Ajuda no meu novo aquario


Reis90

Recommended Posts

Boas

 

Tenho um aquário que comprei a dias de 180L é um juwel equipado com sua t5 45w cada filtro interno de 500l/h e resistência isto tudo é da juwel marca do aquário.

 

Bem estou de novo com o bichinho do aquário mas agora não quero ter só peixes mas fazer primeiro um plantado.

 

Preciso saber o que preciso para ter uma boa qualidade das plantas e da água. O que usar para fertelizante para substrato se devo colocar rochas ou troncos que tipo de plantas? Etc.

 

Tenho um problema é que vivo na Inglaterra e é meio difícil comprar.porque não sei os nomes. Ajudem me

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

Primeiro que tudo, esse filtro interno não é suficiente para a litragem do aqua.

O filtro deve fazer pelo menos 4x a litragem por hora da capacidade do áqua. Ora 180x4 = 720l/h

Aconselho a adquirir um filtro externo que faça esta litragem e pode sim usar o que tem como auxiliar.

 

Quanto às plantas, o substrato ou fertilizante depende das plantas que decidir colocar. Está a pensar usar CO2?

 

Cumptos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas estou a pensar em alterar o filtro pelo um sump. Sim quero usar co2 mas o que recomenda eu não sei nada sobre isso nem como usar nem o tempo que usar.

 

Bem, para uma explicação completa, estaria a tarde toda a debitar informação.

Essa pode ser recolhida aqui pelo forum, há bastantes tópicos para o efeito.

 

Posso desde já adiantar que irá necessitar:

 

Substrato fértil (Aqua GroSoil, ou outro)

Kit CO2 Botija de 2Kg (pelo menos) c/ Valvula solenoide e Redutor de pressão (de 2 manómetros)

Difusor e tubos para o CO2 (há varias variancias, pode ter ou não conta bolhas, ou adquirir à parte)

Essencial ter um dropcheker.

Temporizadores de tomada (pelo menos 2, um para a luz e outro para a solenoide do CO2)

Iluminação entre 30 a 50lumens/L

O hardscape (pedras e troncos) fica ao seu critério, dependendo das necessidades das espécies de peixes que decidir colocar.

A luz não deve exceder as 8h diárias (o meu está das 16 às 24). O CO2 liga 2h antes da luz e desliga 2h antes da luz apagar.

 

Penso que com estas indicações já tem por onde começar a pesquisar.

 

Qualquer dúvida, estou cá para ajudar.

 

Abraço

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fluval CO2 Kit 88g Pressurised

 

Este kit foi o k encontrei só tem 88g mas eu posso comprar o kit e depois uma botija maior. Será que funciona? Nao encontro outro. Aguem me pode ajudar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens aí a CO2Art ou a CO2Supermarket

Estas para equipamentos de CO2.

Obviamente que a Amazon é sempre algo a considerar, sendo que a CO2Art tem uma loja nesta plataforma.

 

Tens alguma dificuldade nmo inglês em termos gerais, ou apenas nos vocábulos ligados à aquareofilia?

 

Cumprimentos,

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha dificuldade e no nome dos produtos para comprar. Tais como o tipo de substrato fértil eu encontrei um da tetra mas queria ver mais marcas para poder comparar preços mas não sei nem o nome nem como se diz em inglês.

 

Em relação ao co2 encontrei esse kit no Amazon por 20£ mas não encontro mais nada nem de outras marcas. Eu pensei comprar só os acessórios e depois compro umas botijas de encher as bike.traz 100 de 16g por 5£.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diz-nos o seguinte.

Queres ter um plantado "a sério" ou um aquário com algumas plantas?

Se queres ter algo a sério, vais ter de gastar um bom dinheiro.

Se tiveres essa possibilidade, e for algo em que tenhas gosto, um bom planeamento e produtos de qualidade, vão garantir um aquário bonito e estável.

 

Cumps.

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diz-nos o seguinte.

Queres ter um plantado "a sério" ou um aquário com algumas plantas?

Se queres ter algo a sério, vais ter de gastar um bom dinheiro.

Se tiveres essa possibilidade, e for algo em que tenhas gosto, um bom planeamento e produtos de qualidade, vão garantir um aquário bonito e estável.

 

Cumps.

 

José

Eu quero ter um aquário bonito e estável. Mas ainda não tenho muitos conhecimentos então se calhar é melhor evoluir aos poucos. Eu tenho o aquário parado neste momento e para começar do zero.

Antes de vir para a Inglaterra em Portugal eu tinha um de 50l e tinha plantas mas era fácil tinha valinesia e fetos de Java.

Agora queria um aquário fácil mas com condições para evoluir.

Bem acho que da para perceber.

A outra duvida que tenho em relação ao PH e outros parâmetros que tem de ser controlados como amónia, é fácil encontrar os teste mas eu não sei o nome dos controladores e quais comprar.

Editado por Reis90
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,pelo que li aqui(eu tambem sou iniciante)tenho um aqua quase como o teu e acho que oque voce quer sao algumas plantas no aqua,sem tapetes e sem muito trabalho,quando puder da uma olhada no site da tropica e veja as plantas easy ou baixa manutençao,tem la plantas lindas e isso te facilita o problema,porque com isso voce vai precisar de substrato fertil ou umas bolas que da pra por no inerte para as plantas firmarem no inerte e depois um fertilizante liquido.espero ter ajudado abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem, não querendo estar a dizer que deves de optar por esta ou aquela marca, vou mencionar aquela ou aquelas que na minha opinião darão alguma garantia para que as coisas corram bem. Claro que partindo do pressuposto que as podes adquirir e tendo em conta que queres um aquário que permita um bom desenvolvimento das plantas, independetemente da espécie.

Acho que estar a poupar e depois ter de desmanchar o aquário porque as coisas não estão a correr como gostariamos é deitar dinheiro fora.

 

Começamos com um pouco de Tourmaline da Ada, espalhando um pouco por todo o fundo do aquário (é um produto caro, por isso tenta arranjar um pouco ou então não compres).

De seguida ADA Power Sand M. Um substrato que permitirá uma boa areação do fundo e bom desenvolvimento de bactérias.

Adiciona um pouco de Bacter 100 da ADA (vê se a loja que frequentas te oferece um pouco, já que é caro). Uma das lojas que frequento ofereceu-me aí uma colher de chá. Para o teu aquário uma colher de sopa é suficiente.

Existe o Clear 100 para alimentar as bactérias, mas indicaram-me que não é assim tão essencial.

Depois há quem compre os aditivos Penac. Eu não comprei. Se tivesse guito, se calhar até comprava.

 

Agora vamos aos substratos para as plantas.

Temos os férteis, e nesto caso aconselho Tropica Plant Growth, JBL Aquabasis ou um da ADA, e temos os completos que servem como férteis e inertes, é o caso do Seachem Flourish e do Eco Complete.

No meu caso escolhi o da Tropica.

 

Existe a marca help que tem um substrato para plantas, mas não sei se é completo ou tem de ser coberto.

Eu tenho a versão para camarões no meu aquário.

 

Se escolheres um fértil, terás forçosamente de um cobrir com um inerte, e aqui tens muitas opções. Eu não aconselho areão de rio para um plantado, a não ser em áreas do aquário onde não queiras plantas.

Quanto a marcas tens Elos Terra, Tropica e JBL Manado, por exemplo.

Há também quem utilize akadama, mas tem de ser de muito boa qualidade.

 

Se quiseres formar uma área com areia, tipo praia, aconselho uma de qualidade.

Por exemplo ADA Colorado Sand. Lembra-te de que uma areia muito fina e de má qualidade vai provocar a formação de gases tóxicos.

 

Quando à luz, existem várias opções.

Há que jure pelas fluorescentes e quem esteja satisfeito com as LEDs.

Se optares por LEDs no futuro, tens Zetlight, Up Aqua, Arcadia e Beamswork, por exemplo.

 

Entretém-te a ler isto: http://www.americanaquariumproducts.com/Aquarium_Lighting.html

 

Quanto ao CO2, sem dúvida um sistema pressurizado de pelo menos 500GRS com dois manómetros, válvula de agulha (needle valve) e solenoide (solenoid).

Este sistema, assim como o de iluminação, deverão de ser regulados através de temporizadores.

 

Agora um conselho.

Antes de começares a comprar e a "despejar" tudo para dentro do aquário, pega numa folha de papel e faz um esquema do layout i.e. onde queres o quê e porquê. Que tipo de fauna queres ter e que ecossistema será adequado.

Imagina que estás a escrever um argumento para um filme e que os peixes são os personagens e tu o realizador, argumentista e cenógrafo. E já agora também és tu que pagas o bilhete :)

 

Bem acho que é tudo.

Vamos ver o que dizem os outros.

 

Cumprimentos,

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah! Os testes.

Eu utilizo JBL.

Tenho nitratos (nitrates) e PH.

Como tenho um plantado, recentemente comprei o dos fosfatos.

 

Há quem compre testes de amonia (amonia) e nitritos (nitrites).

Estes são essenciais antes de se colocar seres vivos.

 

Eu não comprei. Levei a água do aquário para efectuar estes testes e paguei 50 cêntimos por cada um.

Isto para saber se o aquário já estava em condições para introdução de vivos.

 

Desde aí nunca mais testei para amónia ou nitritos.

Tenho uma aquário há uns 10 meses e outro há 5.

 

Para dizer a verdade, raramente testo nitratos e PH, mas faço TPAs intermédias e as plantas ajudam muito na absorção de nitratos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.