Problema com filtro eheim 2213


ASoares

Recommended Posts

Vivas pessoal,



Tenho um filtro eheim 2213 e reparei que a seguir á falha de luz (quando a luz é reposta) o filtro já não trabalha, ou melhor, trabalha mas não faz circular a água, tenho que o ferrar sempre, o que pode ser isto?



Estou a ficar assustado porque se houver uma falha de luz e se não estiver em casa......problema!!!



já limpei a turbina, o veio, verifiquei se havia fugas nos tubos e no copo e nada.......já não sei o que fazer...o filtro ferrado trabalha muito bem e sem qualquer barulho, agora se desligar da ficha e voltar a ligar.....nada, não puxa!



Alguma ajuda?



Saudações,


Editado por Vera Santos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, está 60cm abaixo do aquario, e tem 1 ano de uso, nunca me fez isto só agora é que dei por ela porque o quadro foi abaixo e fui ver a temperatura do aqua quando dei pela falta de movimento da água....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Soares,

 

Eu iria mais pela substituição da cabeça, parece-me que já não tem força suficiente mas é apenas uma sugestão.

 

Cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Nem tudo tem lógica, mas pela lógica se o filtro desferra é porque tem ou entra ar. No caso de ter ar tens que inclinar o filtro ligeiramente para todos os lados, outra motivo poderá ser o vedante da cabeça mal colocado ou poderá ser também o copo do filtro rachado. Podem ser uma coisa tão mínima que leve a entrar ar no filtro.

 

 

Cumps.

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

  • Votar + 1

"Se ajudar os outros te parece difícil demais, tenta ao menos não prejudicá-los" (Dalai Lama)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu aposto numa bolsa de ar, pelo que explicas quando desligas e voltar a ligar ele não funciona e tem de ser ferrado novamente... Imagino que faça ruído nessa altura...

 

Eu fazia o seguinte teste, desliga-o e quando colocares a trabalhar, se fizer o mesmo, volta a desligar e pega no filtro com cuidado e vira ao contrário para, se tiver ar, este subir para o fundo do copo que está virado para cima...

 

Se for ar, tens de rever os vedantes, não tens por acaso CO2 inline neste filtro?

  • Votar + 1

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Nem tudo tem lógica, mas pela lógica se o filtro desferra é porque tem ou entra ar. No caso de ter ar tens que inclinar o filtro ligeiramente para todos os lados, outra motivo poderá ser o vedante da cabeça mal colocado ou poderá ser também o copo do filtro rachado. Podem ser uma coisa tão mínima que leve a entrar ar no filtro.

 

 

Cumps.

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

 

Eu aposto numa bolsa de ar, pelo que explicas quando desligas e voltar a ligar ele não funciona e tem de ser ferrado novamente... Imagino que faça ruído nessa altura...

 

Eu fazia o seguinte teste, desliga-o e quando colocares a trabalhar, se fizer o mesmo, volta a desligar e pega no filtro com cuidado e vira ao contrário para, se tiver ar, este subir para o fundo do copo que está virado para cima...

 

Se for ar, tens de rever os vedantes, não tens por acaso CO2 inline neste filtro?

 

Vivas, obrigado pelas vossas dicas, eu já verifiquei o copo, vedantes, torneiras, encaixes de tubos e já experimentei retirar toda a materia filtrante e nada...por vias de dúvidas deixei o filtro cheio em cima de uma cartolina há 2 dias e não há vestígios de vazamento de água...

 

Hoje fiz o teste (sem nenhuma matéria filtrante) encher o filtro através do outflow, ferrei-o através do outflow com a boca e ficou a trabalhar impecável, deixei ficar o inflow e outflow ambos dentro de água e desliguei.....não há qualquer som de entrada de ar, não se vê o nível da água a baixar, as mangueiras continuam com água, mas ao ligar só ouves o "motor" a trabalhar não faz circular a água....friso que não espero sequer tempo nenhum entre o desligar/ligar é seguido por esse motivo acho estranho ser entrada de ar.

 

O estranho é que sempre que fazia manutenção, nunca precisei de o ferrar desta maneira bastava encher o copo ao máximo e ligar.

 

Vou fazer o teste de o virar ao contrário para ver se ele perde algum ar.

 

Não utilizo qualquer co2.

 

Saudações

Editado por ASoares
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então pelo que descreves suspeito que será a cabeça, o estranho que depois de dizes que o ferrar novamente já funciona, não será pelo manusear da cabeça? Se desligares e quando ligares ele não funcionar e deres uma pancadas ou mexeres não começa?

