Duvida de Corys


Goryuuku

Recommended Posts

Boas a todos..

 

Eu tenho um aquario comunitario, e de momento tenho 4 corys, e estou a pensar comprar mais, pois a areia tem andado um bocado suja nas ultimas semanas com o crescimento e o aumento de guppys no aquario xP

 

Eu tenho apenas Bronze Corydoras, porque na altura que comprei tinha medo de trazer diferentes.. mas a minha questão é..

Se por exemplo eu arranjar 2 Corydoras pandas + 2 Albinas + as minhas 4 Bronzes, elas vão se dar bem e limpar em grupo como é suposto? ou fazem sempre uma divisão entre elas?

 

Sobre a alimentação, nunca dei comida de fundo para elas, sempre as alimentei a vegetais apenas e nunca tive problemas.. espero que seja tranquilo :)

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As corys não se juntam se forem diferentes mas também não esperes que elas limpem a porcaria do resto da fauna. Elas quanto muito ao nadar levantam essa sujidade para o filtro sugar se for bom.

 

Tapaquê?!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, o filtro apanha muita coisa semanalmente!

Nesse caso, será que devo arranjar mais corys?

Mesmo que arranje por exemplo 2 pandas e fizerem dois grupos diferentes tem problema?

 

"Tapaquê" como assim?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Vamos desmistificar a partida uma coisa...

 

Quem limpa o aquário é o dono! ;)

 

As corys não são limpa fundos nem os ancistrus e os Otto's são limpa vidros...

 

É um "conceito" errado induzido por vezes pelas lojas...

 

As corydoras são peixes lindos e com necessidades particulares. Elas não limpam o fundo nem comem dejectos dos outros peixes. Apenas na procura de comida remexendo um pouco o fundo, espalham a eventual sujidade que será recolhida pelo filtro ou aspirada pelo cuidador.

 

Elas necessitam de comida de fundo, apesar de comerem alguma comida dos outros que fique no fundo, umas pastilhas serão bem vindas.

 

Adicionar mais corys para limpar... Já respondi, antes... Não é correcto.

 

Agora se gostas desses peixes e queres ter mais por isso, e tens condições para tal podes adicionar, mas um grupo, pois elas dão-se melhor em grupo ;)

 

Eu tenho 6 paleatus (pimenta) e 4 bronze cada grupo organizado de forma separada do outro. Só 2 são poucas ;)

 

Sobreviver não é o mesmo que viver ;)

 

Qualquer dúvida dispõe.

 

Abraço

Editado por Pedro Bernardo
  • Votar + 1

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Humm.. eu pensava que limpavam =| ..

 

Eu por exemplo tenho no aquario das tartarugas um ancistrus que veio pequeno, e agora está enorme e nunca lhe dei alimentação.. simplesmente come o que o cocó de tartaruga, porque o unico que vejo no fundo é o dele..

 

Eu claro que limpo o meu aquario dos peixes, mas pensava que as corys davam uma "ajudinha" xP ..

 

Nesse caso posso pensar em arranjar umas pastilhas.. mas ja as dou alimento natural e elas adoram :) principalmente pepino!

 

Então compraria por exemplo 4 pandas.. sao super bonitas!!

 

Obrigado por as dicas! :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho 3 Sterbay que comem a comida que cai no fundo.

Gostam de Sera Viformo e também comem Sera Vipachips.

 

Para ajudar a limpar tenho também caridinas multidentata, crystal red e uns planorbis.

Também tenho uns otocinclus afinis.

 

Agora, quando digo limpar, refiro-me a comer a comidsa eue cai no fundo.

Não é comer dejectos nem lixo.

Além de que compro também comida especifica, até para os camarões.

 

O meu aquário tem 5 meses não o aspiro há uns 4.

Todos estão bem.

 

Claro que as plantas em grande número e TPAs regulares ajudam muito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nice! vou anotar as especies :)

 

Sim, em termos de comida as corys limpam os flocos e sticks que caem num instante!!

Tambem vou anotar a comida!

 

Eu tenho o meu aquario à cerca de 2 meses, e tb so tenho feito tpa, e tenho plantas que ajuda :)

 

Obrigado por as ajudas!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção que se estás a iniciar no hobbie, as Corys Panda são uma dor de cabeça... - são já de si mais frágeis que as restantes, mas o estado em que chegam às lojas também não é o melhor. Aprendi isso da pior maneira, comprei 6 e só restam 3... :(

 

O que aconselho com esse tipo de Corys é escolhê-las mesmo MUITO bem na loja - se tiverem a barriga encovada, esquece, provavelmente estão doentes e não vão durar muito. Pede ao lojista que as alimente à tua frente com tabletes que afundam, e escolhe as mais activas, e vê quais as que ficam de barriga cheia. Essas são a melhor aposta. :)

 

Depois em casa é manter os parâmetros da água bons, aspirar o fundo semanalmente (muito importante!) e elas fazem o resto. Gostam muito de andar em cardume, e são muito castiças - 6 achom um número razoável se as quiseres mesmo comprar.

 

Atenção que como já disserem as Corys (e outros peixes de fundo) não comem os detritos do fundo do aquário, mas sim restos de comida que sobram dos outros peixes. As minha são esquisitas e não pegam no granulado dos peixes, por isso dou-lhes tabletes que afundam e elas adoram (e todos acabam por comer e encher a pança lol).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção que se estás a iniciar no hobbie, as Corys Panda são uma dor de cabeça... - são já de si mais frágeis que as restantes, mas o estado em que chegam às lojas também não é o melhor. Aprendi isso da pior maneira, comprei 6 e só restam 3... :(

 

 

Comprei 5, só tenho 1!

 

Pandas, nunca mais!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Falas em aspirar o fundo semanalmente... Mas se tivermos fértil não se pode fazer isso :/

 

Poder pode... - se o fundo estiver uma miséria com detritos por todo o lado, que remédio tens tu se não aspirares, a qualidade da água cai a pique! :sleep: Para além do mais, se não for uma aspiração muito vigorosa (leia-se, vasculhar o fundo do aquário com a ponta do sifão), penso que não fará mal em dar uma limpeza regular.

 

@

jhlbjp - O problema é que como disse muitas vezes elas vêm subnitridas... :/ As minhas que morreram (só associei depois) vinham muito magras, e foram precisamente as que não tinham a barriga encovada que sobreviveram e ainda hoje por lá andam. :) O truque é passar nem que seja meia hora na loja a observar atentamente o comportamento dos peixes - ver se estão bem nutridos, activos, ver se há parasitas externos, etc. Falando nisso, esta semana vou comprar mais Corydoras Panda, espero desta vez ter mais sorte porque elas não são nada baratas! (3,50€ não é brincadeira :S)

Editado por JMeNdEs
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Ja esqueci a ideia xD vou manter e cuidar muito bem das minhas :)

 

Eu limpo o fundo removendo a areia semanalmente com uma mangueira, lavar muito bem e volto a colocar .. (durante o processo tiro os peixes todos do aquario)
Á maneira mais facil de se fazer? secalhar comprando aqueles aspiradores ..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

4m de mangueira cristal enfiada numa ponteira velha de um aspirador e uma rede com 1*1mm de buraco ou até 2*2 e fazes a festa por sifonagem

 

http://jetwash.pt/wp-content/uploads/2015/09/escova-circular-aspirador-40mm-180x180.png

Editado por AndrePeixoto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Vou aproveitar este tópico para colocar uma questão!

Eu estava a pensar em comprar as bombas de fazer bolhinhas tanto para decoração como para fornecer oxigénio!

Eu nunca notei dificuldades entre os meus peixes para respirar, mas mesmo assim preocupa.. principalmente as corys!

Eu tenho filtro interno (não me deixam ter externo..) tenho varias plantas naturais e faço uma pequena tpa todas as semanas..

 

O que acham? devo arranjar isso pelo sim pelo nao? ou não é necessario?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se gostas podes por, mas não é por ai...

 

A bomba não adiciona oxigénio, o que faz é a agitação da superfície da água através das bolhas, o que promove as trocas gasosas....

 

Se a agitação da superfície for pouca ou nenhum através da filtragem a bomba de ar rompe e ajuda a dissolver a película de matéria orgânica que normalmente se cria à superfície.

 

As corys para além da respiração branquial também sobem à superfície e engolem ar, que permite a absorção de oxigeno no sistema digestivo, em concreto no intestino ;)

Editado por Pedro Bernardo

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso é porreiro :D Obrigado por a resposta!

 

Então nesse caso não preciso.. o meu filtro ja faz boa agitação e algumas bolhinhas, então nesse caso não necessito..

 

Eu via elas a irem à superficie no inicio.. mas faz um bom tempo (uns meses) que elas nem sequer saem do chao..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O orgão labirinto, não faz parte da anatomia das corydoras.

 

 

O orgão labirinto, não faz parte da anatomia das corydoras.
Em toda a coluna de agua, a parte do fundo é que se encontra menos oxigenada. As corydoras têm o habito de ir buscar a golfada de ar, que é alojado num orgão depois do intertino. O ar é seguidamente absorvido pela corrente sanguinea.

Cmprts,
Luis.Dias

 

Encontrei esta informação neste tópico.

Editado por bettaa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As corydoras tem esse recurso mas é diferente dos anabatideos.

Também é um órgão altamente vascularizado como o labirinto mas localiza-se numa porção posterior do intestino, elas literalmente engolem ar e nessa zona retiram o suplemento de oxigénio...

Editado por Pedro Bernardo

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.