O novato


Pedropal

Recommended Posts

Boas pessoal antes das fotos vou apenas contra como começou isto.

 

Bem tenho uma filha com 5 anos e a uns tempos atrás compramos lê um peixe daqueles que se vendem nas férias dentro de um pequeno aquário, a minha filha adora o peixe e ela que trata da comida assim como a limpeza do pequeno aquario dele.

 

Um amigo meu de trabalho a 1 semana e meia perguntou se queria comprar o aquario dele que ele queria um maior e com outro tipo de peixes que não eram muito compatíveis com os que ele tinha, ele vendeu me o aquario completo bomba termostato etc...

 

Fui então buscar o aquario de 80L tiramos uma boa parte da água para o transporte e ele lá me ajudou a montar tudo em minha casa.

 

O aquario tem 4 ciclideos todos machos entre os 4/6 cm o substrato e de areia fina com plantas artificiais.

 

A minha filha e todos aqui em casa adoraram o aquario e os peixes,

O meu colega disse que a única coisa que tinha que fazer era limpar o filtro 1 vez por mês e se ver muita sujidade para aspirar mas 1 vez por mes era o suficiente, mas eu tudo o que tenho e tudo o que faço gosto de fazer bem e ter tudo em boas condições e sou muito "amaricado" no que toca a estimar as minhas "coisas", então andei a procura de mais informação e encontrei o fórum onde fala de fazer o ciclo "que ele não fez" das bactérias das tpa's etc... então 2 dias depois ter o aquario fui comprar o será condicionador, será filtre starter, será bio nitrivec e o será testes rápidos e fiz 2 tpa's nos 2 dias a seguir.

 

Depois disso notei que os peixes se comportavam de forma estranho raspavam por a areia e por as pedras e tavam meio desorientados, mais umas pesquisa e li que podia ser parasitas ou então icitios "acho que e isto" esperei uns dias para ver se apareciam manchas brancas mas nada delas, então hoje la mandei a mulher comprar fluvermal e já dei amanhã fazer nova tpa. Há sábado fiz tpa também porque por o que li a limpeza e as tpa's não tem problema.

 

Bem passo as foto do aquario e dos seus residentes nem sei bem qual a raça deles sei que são ciclideos apenas isso.

 

Aqui vai as fotos no próximo post

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

20151101_142328_zpschlothru.jpg

20151028_191416_zpsjt4unu91.jpg

20151024_183044_zpsxhg6rbek.jpg

 

Se alguém me poder dar uma ajuda nas espécie que são agradecia.

 

E fazê uma pergunta ao pessoal tenho uma bomba de 110l será suficiente para o aquário devia de pensar em compra uma de 240lh exterior?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pedro , tens de saber os valores de Amonia Nitritos e Nitratos. So quando o aquario produzir nitratos é que o ciclo esta completo . Depois tens ai dois Venustus os que sao os com a cor tipo girafa , que o minimo sao 300 litros de aquario que eles necessitam. E tens ai mais dois peixes incompativeis tb, o laranja da segunda foto e na ultima foto o que ja nao ten barbatana. Nunca se medica o aquario principal, atencao que muitos medicamentos matam as boas bacterias que existem no sistema e tens de fazer o ciclo todo de novo. Acho que devias repensar que tipo de peixes queres e quais sao os requisitos para manter esses peixes saudaveis e felizes. Espero ter ajudado em alguma das questoes e se tiveres alguma duvida nao exites em perguntar. Abraço

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pedro Carmo

Editado por Pedro Carmo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado por resposta Pedro.

 

Não tive escolha nos peixes uma vez que foi comprado tudo junto o laranja da segunda foto está num aquario a parte ja teve la 2 dias mas digamos que não gostaram muito dele. O da última foto que está com o azul ja não o tenho dei a um amigo meu que tem um aquario onde estão mais 2 da mesma espécie. Neste momento estão 4 o azul o amarelo e os 2 venustus. Vou comprar testes mais específicos e vou continuando com as tpa's. Para fazer a medicação convém ter um outro aquario próprio para isso?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado por resposta Pedro.

 

Não tive escolha nos peixes uma vez que foi comprado tudo junto o laranja da segunda foto está num aquario a parte ja teve la 2 dias mas digamos que não gostaram muito dele. O da última foto que está com o azul ja não o tenho dei a um amigo meu que tem um aquario onde estão mais 2 da mesma espécie. Neste momento estão 4 o azul o amarelo e os 2 venustus. Vou comprar testes mais específicos e vou continuando com as tpa's. Para fazer a medicação convém ter um outro aquario próprio para isso?

