Ajuda com Iluminaçāo


Recommended Posts

Boas amigos

 

Apos vários anos de hobby sem ter qualquer tipo de corais e afins ( somente peixes) desde ha 3 anos que tenho vindo a implementar esta diversidade no meu aqua. Adquiri um aquário muito maior do que ao que tinha e tenho aos poucos tentado colocar alguns corais nomeadamente os moles que tenho conseguido mante los com sucesso...

 

No entanto, quero passar para o outro nível, e começar a adicionar corais duros. Estive cerca de um ano a tentar ler o máximo que podia e aprender com outros colegas de hobby e não consigo chegar a uma conclusão enquanto ao melhor tipo de iluminação para fazer o upgrade. ( neste momento estou com 4 t8 2 marine 1 power 2 1 life, para um aqua com as meididas de 170x70x70.

 

Tenho ouvido falar muito nas calhas t5 que são um sucesso de longa data e com provas dadas e muito também a cerca das calhas em LED. estou inteirado dos pros e contras de cada um sistemas....somente me resta a duvida de qual o melhor LED para comprar...

 

Nao quero perder tempo a fazer ligações e afins como vejo muitos colegas a mandar vir material da china e depois a monta los com mais ou menos sucesso... quero uma calha pronta que pague e pronto :) Claro que a mais barata possível.

 

Pesquisei alguns sites e encontrei esta calha que gostaria da vossa opinião baseada nas vossas experiências para me ajudarem a solucionar isto....

 

Obrigado

 

 

A calha em questão :

Beamswork Hi-Lumen 150 (150 a 160cm)

Fixação Tamanho: 146.6 x 12.5 x 2.3cm

LEDs Número: 210 (0.2W)

Super eficiente de energia de 0,2 watt LEDs de alto rendimento
186x 10.000 K LED
24x actínicas 460nm LED

Lumens: 3760
Consumo: 42 watts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Alberto

Obrigado pela unica resposta....

No entanto parece me que esta calha n seja suficiente para o meu aqua...nem para o que quero...especialmente depois de as ver a trabalhar hj em loja e n ter o modo automático para passagem de full light para moon light...so adquirindo um controlador a parte....e para o tamanho do meu aquário seria necessário duas reguas de 150cm.... n sei talvez seja old fashion mas acho que a calha da odisséia t5 + led + controlador pelos mesmos valores ser mais em conta, somente pecando na parte de ser preciso substituir todos os anos as lâmpadas...ai os leis são óptimo investimento....

 

no entanto se alguem me puder aconselhar sobre os leds disponíveis agradeço!

 

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, para manteres sps precisas de mais coisas do que apenas boa iluminação,...

Mas, do meu ponto de vista e por experiência própria, as melhores calhas de LED qualidade/preço são as OceanRevive T-247, no teu caso necessitas de 3...

Essa da Beamworks que mencionaste apenas serve para moles...

 

http://reef4life.com/store/led/169-ocean-revive-arctic-t247b-led.html

 

Abraço

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Luis,

se o facto de ser chinesas não for problema então estas também servem são mais baratas e são controladas por WIFI através do telemóvel.

 

http://www.ebay.co.uk/itm/4PC-165W-WIFI-LED-Aquarium-Light-Full-Spectrum-55x3W-Reef-Marine-Coral-Fish-Tank-/221807472357?var=520671560081&hash=item33a4c16ee5:m:mTAqmNDxkDhEqyGEjVh9lxw

««Não é triste mudar de ideias, triste é não ter ideias para mudar»»

 

Abraço

José Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas amigos...

obrigado pela ajuda. No entanto optei pela compra de uma calha 10x80w de 180cms ( ideal para o meu aquário) com as seguintes bubbles:

2 x ATI Purple Plus 80w (Purple)

4 x ATI Aquablue Special 80w (White)
4 x ATI BLUE Plus 80w (Blue)

 

T5 é mais caro a manutençao é certo...a EDP vai ficar com mais euros da minha parte...confere...mas as provas das mesmas estão mais que dadas... andei a pesquisar muito e apesar de as leds serem um investimento... quando comparado os reefs que vi t5vsled...os t5 dao 15 a zero.... tb pode ser dos poucos que vi...mas... os leds...pelo perço e pela luz em si não me convenceu! mais tarde quando forem mais baratos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá boa tarde

já venho tarde com a ajuda mas gostava de deixar o meu testemunho.

As calhas que o José indica são muito boas, com excelentes resultados.

iniciei-me com HQI e T5, mas por questões práticas de manutenção e pelo consumo da electricidade, cedo resolvi optar por leds, 1º por uma calha artesanal depois como obtive bons resultados comprei três calhas iguais ás que o José indicou (á excepção de que as minhas não são WiFi)

já as tenho há um ano sem perda de rendimento e a funcionar a 90% do total da iluminação (calhas de 165W)

se me permite gostava de deixar uma foto do meu aquário

 

IMG_20150803_160040_zpsixr8012o.jpg

 

cumprimentos e bom sucesso para o seu sistema.

Editado por afonso321
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado pelo seu testemunho amigo

realmente esta muito bonito o seu aquário. Mas mesmo assim apesar de todos os pros das LED como o consumo durabilidade manutenção etc.... a luz imitida pela t5 parece me muito mais natural a meu ver... tenho lido e seguido muitos colegas dos EUA e Aussies e pelo que li e falo com os mesmos, a indicação que tenho revela que o espectro imitido pelos LED simula de uma forma mais real os parâmetros encontrados no ambiente natural. Mas a voz é unanime aquando a prestação de T5's... ficando somente ( e quando digo somente pode ser lido com algum sarcasmo lol) nos consumos... aqui sim os LEDs são muito indiscutivelmente lideres... os consumos são muito menores!

 

Mas entenda se por LEDs calhas a serio...quando me refiro ao " a serio"... são a calha com uma qualidade superior a todos os níveis isto porque... as calhas que podemos encomendar ( e digo isto sem qualquer tipo de critica) aos nossos amigos chineses podem ser de um valor mais dentro do aceitável e com espetros e afins que parecem interessantes...agora... o mais importante a durabilidade e fiabilidade das mesmas... sei que as calhas da beamswork so por exemplo são muito muito fraquinhas de uma forma geral...no entanto podemos analisar as calhas que foram referidas acima... são optimas imitem uma luz maravilhosa...mas como são produtos novos não podemos dar um parecer de qualidade a médio longo prazo... as T5 tem mais de provas dadas em aquários marinhos...

 

Em suma... secalhar pode ate ser a minha carteira a falar mais alto...( se bem que vou pagar tudo na EDP) mas mesmo com os Cons das T5... no meu achismo... os LEDS vao ter de ficar para outro projeto...

 

Gostaria de vos deixar este video da BRTV sobre as T5...

 

Obrigado e vamos la aumentar esta discussão..... :)

 

Editado por luisdocarmo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais