Low-tech 1º passo


DanielBA

Recommended Posts

Boa noite,



O meu nome é Daniel e comecei o meu aquário à 4 semanas, vou apresentar o meu aquário e colocar vos algumas questões se me pudessem ajudar era bom :smile2: .



Setup:



  • Aquário 30x15x20 8L

  • termostato 100W

  • nutrasoil Aquagrow

  • Calha DIY 5w led (1 fita 7000k, 1fita 3000k)

  • filtro de cascata aquaclear 50

  • Decoração dragon stone

Flora:



  • anubia em recuperação que me deram

  • fetos de java


Fauna:



  • tetra não sei a espécie

  • neon preto

  • camarões

Fertilização:



  • Ada Green Brighty Special Shade ( começo amanha)



Testes:



  • PH 7.2

  • nitritos 0.1

  • amonio 0

  • nitratos 20




Questões:



  • Se utilizar agua do pingo doce preciso de usar condicionador? e o calcio que encontro na agua chega para plantas de pouca manutenção?


  • Será que este fertilizante chega para manter as minhas plantas saudáveis?


  • Não coloquei substrato fértil vou conseguir plantar com bons resultados na mesma?


  • As anubias e os fetos de java podem ser plantados no solo?


  • Com os testes obtidos acham que as bactérias estão a fazer o seu trabalho?


  • Qual a percentagem de TPA me recomendam para este aquário



Fotos:




DSC_00161_zpsuikgvckp.jpg






DSC_00181_zpsrwc5ppty.jpg



Espero que tenham gostado e me possam ajudar, desculpem ter tantas perguntas a fazer



Cumprimentos


Daniel


  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Daniel

Bem vindo ao mundo da aquariofilia

Antes de mais parabéns o aquário está muito bonito.

Agora tentando responder a tudo:

 

1- não precisas de usar o condicionador para água de garrafão.

2- pessoalmente não conheço esse fertilizante mas para o tipo de plantas que referiste deve dar perfeitamente.

3-Quanto ao substrato fértil aplica-se ao mesmo desde que mantenhas com plantas de baixa exigência está tudo bem.

3-as anubias não podem ser plantadas senão morrem têm que ficar com o rizoma desenterrado os fetos também não precisas de enterrar muito.

4-em princípio as bactérias já estão estabelecidas mas não abusei na colocação de peixes vai introduzindo aos poucos para a Colônia das bactérias ir acompanhando.

5-as tpas podes fazer 20 a 25 % ou seja na ordem dos 2 litros.

Agora um conselho/sugestão troca o aquecedor por um muito mais pequeno para aí de 25w ou mais pequeno esse dá para um aquário de 100litros.

O problema é que por exemplo se a electricidade falhar e estiver algum tempo sem ela a água logicamente vai baixar de temperatura mas quando voltar a subida da temperatura vai ser muito rápida e isso pode trazer problemas como algumas doenças.

Espero ter ajudado.

 

Cumps

  • Votar + 1

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sendo plantas de pouca exigência e que não necessitam de muita iluminação esse fertilizante em princípio é suficiente

Efetivamente esse termo para um aquário de 8 litros é demasiadamente ambicioso :)

Editado por JotaCruz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas desde ja obrigado pela ajuda.

 

Sim é verdade o termostato foi me dado dai ter tanta potencia :smile2:

 

cumps


Boas Daniel
Bem vindo ao mundo da aquariofilia
Antes de mais parabéns o aquário está muito bonito.
Agora tentando responder a tudo:

1- não precisas de usar o condicionador para água de garrafão.
2- pessoalmente não conheço esse fertilizante mas para o tipo de plantas que referiste deve dar perfeitamente.
3-Quanto ao substrato fértil aplica-se ao mesmo desde que mantenhas com plantas de baixa exigência está tudo bem.
3-as anubias não podem ser plantadas senão morrem têm que ficar com o rizoma desenterrado os fetos também não precisas de enterrar muito.
4-em princípio as bactérias já estão estabelecidas mas não abusei na colocação de peixes vai introduzindo aos poucos para a Colônia das bactérias ir acompanhando.
5-as tpas podes fazer 20 a 25 % ou seja na ordem dos 2 litros.
Agora um conselho/sugestão troca o aquecedor por um muito mais pequeno para aí de 25w ou mais pequeno esse dá para um aquário de 100litros.
O problema é que por exemplo se a electricidade falhar e estiver algum tempo sem ela a água logicamente vai baixar de temperatura mas quando voltar a subida da temperatura vai ser muito rápida e isso pode trazer problemas como algumas doenças.
Espero ter ajudado.

