[DIY] Reactor de CO2 CERGES


Pedro Bernardo

Recommended Posts

Boas,

 

Em conversa com o colega Ignace , sobre a adição de CO2 nos nossos aqua's, fiquei a conhecer o reactor creges, que não conhecia...

 

Já tive quase tudo, difusores, atomizadores, e um reactor tipo SERA ou ISTA que me ia inundando a casa...

 

Actualmente e desde o inicio da nova montagem de 300 litros , que estou a usar um VIV 50 com bons resultados, mas tenho o CO2 na ordem dos 15ppm e queria um pouco mais sem ter bolhas, mesmo que pequenas... Vou fazer uma mix, mantendo o difusor e adicionando um reactor cerges a um dos filtros ;)

 

Já encontrei um filtro de sedimentos porreiro e as conexões necessárias para as mangueiras apenas falta resolver o problema do inline do CO2.

 

Posteriormente adiciono fotos do material ainda a comprar, mas já escolhido ;)

 

 

Editado por Pedro Bernardo
  • Votar + 1

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui numa lojinha especializada ;)

 

O niple é igual ao usamos nos sistemas co2 mas em vez de rosca de 1/8" tem rosca de 1/4" e depois uma redução para 1/2" fica a medida para o T em pvc onde vai entrar a água para o copo. :)

 

Vamos ver se domingo tenho tempo para montar isto é testar.

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Flash update :)

 

Lembrei-me dos tubos da eheim do kit dos filtros e encaixe perfeito ;)

 

IMG_9328_zpsteh1gmku.jpg

 

IMG_9329_zpsxdw9lyke.jpg

 

IMG_9330_zpsy6ujoxo4.jpg


Deixo um pequeno video de quem o fez para quem não conhece este sistema, perceber como funciona, espero que o próximo video seja o meu e funcional :)

 

  • Votar + 1

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aproveitei a TPA para testar a estanquidade do material e depois montei-o

 

IMG_9331_zpsac3rfu5s.jpg

 

IMG_9332_zpsjljyvqn7.jpg

 

IMG_9333_zpsdqs67mna.jpg

 

IMG_9336_zpsah510wtr.jpg

 

IMG_9337_zpsnrocowgo.jpg

 

IMG_9338_zpsix18kbi8.jpg

 

IMG_9339_zps0wd3glyc.jpg

 

IMG_9342_zpspkq3p6gz.jpg

 

IMG_9346_zpsm2az8dax.jpg

 

 

Amanhã vamos ver como corre a coisa...

 

O fluxo parece que baixou um pouco, talvez por culpa dos encaixes das mangueiras não serem directos, mas talvez não seja por ai... Não se cria bolsa de CO2 cá em cima, mas também funcionou pouco tempo hoje... A água ao descer arrasta o CO2 que se irá dissolver e não chegam a passar bolhas para o intake...

 

Vamos ver a evolução ;)

 

Abraço

  • Votar + 2

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Mudei os encaixes das mangueiras para directos e de maior calibre, os outros era a 90º e mais estreitos, vejo melhoras, o drop está verde ;)

 

Tinha o intake do CO2 por baixo, agora está em cima para testar e estou a gostar. Assim cria-se uma bolsa de CO2 no T onde esta ligado o intake do CO2 e com o fluxo da água já fará alguma dissolução do CO2 "per si" depois acho que há menos resistência à passagem da água, vejo mais bolhinhas logo de si pequeninas a andarem no copo a dissolver...

 

Até agora está muito bom... Algo que me preocupa é o timing... Não sei ao certo quanto tempo antes devo ligar a solenoide e quando desligar, antes com o difusor tinha 2 horas antes e desligava 1 hora antes, agora tenho de ir testando ;)

 

Balanço geral, ainda é precoce mas estou a gostar bastante, está a mostrar-se eficaz, super barato, muito seguro e até encontrei um em preto que fica bonito

 

EDIT: Não mencione, mas o aquário está neste momento só com o reactor CERGES sem o difusor ;)

 

Ficam umas fotos:

 

IMG_9358_zpszumc753k.jpg

 

IMG_9360_zpsbadekte4.jpg

 

IMG_9362_zpsbu5pynkx.jpg

 

IMG_9363_zpsmo7y3ejf.jpg

 

IMG_9365_zpsugq1pwcv.jpg

 

Grande Abraço

Editado por Pedro Bernardo

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Fiz uma alteração...

 

Antes tinha a água a entrar com CO2 no copo, descia e as bolhas ficavam a dissolver no copo, subindo a água pelo tubo central...

 

Agora tenho a água a vir pelo tubo central, as bolhas ficam ai dentro a serem agitada e dissolvidadas, subindo depois a água pelo copo e para o aquário...

 

Acho mais eficiente assim ;)

 

O timing acertei para duas horas antes de ligar a iluminação começa o CO2 e desliga duas horas antes desta desligar... Drop sempre verdinho claro durante o fotoperiodo ;)

 

Isto tudo sem o difusor ligado, só mesmo o CERGES a bombar!

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Já quase a fazer 1 mês de uso e o balanço é super positivo ;)

 

Não tenho nada a apontar de negativo!

 

Tenho CO2 na ordem dos 20 a 25 ppm segundo o drop que está sempre verde claro ;) Estou a injectar o mesmo CO2 que com o difusor, mas o CERGES mostra-se mais eficiente e sem bolhas no aquário.

 

Tenho os lily pipe (VIV) a criar uma ligeira ondulação na superfície e remoinho e ainda um skimmer de superficie a trabalhar 24h, o que promove alguma libertação mas mantenho a água sem película em cima e tudo equilibrado.

 

Abraço

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas não há stress! ;)

 

Se quisesse usar os dois era só reduzir o débito...

 

Mas realmente assim é menos um adereço dentro do aquário e não há nada de bolinhas na água.

  • Votar + 1

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais