como mudar de um aquario de 50L para um de 200L, HELP !!


Recommended Posts

Boas pessoal, percisava de ajuda para saber qual seria a melhor maneira de passar de um aquario para o outro

 

tenho um aquario de 50L s/sump , e vou mudar muito em breve para um de 200L 100Cx40Lx50A c/sump 40x40x40 ja com furo para coluna seca

 

Ja tenho o material todo para o novo, calha 6xT5 , escumador bubble magus curve 5, 2x jabao rw4 , termostato 200w , retorno 200L/h, tenho as tubagens todas e repositor de agua automatico

 

no aquario que tenho neste momento tenho alguma cianobacterias ha uns mesitos que nao me conssigo livrar !!

minha duvida é se aproveito o areao e a agua ? faço tudo de novo, nova agua novo areao ?

faço tudo no mesmo dia ?

o aquario novo vai ficar no sitio do antigo

terei de fazer muita agua nova, ou encho o aquario novo commagua doce e ponho la dentro sal espera se um dia para ficar agua salgada e depois ponho o areao ?

posso passar logo peixes rochas e corais ?

 

estou um bocado perdido em saber qual seria a melhor maneira de passar de um aqua para o outro

 

assim que chegar a casa vou colocar fotos para que seja mais facil perceber

 

muito obrigado pela a ajuda, todos os comentarios sao bem vindos :)

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá boa tarde

em primeiro lugar, é preciso uma dose de calma muito grande, e tudo será feito com exito.

certamente virão aqui companheirios do forum dar uma ajuda.

Entretanto digo-lhe o que eu faria:

Montava o aquário novo com a sump tal como quer que fique.

Pode fazer a mistura da água com sal cá fora ou uma vez que tudo é novo, também pode colocar a água e o sal no aquário com uma bomba de circulação para o misturar.

Como não é caro sou de opinião de colocar o areão de coral novo uma vez que o anterior tem cianos e também evita de mexer no outro aquário para já.

Meta uma ou duas rochas vivas a fim de ajudar no início do ciclo do azoto.

No início do ciclo não adicione peixes nem corais.

Existem várias informações neste forum ou noutros sobre o ciclo do azoto, é indispensável a sua leitura.

http://aquaforum.pt/forum/viewtopic.php?f=106&t=1075

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ciclo_do_azoto_nos_aqu%C3%A1rios

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=33109

 

Bom entretanto já tem uma ideia

agora esperemos por mais ajudas

abraço

afonso

Editado por afonso321
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola boa tarde

 

muito obrigado pela resposta :)

 

isso quer dizer que terei de manter os dois aquarios em funcionamento durante algum tempo nao é...

e a agua que tenho no aquario de 50L depois nao passa para o aquario de 200L ?

se aproveitar a agua que tenho no meu aquario nao vai accelerar um bocado o processo do ciclo ?

 

eu gostava de arranjar maneira de montar o novo e desmontar logo o pequeno e passar logo os vivos, e ficar tudo bem mas nao sera esse o melhor processo nao é ????

 

 

terei de fazer como se tivesse a montar um aquario todo de novo desde o inicio otravez ?

 

Muito Obrigado :)

  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola boa tarde

 

muito obrigado pela resposta :)

 

isso quer dizer que terei de manter os dois aquarios em funcionamento durante algum tempo nao é...

Sim pelo menos um mês até o ciclo estar concluído (foi o que eu fiz)​

 

e a agua que tenho no aquario de 50L depois nao passa para o aquario de 200L ?

se aproveitar a agua que tenho no meu aquario nao vai accelerar um bocado o processo do ciclo ?

 

na minha opinião já que vai montar outro novo, eu não mexia nesse, também 20 ou 30 litros que tirasse não alteraria grande coisa. (mas se quiser pode usar não tem problema)​

eu gostava de arranjar maneira de montar o novo e desmontar logo o pequeno e passar logo os vivos, e ficar tudo bem mas nao sera esse o melhor processo nao é ????

 

Eu entendo, essa é a vontade de todos nós mas, acredite que dará grandes dissabores e várias mortes.​

terei de fazer como se tivesse a montar um aquario todo de novo desde o inicio otravez ?

Sem dúvida é essa a minha sugestão. Acredite que não se vai arrepender.

já fiz muitas asneiras por ser impulsivo, e são sempre caras .

após uma semana tente ir fazendo testes, principalmente da amónia, veja se consegue verificar quando atinge o pico, depois é sempre a descer, aí já pode começar a meter os corais e depois os vivos mas não meta todos de uma só vez (senão!!!) eu meti os meus diariamente até ao último.

bom trabalho

cumprimentos

afonso​​​​

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

20151007_025300_zps6nf1c4ee.jpg

 

Muito obrigado pela ajuda esclareceu me muitas dúvidas

Assim que tiver dúvidas ou na montagem que será dentro de dias irei postar e mostrar os resultados

 

Vou optar por fazer assim, manter os dois durante 1 mês e ir passando para o outro

 

Mas eu queria fazer logo o layout do aquario grande com as rochas vivas, pretendo colar algumas rochas na intenção de fazer 3 ilhas no aquario mas para isso terei de usar algumas rochas do aquario pequeno...

Visto eu ter algumas cianos também nas rochas, irei esfrega las com escova, devem ter fosfatos...

 

Muito obrigado pela ajuda

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá boa tarde

é uma boa opção manter os dois e depois ir passando para o maior.

é uma boa solução esfregar as rochas o mais possivel mas sempre com água do aquário, assim os microorganismos que estão na rocha vão-se manter.

sempre que possivel vá postando aqui a evolução da situação

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

20151020_232008_zpszmmvlf6v.jpg

 

 

Boas

 

Aqui está mais uma foto vai ficar mesmo aí onde está este, acho que o melhor é chegar este na na pontinha do móvel orizontal, e por lá o outro no meio, assim que tiver novidades irei postar aqui

 

Obrigado pela ajuda :)

Abraço

20151020_232017_zpscz0bbjyd.jpg

20151007_025248_zpsrxcobxtg.jpg

20151020_233611_zpsl0x79mgr.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais