O meu primeiro aqua


Recommended Posts

Olá pessoal,

 

Eu sou novo em aquariofilia, e apesar de gostar da actividade nunca tinha tido o bichinho de começar um aqua, mas recentemente meti me a ver aquas no olx e acabei por adquirir um aqua de 60L completo a funcionar de 60x30x40 cm.

 

Já vinha com decoração artificial e decidi manter por me terem aconselhado a começar com o "mais fácil".

Decidi fazer um aqua comunitario.

 

Pus 2 ampularias douradas (já grandes) pouco tempo pa acabar o ciclo e após o ciclo completo ja pus 3 tetras cardinais e 4 neons pretos (há um que é completamente transparente).

 

Eles dao se bem e tao sempre juntos mas gostaria de saber se, na vossa opiniao, os mantinha como cardume ou se adicionava mais deles?

 

Estava a pensar em adicionar futuramente para o aqua, cobras khuli e guppys mas nao sei se, vou ter espaço para tantos peixes neste aqua, devido ao numero de khulis e guppys que teria que por.

 

Um betta macho poderia estar no aqua em harmonia com os outros peixes ou acham que seria agressivo?

 

Peço desculpa se disse alguma coisa errada, ainda ando a pesquisar e a adquirir conhecimento de aquariofilia ;)

 

(aceito sugestões sobre fauna, flora, etc)

 

Obrigado :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vindo ao hobby, é bom ter no minimo um grupo de 7 neons para eles se sentirem bem, porque o cardume tem que ser da mesma especie para ser cardume. Dizem que se tiveres um centimetro de peixe por litro de agua a coisa rola bem, não vale a pena sobrelotares o aquario. Quanto ao betta eu não arriscava com guppys pois as caudas serão possivelmente trincadas por ele. Conheco quem mantenha uma femea com guppys e pelos vistos não tem corrido mal mas o aquario tá densamente plantado e existem muitas zonas onde os guppys podem relaxar fora do raio de visão do betta, é um risco. Falas de guppys e khulis como se tivesses que ter cardume mas esses peixes não são de cardume, podes perfeitamente ter o numero de individos que te apetecer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Diogo Sousa,

 

Também ja tinha lido sobre a teoria de 1 cm de peixe para 1 L de água, mas tendo tres cardumes de neons pretos, cardinais e guppys, nao vou sobrelotar o aqua? :?:

 

Ja tinha lido exatamente isso que disseste sobre os betta mas ja li que ha pessoas que tem bettas em comunitarios sem grande flora e dao se bem, o que me leva a pensar que talvez seja cada caso um caso? :eusathink:

 

As khulis pelo que encontrei ha quem diga que sao peixes de cardume e que se apenas tivermos uma ou duas nem as iremos ver porque estarao enterradas no areao mas que se tivermos mais khulis que elas dao se mais a ver. Realmente os guppys tambem pensei que seriam de cardume, obrigado :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa é a maior verdade, cada caso é um caso hehe. É questão de exprimentares. As khulis quase não ocupam espaço visto que tão sempre no fundo. Tirando alguns casos especificos por agressividade quase todos os peixes gostam de comapanhia. Tudo vai depender de quantos exemplares queres de cada espécie. Tás a pensar no que? A malta tambem não tá a ver o teu aqua para te poderem dizer se tem espaço ou não, algumas decoraçoes realmente ocupam muito espaço. Poe ai uma foto do aquario.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

A lotação depende também da qualidade da filtração.

Suponho que não tenhas substrato fértil.

Quando puderes adiciona umas plantas naturais.

Por exemplo umas duas anubias nana.

Já te imaginaste a viver num planeta sem vegetação?

Essa teoria que te "impingiram" de plantas artificiais para principiantes é errada, pelo menos na minha opinião.

 

Cumps.

 

José

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As khulis realmente irao andar sempre pelo fundo pelo que nao retiram espaço a qualquer outro peixe para nadar livremente, as khulis tava a pensar em 3-5, e talvez uns 3-4 guppys e completar os cardumes das especies que ja tenho.

 

Foto geral do aqua

http://plus.google.com/u/0/103287141785689435501/posts/CiLpBgAv555?pid=6210691069576416450&oid=103287141785689435501

 

o meu neon preto albino (so quando cheguei a casa com eles é que reparei que ele era assim)

 

http://plus.google.com/u/0/103287141785689435501/posts/CiLpBgAv555?pid=6210691052428903714&oid=103287141785689435501

 

e mais 2 fotos em que alguns estao juntos

http://plus.google.com/u/0/103287141785689435501/posts/CiLpBgAv555?pid=6210691069889383634&oid=103287141785689435501

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Bringer,

 

O meu filtro é um JAD FP-08E de 300L/h, nao a unica coisa que estou de momento a usar é um areao preto, nao tenho nenhum substrato.

eu ja pus 3 plantas naturais (uma soltou se e andava a deriva) consegues ve las nas fotos nos links que postei, mas elas nao se tao a aguentar muito bem, nao sei que plantas sao foi um amigo que mas deu pa ver se elas se aguentavam no aqua. :s

 

Realmente sempre preferi ter um aqua plantado e por isso gostava de mudar as plantas para naturais :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essas plantas naturais se não me engano sao Valisnerias, muito resistentes, mas tens que coloca-las no fundo do aquario pq elas crescem e crescem. Não precisas de substrato para teres essas plantas e uns fetos java ou anubias. O aqua não tá cheio por alguma razao ?

Sobre o filtro não te posso ajudar pq nunca usei filtros internos.

Que luz tás a usar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a razao pelo qual ele nao ta cheio ate cima foi que um amigo meu disse me para nao por agua acima de certos niveis do filtro e do termostato para a agua nao entrar em contacto com a parte eletrica. Tou a fazer mal?

 

as plantas naturais tao enterradas mas noto uma certa descoloração e perderem o verde que tinham..

 

a luz é de 14W e tem uma cor lilás..

 

uso comida em flocos da sera e usei um ativador da sera tambem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, a luz não ajuda o suficiente; supondo que é uma fluorescente.

No teu caso, comprava um fertilizante líquido.

Para facilitar a vida, talvez fosse para o Tropica Specialized.

Eu utilizo ADA e Seachem num plantado, mas acho que ficas bem servido com a Tropica. Tem um bom preço e qualidade comprovada.

 

Cumps.

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com 14W para 60 litros dá uma média de 0,23w/l. Isso é relativamente pouco ou nada. Caso queiras umas plantas naturais que são importantes terás que ter mais luz. Vou te deixar aqui um link que te vai dar uma noção sobre a luz num aquario. É um artigo antigo, lá dizem que as leds são o futuro e já são o presente actual.

Será que não podes subir o filtro e o termoestato? Eu não conheco o teu equipamento mas provavelmente podes afunda-los sem problema, mas primeiro pesquisa para não os estragares. Esses equipamentos tem a sua vedação, não fazia sentido deixar a agua entrar em contacto com a parte eletrica, iriam por em risco a vida dos bichinhos e a nossa tambem claro.

Eu subia o nivel da agua e os equipamentos tambem, tentava adicionar mais alguma luz modificando o sistema existente no modo poupança, adicionava mais algumas plantas de facil manutençao e uma equipa de limpeza. No site da tropica podes ter uma boa noçao das exigencias das plantas que te ajudaram a escolher as corretas para o teu aquario.

Editado por Diogo Sousa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.