Àgua branca


Recommended Posts

Olá a todos.

Um conselho para um leigo na materia uma vez que tenho constatado que a agua do meu aquario tem vindo dia para dia a ficar com uma tonalidade branca que quase parece nevoeiro.

Desconfio que seja do meu filtro que é apenas aquele que veio no kit de compra do aquario ou seja de fundo, e mesmo com mudança de 15 ls de agua em 50ls totais noto ainda uma nevoa.

O que acham sera do filtro?

Devo comprar outro?

Qual?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Desconfio que seja do meu filtro que é apenas aquele que veio no kit de compra do aquario ou seja de fundo,

 

Segundo a tua explicação, estás a usar um FBF (filtro biológico de fundo), isto é, uma placa perfurada por baixo do areão...certo? :arrow:

 

Pois é, este tipo de filtros é considerado pouco eficaz e pode tornar-se, eventualmente, muito perigoso.

Como sabes, este filtro consiste na utilização de uma camada de areão, por cima de uma placa perfurada, na qual ficam retidas as porcarias. Após esta retenção, as bacterias presentes na camada de areão decompõe a matéria orgânica.

No entanto, e ao contrário dos filtros comuns (interiores, exteriores ou sump's), esta camada não pode ser limpa...ficando as porcarias acumuladas.

Ao fim de algum tempo, devido á sobrecarga orgânica no areão, o oxigénio poderá deixar de passar pelo mesmo...e as bactérias (nitrificantes) começam a morrer. Ao morrerem...deixam de decompôr a amónia/nitritos, e estes valores começam a subir no aquário...matando os peixes.

 

Provavelmente será isto que está a acontecer, o "filtro" está sobrecarregado...e não funciona. A névoa que observas deverão ser detritos que não são filtrados e que estão a poluir a tua água.

Resumindo: compra um filtro (interno ou externo) e livra-te da placa de fundo! :twisted:

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.