens lá peixes ;)

 

Depende do que lá tens e do tamanho do aquário, eu no meu, com fundo de areia, fica sujo num instante. Por isso quer ver como posso melhorar esta situação ouvindo a opinião do pessoal.

 

Então e se eu disser que nos 5 meses do meu aquário, devo de ter aspirado o fundo umas duas vezes; e mal aspirado :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A areia não é mais complicada, no cascalho é que não se vê a sujidade com tanta facilidade, com isso não quer dizer que ela não esteja lá...

Bem talvez seja um pouco mais complicado limpar a areia por causa de ser um grão tão pequeno e leve que facilmente é sugado pelos aspiradores.

 

Vi mal. Pensei que o vídeo era do teu aquário.
Sim, a areia é mais complicada.

Editado por cmbc
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, no cascalho ou substrato mais grosso, é natural que as particulas afundem mais rapidamente.

Quanto à areia tenho na ideia que existe mais a possibilidade de acumulação de gases tóxicos.

Noutro aquãrio que tenho, tinha uma espécie de praia com areia fina. Mesmo mudando parte da areia e picando-a regularmente, criava um ligeiro odor a lodo.

 

Cumps

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Esses vídeos deram uma ideia, que me teria feito poupar uns trocos...

 

No meu aqua tenho dois filtros, o mais fraco é um eheim experience 250 com sistema de torneiras duplas...

 

Se comprasse um tubo desses de sinfonagem e na ponta onde sai a água adicionasse uma torneira para ligar ao inflow do filtro assim entre TPA podias fazer a limpeza sem tirar água do aquário e os detritos ficavam no filtro...

 

Acho que era simples e prático...

Editado por Pedro Bernardo

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E como ferravas o tubo? Se resultasse parece-me uma boa ideia mas não estou a ver como colocar o sistema a funcionar... Eu tenho um SunSun 404B.


Será que com um T com torneira no tubo do inflow resolvia o problema...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha bastava "chupar" na ponta da torneira dupla deixar correr um pouquinho para dentro de um recipiente e fechar a torneira. Conectar ao filtro e abrir torneira e ligar

 

Ou usavas um sistema de T com várias torneiras mais baratas ou simplesmente usavas torneiras eheim duplas que conectam e desconectam

 

Já tive algo parecido noutro aquário para as TPA, depois posto as fotos ;)

Editado por Pedro Bernardo

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aspirador que tenho, utilizado agora apenas para tirar água, tem um saco para recolher as impurezas i.e. no bocal onde é encaixada a mangueira, é o colocado o saco.

O modelo é muito conhecido: Aleas AS-615.

É barato.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E se o tubo do aspirador tiver uma torneira e for ligado através de um T com a mangueira do inflow não será o suficiente? A mangueira do inflow naturalmente deve ferrar o tubo do aspirador... ou estou a ver mal o filme?

 

Olha bastava "chupar" na ponta da torneira dupla deixar correr um pouquinho para dentro de um recipiente e fechar a torneira. Conectar ao filtro e abrir torneira e ligar

Ou usavas um sistema de T com várias torneiras mais baratas ou simplesmente usavas torneiras eheim duplas que conectam e desconectam

Já tive algo parecido noutro aquário para as TPA, depois posto as fotos ;)


Eu já tive um desses, mas não tinha força suficiente...

 

O aspirador que tenho, utilizado agora apenas para tirar água, tem um saco para recolher as impurezas i.e. no bocal onde é encaixada a mangueira, é o colocado o saco.
O modelo é muito conhecido: Aleas AS-615.
É barato.

Editado por cmbc
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.