Ve tb o ph ciclidios africanos tem de ter ph acima de 7.5 e as medicacoes devem ser feitas em um aquario aparte com os peixes afectados.Nao vais medicar um aquario com peixes saudaveis ,por isso é k se mete os peixes afectados em um aquario á parte ( Aquario Hospital ). Aconselho te a comprar um bom filtro externo que com boa media biologica e mecanica e bem estruturado para teres boas bacterias no filtro. Esse teu aquario nao tem os requisitos minimos para manteres esses peixes. Acho que primeiro devias pensar no tamanho do aquario que os peixes necessitam . Esses peixes nesse aquario nao se vao desenvolver corretamente vao esta stressados e podem morrer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Todos os peixes apresentavam os mesmo sintomas falta de apetite e um nadar estranho tipo espasmos e o esfregar. Acabei de fazer uma tpa de uns 60% ja apresentam melhorias satisfatórias. Qual o aquario recomendado para este tipo de peixes? O filtro estou a pensar comprar um de 240lh externo para ja. Uma vez que este aquario depois vai ficar para hospital compra se ja tudo o que faz falta

 

Enviado do meu GT-I9060I através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tópico movido para local adequado. Agora estou sem tempo mas logo vou tentar ter um bocadinho para comentar. Estou a achar que carece de alguns esclarecimentos adicionais.

Já agora quais as dimensões do aquário? Comprimento x largura x altura e a descrição dos equipamentos que tens, principalmente o filtro.

Pelo que me parece não vais no bom caminho e não tarda tens os peixes todos mortos, era preferível doa-los ou trocá-los por outros adequados ao teu aquário. Esquece lá isso de nanos do lago Malawi, é um concelho que tu dou, é que não existem, porque o seu sucesso é nulo e por algum motivo é.

Desculpa a frontalidade, até logo!

Editado por Vera Santos
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As medidas do aquario são 68x65x18 o filtro e interior fluval 110l 440L/H um termostato 50w e uma luz de 20w. Vera santos não a qualquer tipo de problema em relação aos comentários sim é verdade o meu conhecimento e nulo sei o básico que é o que li aqui. Quando tiver tempo aproveite e leia com atenção o que escrevi pois eu não esconhi nem aquario bem equipamento e muito menos os peixes foi só para os salvar de irem dar uma volta a sanita lol.

Que tipo de peixes me aconsenhm para um aquario destas dimensões?

 

Enviado do meu GT-I9060I através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro, eu já tinha lido ontem com atenção, mas esperei para ver. Compreendo o que dizes!

Ainda é mais pequeno do que eu pensava, o aquário, vê lá tu.

 

Lê com atenção este artigo para perceberes melhor o que te digo:

 

https://oaquashow.wordpress.com/mbunas/como-criar-peixes-do-lago-malawi/,

 

E nunca te esqueças, o google é nosso amigo. Deves ler muito e reter aquilo que aches de valor, nos fóruns, dos amigos e da NET. Nunca fiques com peixes que desconheces mesmo que oferecidos e quando fores à loja nunca fiques só pelo que lá te dizem, infelizmente às vezes só querem é vender. Vais à loja, observar, tiras informações, chegas a casa pesquisas e depois com conhecimento decides se compras ou não.

 

Para esse aquário achava interessante uns vivíparos, guppys, platys são os que mais gosto e também comecei com eles! praticamente começamos todos por aí, depois os gostos vão-se refinando e enveredamos por outros caminhos.

 

Estamos sempre a aprender! Prefiro é ser direta e frontal nos meus concelhos que valem o que valem, do que estar a dar concelhos para safar algumas situações, acho que não vale a pena, acaba sempre mal e por isso muitos desistem da aquariofilia. Não desanimes, sê persistente!

 

Qualquer coisa dispõe. Abre um tópico nas ofertas, trocas ou vendas, tenta que alguém te fique com os peixes, alguém com as condições que tu não tens de momento.

 

Fico a aguardar novidades.

  • Votar + 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obriagado Vera Santos por os teus concenhos. Sim vou mesmo tentar fazer isso nao tenho muitos amigos com aquarios mas vou esprimentar meter para venda ou troca e vou para as espécimes que me disses te que deve de ser a que todos aconselham para este aquário. Em relação ao filtro vou comprar um exterior , compro de 440L/H ?

 

Obrigado por a ajuda a todos isto devagar vai la

 

Enviado do meu GT-I9060I através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Pois a Vera já disse tudo, esse aquário é completamente minusculo Para malawi... Tentar ir a uma loja e trocar esses peixes por outros, conheço muitas lojas que o fazem!

Eu sou completamente contra enxarcar os aquários com quimicos, tenho aquarios á 10 anos e não tenho um unico produto quimico para aquário em casa, o teu amigo não te disse para fazer o ciclo porque aproveitou a agua que já lá estava e o filtro tambem já era maturado e tinha as bactérias...

Boa sorte e troca isso por uns guppys senão vais ter uns desgostos

TODAY IS A GIFT

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Vem pessoal como sou uma pessoa teimosa e gosto de levar para a frente tudo o que faço comprei um aquário de 200 litros fiz o ciclo completo, plantei e fiz uma lista das espécies que ia fazer parte deste novo projecto.

 

Em quanto isso quando acabei o ciclo meti os ciclideos do Malawi dentro do de 200 litros até vender os mesmos a uns amigos e vendi o outro aquário também.

 

O aquário tem que ser feito com calma então cá vai o novo projeto.

 

Enviado do meu GT-I9060I através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Segue então o novo aqua depois do outro ir a vida os peixes vendidos os ciclideos do início ainda viveram uma semana neste novo aqua depois de acabar o ciclo.

 

O aquario:

100x50x40

200 litros

 

Iluminação: 2 néons 1 de 25w azul 3 um normal de 50w

 

Filtragem:

JBL externo 700L/H

Mais tarde passará para

Sunsun externo 1400L/h

 

Aquecimento:

Hydor 200w externo

 

Biotopo:

Sul americano

 

Plantario:

1 anfíbia

5 sargittaria

2 valliseira (acho que é isto o nome)

1 desconhecida

 

3 troncos não muito grandes e algumas pedras e uma gruta.

 

Os habitantes para ja:

 

Casal de alpistinusos

5 aphyocharax anisitsi

1 ancistrus macho

 

Ainda por entrar:

 

Casal de leopoldi

 

1 fêmea alpistinusos ficando assim com um trio

 

Um casal de apistogrammas ainda a escolher

 

Mais 5 tetras anisitsi para juntar aos actuais

 

10 anéis de bêbado ou néons

 

Grupo de 5 corydoras

 

É fica completo mantendo um bom equilíbrio entre todos sem guerras.

 

 

Enviado do meu GT-I9060I através de Tapatalk

b36d9aae1aa25b3bd44464fa98bb3cfe.jpg

 

cc08855e375b5e360a5c8e95f49e373c.jpg

 

bc630879bdfba3cdbcc4f13050cc4708.jpg

 

b8ec1d6881ed165de421ecc5b57431e7.jpg

 

0555a66dfb905db0ca5dae86fd0772ba.jpg

 

820ec77909f4d4f561c7f74e9d187b7d.jpg

 

678d9257e335880d4dc3edf385f37c7c.jpg

 

9af18b08f47342a80050bf413f561a87.jpg

 

 

 

Enviado do meu GT-I9060I através de Tapatalk

Esqueci-me de referir os parâmetros da água.

 

Temperatura:

25 graus

 

Ph 7

No2 0

No3 10

Gh 6/10

 

 

Enviado do meu GT-I9060I através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

de59e90ec8b4c374423117e31630ac61.jpg

 

E temos postura hehehe

 

Hoje entrou um casal de leopoldi

 

6eb3a11cc5156709ddf66c73d0e004cd.jpg

 

1217575e7ec08adb78403368442a064f.jpg

 

A postura dos altisponusos sera muito difícil vingar uma vez que estao no aqua comunitário e eu so vi a postura depois de meter os leopoldi se nao nem os tinha comprado mas enfim ja está ja esta.

 

Enviado do meu GT-I9060I através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, o aquário está com muito bom aspeto. Em relação às plantas que não sabes o nome uma e vallisneria e não valiseira ;) e a que não sabes o nome são fetos de Java ou Microsorum pteropus... Um biotopo sul americano não é bem com esse aspeto... Tem bem mais troncos ou raízes, folhas secas no fundo, areao um pouco mais escuro e não tem assim muita flora ;) ah e a água cor de chá! Agora o importante é que os peixes se sintam bem. Atenção a essa pedra branca que aí tens. Não é calcária?

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, o aquário está com muito bom aspeto. Em relação às plantas que não sabes o nome uma e vallisneria e não valiseira ;) e a que não sabes o nome são fetos de Java ou Microsorum pteropus... Um biotopo sul americano não é bem com esse aspeto... Tem bem mais troncos ou raízes, folhas secas no fundo, areao um pouco mais escuro e não tem assim muita flora ;) ah e a água cor de chá! Agora o importante é que os peixes se sintam bem. Atenção a essa pedra branca que aí tens. Não é calcária?

Muito obrigado por o teu comentário sim é verdade não é um verdadeiro biotopo Sul americano mas também ainda não está acabado e para ir fazendo pouco a pouco.

 

As pedras brancas ja saíram todas a uma semana atraz até apenas uma que é tipo manchada mas não de calcário.

 

Quanto às plantas obrigado podia te tido ver o nome mas depoi perdia o texto todo, telemóvel ja se sabe lol.

 

Enviado do meu GT-I9060I através de Tapatalk

e os peixes...são altispinosas! Mikrogeophagus altispinosa

Boas obrigado por a ajuda no conhecimento da espécie...

 

Faz uma pesquisa por

 

Mikrogeophagus altispinosus

 

No Google primeiro e ficas a sabes que não é alpistinosa que é chamá mas sim uma tradução para facelitar talvez.

 

Mas os 2 nomes estão bem e normalmente são conhecidos por os 2

 

Enviado do meu GT-I9060I através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais