Invasao de lesmas


Recommended Posts

Boa noite,

tenho uma invasao de lesmas no aquario em baixo das pedras e decoração.

A pouco por acaso toquei em uma pedra e ela virou-se quando reparei que tinha uma especie de lesmas por baixo, o que posso fazer para eliminar.

Alguem sabe se é prigoso para os peixes?

tenho melanoides toberculatas

um casal de escalares

um casal de ciclideos anoes

ancistrus e coridoras

 

 

 

5b0b6f9fed391b2cbd20ad5e21e99c8f.jpg

a933b445f4e54632df8113e5805d3629.jpg

7cd872075519435b052a2a15a46d1519.jpg

4fb5bf8449419b72600b1efa43433566.jpg

Editado por Daniel Moço
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Esses vermes são ( Planárias )isso e muito mau,para todos os peixes,

agora sei que há remédios para as matar,não sei o nome,mas alguém

aqui te vem ajudar com mais,e melhor informação.

 

 

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epa já tive esse problema com planarias , experimentei inúmeros tratamentos e nenhum resultava bem, acabei por desmanchar o Aqua e ferver tudo. O que notei e que isso deveria ser um problema de má qualidade de água, porque desde que mudei o filtro de esponja para um de mochila( isto aplicado no meu Aqua de camarões) nunca mais voltei a ter. No entanto aconselhava te a fazer o seguinte : sal grosso, 1g por cada litro de água , é aplicação de esha 2000, salvo erro e esse que é pra parasitas externos , basicamente as planarias são parasitas. Trata disso rápido porque comigo mataram imensos camarões , agarravam se a eles que nem sanguessugas e matavam nos.

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas obrigado mas com a ajuda que me deram ao identificar o parasita já estou a tratar com fluvermal no entanto como estou a montar um novo aquário de 300l vou passar os peixes pará la. para o início de novembro pois já está a volta de 2 meses a ciclar e vou desmanchar esse e vou matar todas com água a ferver pois os ovos um dia iriam voltar como só tenho peixes grandes e em princípio não tem nada dentro deles fica o problema resolvido mas para já estão a ser atenuada com o comprimido. Muito obrigado a todos pela ajuda e dedicação

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
  • 2 semanas depois...

Os contras:

 

  • Aumentar a temperatura a 30ºC não elimina totalmente as planárias, por experiência própria já tive a água a 32ºC, desapareceu maioria mas ficaram ainda alguns.
  • Sal; o sal para alem de matar a maioria das planarias, mata a maioria dos moluscos(ex: ampularias; planorbis corneus; ameijoas; melanoides tuberculata, e afins), mata a maioria de peixes de fundo sem escamas(ex: peixe kuhli, corydoras, botias, entre outros...), e prejudica muito os peixes quando mal doseado. (experiência própria)
  • "Remédios" não é totalmente eficaz, só morre maioria, mas parte fica, e, reduz a taxa de moluscos presentes no aquário(ex: ampularias; planorbis corneus; ameijoas; melanoides tuberculata, etc...). Nunca tentei o no-planaria mas se for semelhante aos outros remédios acaba por não ser totalmente eficaz. (experiência própria)
  • Armadilhas: há quem compre armadilhas e quem as faça em casa com uma garrafa de 33cl, ou de diferente volume, dá-se uns cortes na garrafa com o xizato e por minúsculas frinchas, as planarias conseguem passar para alcançar o isco(ex: comida de peixe). Mas este método é também falível pois não consegue retirar na totalidade as planárias. (experiência própria)
  • Peixes; existem peixes que se ocupam de comer planárias, mas o método é falível pois nunca comerá na totalidade.

 

Ou seja, de modo a fazer face a um crescimento rápido e acentuado de planárias:

  • Dosear bem a comida dada aos peixes, invertebrados, entre outros...
  • Fazer uma boa limpeza do filtro;
  • Cuidar do aquário como se deve cuidar da casa ou até mesmo de um cão ou gato, pois um aquário exige alguma dedicação, pelo menos para manter o nível de vida dos peixes, invertebrados e outros vertebrados razoável;
  • As tpas semanais 10% a 20% da água;
  • Entre muitas outras coisas.

 

Espero ter ajudado, aceito, claro, sugestões e criticas construtivas ;)

  • Votar + 2

FICHAS --> Oto affinis - Pristela - Danio Gigante - Dáfnia Pulex - Tubifex tubifex - Colisa lalia - Oto zebra - Camarão Camaleão - Anentome helena



bowdownFaz reciclagem, não poluas os rios, não poluas os mares, não poluas a terra. bowdown


:Fade-colorSê feliz fazendo os outros felizes, não estragues o que não é só teu. :Fade-color


Link to comment
Partilhar nas redes sociais