Cumps

Obrigado pela ajuda Filipe

 

fiquei bastante esclarecido

 

vou ver então preços e tentar mudar de termostato

 

vou actualizando o estado das coisas =)

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bringer o filtro foi me

dado dai estar um bocado acima do necessario =/ espero que não faça mal ao aquário

 

Cumps

 

Enviado do meu A0001 através de Tapatalk

Hoje um amigo emprestou me um sistema da tropica de CO2 e hoje tambem chegou o fertilizante da ada bright shade.

 

Acham que deva colocar CO2 ou para o meu aquario e melhor deixar como esta?

 

Cumps

 

Enviado do meu A0001 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vindo. CO2 é uma opção mas a tua flora vive bem sem ele. Podes sempre fazer uma solução caseira para obteres CO2. Mas primeiro aconcelho-te a leres bastante sobre o tema CO2 porque o metabolismo do teu aquario será acelerado e isso implica saber algumas coisas. Quanto á fertilização, aplica menos que a dose recomendada pelo fabricante porque as tuas plantas são crescimento lento.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta Diogo. Pois o meu medo e esse mesmo que em vez de ajudar dificulte. Tive a fazer umas podas e as plantas parecem estar na mesma vou espera mais umas semanas e ler sobre o CO2 mais logo atualizo as fotos.

 

Há algum tipo de tapete para low techs?

 

Cumps

 

Enviado do meu A0001 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tem de ter um drop cheker para poder verificar os ppm.

Convém ficar na cor verde e não chegar à cor amarela.
Se não tiver fauna, não ha problema se chegar ao amarelo, mas é desnecessário.

 

Agora, CO2 num áqua de 8L é obra! Eu diria, uma bolha de 5 em 5 segundos....Mas só com o drop dá para ter uma noção.

 

Eu no meu de 300L tenho tipo 7/8 bolhas por segundo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola jhlbjp obrigado pela a ajuda pois vai ser comprucado controlar o fluxo.

Ontem tinha 1 de 2 em 2 segundos mas nao vi as plantas fazerem a libertacao do oxigenio e achei por melhor desligar o co2

 

Enviado do meu A0001 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com essas plantas não verás muitas bolhinhas hehe deixa lá o co2 ligado, já que o tens.. A oscilação de co2 é que vai te trazer algas. Agora eu concordo com um membro acima. co2 num aqua de 8 litros é obra mesmo hehe Tou a ver que afinal tu não queres um low tech qualquer, queres com tapete e bolhinhas e isso já é diferente do tipico low tech. Eu tenho um low tech de 110l com injeçao de co2 180bpm 0,3w/l e nunca vi bolhinhas mas vejo as plantas a crescerem muito bem e nada de algas descontroladas. Tambem já quis ter um high tech com 1w/l e plantas de dificil manutençao e quase que desisti do hobby, mas isso foi no inicio e queria ter um aqua como as fotos da google mas tem que se ter calma e saborear cada conquista neste universo. Com isso digo que se queres tudo de uma vez no fim ficas com a desilusão de as coisas não te sairem como imaginas-te. Esse teu aqua de 8 litros com co2 será uma dor de cabeça visto que não tens experiencia. Quanto maior o aquario mais facil é de controlar as algas(que não é o teu caso), ainda não as conheces mas tambem não queiras conhece-las todas de uma vez, sem experiencia e conhecimento elas apoderam-se do teu aquario e terás que começar de novo.

Editado por Diogo Sousa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

tenho andado para responder mas não tenho dito tempo tens razão não quero deitar tudo a perder. tenho o CO2 desligado de momento.

Tenho algumas mudanças no aquário porque o layout não me deixava plantar resolvi mudar as coisas, ficam aqui as fotos espero que gostem. :smile2:

tenho e um problemas aqui numas plantas que comprei não sei se será da carência do meu aquário ou da loja visto que comprei a 3 dias.

 

DSC_00321_zpsfkddz3hr.jpg

 

 

Aqui está a planta que vos falei

 

DSC_00311_zpsw9inpjms.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Isso parece falta de micros. Num aquário desse tamanho, ou já tens alguma experiência ou leste tudo o que devias, ou então o melhor era teres ficado pelo lowtech mesmo.

E já que tens esse filtro e esse termostato, porque não compras um aquário maior?

É que com essas plantas daqui a pouco não tens água suficiente para peixes.

 

Tapatalking

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.