 

O rotor e eixo estão mesmo impecáveis? Se estiverem só me ocorre mesmo a cabeça, eventualmente a fonte de indução que faz movimentar o íman (e rotor), pode estar com problemas

Editado por Pedro Bernardo

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedro, sim sempre que esteja ferrado funciona bem, faz um pouco de barulho no início como se fossem as bolhas de ar a dispersar mas só durante alguns segundos depois fica super silencioso com um bom caudal. Após desligá-lo já experimentei incliná-lo, dar-lhes umas pequenas pancadas nas laterais mas nada...

 

Tenho uma pergunta a fazer, relativamente ao rotor, a élice/ventoínha é normal rodar 1/4 de volta com o íman parado?

 

Bringer, não utilizo lily pipes, apenas os tubos in e out de origem.

Sim as mangueiras ficam ambas com água após desligar.

 

Saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens que inclinar o filtro em funcionamento para que o ar consiga sair.

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

"Se ajudar os outros te parece difícil demais, tenta ao menos não prejudicá-los" (Dalai Lama)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens que inclinar o filtro em funcionamento para que o ar consiga sair.

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

 

Sim esqueceu-me de mencionar isso, eu inclino com ele a trabalhar mas nada...só mesmo ferrando.

 

Costumas limpar os tubos, de vez em quando.

Às vezes ao parar, pode a sujidade prender o fluxo.

 

Eu tive o cuidado de o limpar tudo, tubagens, mangueiras, rotor , veio, só não lavei as massas filtrantes mas agora até nem as tenho dentro do copo para tentar perceber o que se passa, basicamente acho que com isto tudo vou acabar por fazer um "reset" ás bactérias do filtro.... :(

 

Saudações,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Soares,

 

Antes de comprares a cabeça, verifica primeiro se o vedante ref. 7250600 está ressequido ou fora do lugar, este encontra-se dentro da cabeça do "motor", aposto que não o verificaste ;)

 

Verica aqui qual é o vedante e onde se encontra, também podes verificar os preços.

 

Se for o caso, é preferível gastar 2,95 € do que 32,47 € sem saber o exactamente qual o problema ;)

 

Cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma foto da disposição dos tubos, nomeadamente como saiem e entram no aquário seria bom.

Cá para mim trata-de de uma questão de física.

Talvez mexendo na relação entre a altura das curvas dos tubos de entrada e saída.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

... eventualmente a fonte de indução que faz movimentar o íman (e rotor), pode estar com problemas

Editado por Pedro Bernardo
  • Votar + 1

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Soares,

 

Segue o meu conselho para tirares todas as tuas dúvidas e teres a certeza que o problema é só da cabeça, faz o seguinte, retira a cabeça do copo coloca-a por exemplo na banheira com 5cm de água no fundo, liga-o à electricidade se funcionar á primeira é porque existe fugas no copo ou ligações das tubagens, caso não funcione e continue com a anomalia que descreves é porque o defeito é únicamente da cabeça.

 

Faz isso e diz algo ;)

 

Cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Soares,

 

Segue o meu conselho para tirares todas as tuas dúvidas e teres a certeza que o problema é só da cabeça, faz o seguinte, retira a cabeça do copo coloca-a por exemplo na banheira com 5cm de água no fundo, liga-o à electricidade se funcionar á primeira é porque existe fugas no copo ou ligações das tubagens, caso não funcione e continue com a anomalia que descreves é porque o defeito é únicamente da cabeça.

 

Faz isso e diz algo ;)

 

Cumps,

 

 

Caros amigos,

 

Desde já obrigado a todos pelas vossas dicas!

 

Lusky resolveste o meu problema, é mesmo só da cabeça como disseste logo na tua primeira intuição, fiz o teste e coloquei só a cabeça na banheira e ferrado funciona mas basta desligar e voltar a ligar para deixar de puxar água...está visto! obrigado pelo link que me deixaste acima já vi que é o site que vende as peças mais baratas ;)

 

Vou comprar a cabeça depois conto novidades, mais uma vez obrigado :)

 

Saudações,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 3 semanas depois...

Boas, como indiquei na minha apresentação estou a re-activar um aquario no qual tenho este Eheim 2213, o problema verificado é o mesmo referido acima, quando ao nivel do aquario só de cabeça para baixo é que faz circulação e ainda assim muito pouca, minima mesmo. Sera então o mais sensato procurar uma cabeça para o mesmo? Pergunto na zona de Torres Novas existe alguma boa loja, ou a Agriloja que tem material para aquarios poderá ter?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais