Fenómeno com filtro UV


Recommended Posts

Olá pessoal, boa noite a todos, novo nestas andanças, asneira atrás de asneira e como é óbvio, nunca tive a água do meu Aqua transparente, por falta do ciclo do Azoto, comida a mais, enfim, um emaranhado de burrices que ainda hoje algumas subsistem, depois de já ter comprado e juntado 3 filtros num aquario de 58 litros ao qual um deles é externo, o resultado foi sempre o mesmo, água turva, ao fim de um mês a água começou a ficar esverdeada e até já cheirava mal, comprei então um filtro UV já em desespero, depois de limpar o aquário e fazer uma tpa, lá o liguei à saida do filtro externo, como milagre ao fim de 2/3 dias tinha a água transparente, a pergunta é: depois de muito ler acerca dos filtros e que tail artefacto não fazia mal aos peixes, porque é que, a cada vez que ligo o filtro UV, os meus peixinhos começam todos a vir à superficie da água, será que os UV's fazem também desaparecer o oxigénio da água?

Sem outro assunto (por agora), abraço e continuação de uma boa noite a todos!

Editado por Vera Santos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O mal do uv é que elimina todo o tipo de bactérias que circulem na água , mas ou boas... Mas não vejo o porquê de eles começarem logo a passar mal. Aguarda melhores opiniões

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já muito se debateu sobre o pro e contras do UV, eu depois de devorar tudo o li aqui e por outros lados na net, mantive o meu e ligado 24H e sempre usei potencias sobre dimensionadas... Mas cada um tem a sua ideia e as opiniões são diferentes...

 

Mas nunca tive problema algum, mas tenho dois filtros externos sobre dimensionados para o volume do aquário...

 

É verdade que pode destruir bactérias isto se a relação entre o caudal/débito e a potencia permitir que exista exposição o tempo suficiente para tal... e mesmo assim a quantidade substancial de bactérias benéficas desenvolvem-se (ou pelo menos deve desenvolver-se) no filtro...

 

Não vejo qual a relação entre o UV e o facto dos peixes ofegantes procurarem a superfície, mas se acontece quando o ligas tem de existir alguma...

 

Referiste alguns erros no inicio, e para te ajudarmos é necessários sabermos mais sobre o aquário e o seu setup,

 

Tens teste de amonia NH3, nitritos NO2 e nitratos NO3? qual a temperatura da água e PH? qual o filtro externo e que matérias filtrantes existem no interior deste? Que fauna tens?

 

Dá um olhinho AQUI para veres o que é necessário responder para que seja possível ajudarmos ;)

 

Ocorre-me que se o filtro for "fraco" demais e não tenha a capacidade para alojar uma colónia de bactérias suficiente para lidar com a carga de amónia produzida, eventualmente o UV possa perturbar o nível de bactérias que existam na coluna da água e originar um pico de amónia, mas... sem sabermos mais são meras especulações...

Editado por Pedro Bernardo
  • Votar + 1

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá boa noite, antes demais quero agradecer às já respostas dadas

 

Tenho um aquário da Ciano de 58 litros com uma biobox e luz já incorporadas,

uma bomba para fazer bolhas(porque acho giro) porque para a oxigenação tenho o caudal da bomba da biobox voltada para cima, fazendo esta um pequeno repuxo de água em cima da superfície do aqua, fazendo assim a oxigenação( penso eu ser a melhor maneira), comprei aqueles teste para a água de 6 em 1 da Tetra:

NO3-0

NO2-0

GH-8d

KH-15d

PH-7,6

CL2-0

 

Tenho um filtro da Tetra de exterior, um Ex600 plus de 600l/h,

Tenho o tal filtro UV Ehein reeflex UV350,

já tive ligado em conjuncto com a biobox 2 filtros internos, um da Tetra para aqua de 60l e um Rena Api para aqua de 90l ao qual tinha 2 almofadinhas de carvão activo incorporadas, mas estes dois já não os tenho ligados,

tenho uma planta dentro dum vasinho tal como veio da loja, uma cryptocoryne balansea que aparentemente está boa de saúde,

no fundo do aqua tenho um cascalho com mais ou menos 4/5 mm de diâmetro e tenho o termostato regulado para 25/26 graus para temperatura da água.

Como decorações tenho meia casca de coco a fazer de casota, uma imitação de um tronco oco e uma planta artificial flutuante.

Em termos de peixes e é aqui que continua as asneiras:

4 Guppys ao qual um é macho

2 Otocynclus

2 Ancistrus que ao qual já não os vejo à mais de duas semanas (devem estar escondidos)

2 Corydoras aeneus

1 Corydora paleatus ao qual o seu parceiro já morreu

3 neons black ao qual eram 5

Já me morreram 5 Corydoras albinas e

5 Neons cardinal

... e por obra de nossa senhora, apareceram 7 Guppys bebe ao qual já os tenho dentro de uma maternidade

 

Bem, já tenho aqui um testamento eh eh,

Aceito críticas por mais duras que sejam, sinto-me um assassino de peixes :(

 

 

...áh e já agora, faço tpa's de mais ou menos 12 litros todas as semanas!

 

Abraço e boa noite a todos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite Sérgio

Isso está aí um mistério dos grandes.

Eu para um aqua de 60 litros tenho um filtro uv de 7w em conjunto com um Eheim ecco pro 130 e nunca tive problemas.

O uv liga durante a noite quando as luzes desligam e está ligado durante 8 horas e nunca notei nada de estranho nos peixes.

Em relação aos peixes se tiveres muitos peixes de fundo deves ter atenção à alimentação porque por vezes o que das aos peixes pode não ser suficiente para os de fundo, o mesmo acontece com os otocynclus que são vegetarianos o que significa que se não houver algas eles podem morrer de fome.

É acho que a tpa semanal devia ser maior pelo menos 20 litros.

 

Cumps

Pedro Bernardo usas o tapatalk?

Boas,

 

Estou no telemóvel e não consigo responder em condições...

 

Pessoal uma ajudinha aqui, please ;)

 

E teste de amónia?

Usas o tapatalk?

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para os peixes de fundo uso dois tipos de pastilhas, uma de algas e a outra normal para peixes de fundo, já agora, acham que o ph não está muito alto?, acham que o consigo baixar fazendo os litros da tpa com metade água normal e a outra metade com água omosée?

 

Obs: obrigado pelas respostas :)

Já agora :)

20 litros não passa os 25% recomendados sendo o aqua de 58l?

Os Otocynclos até rodelas de pepino eles comem eh eh, haverá algum inconveniente com isso?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal, hoje comprei um teste de amonia, tenho 10mg/l de NH4 e segundo a tabela que o teste fornece, com o PH a 7,6 tenho a amónia NH3 a 0,17 mg/l, tá limite não é?

 

Abraço a todos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu já li algures que a água de osmose não é assim tão boa para o aquário porque no processo de osmose também são removidos alguns minerais essênciais. Eu uso água de garrafão e sempre me dei bem. Procuro uma água com uma mineralização a baixo dos 50 (neste momento uso a de Penacova ).

 

Cumps

  • Votar + 1

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que o mistério se começa a desvendar :(

 

Estranhei esse níveis de Nitratos a 0 com a fauna que tens e comida que eventualmente dás deveriam existir Nitratos... isso e esses valores de amónia indiciam que não tens colónia de bactérias nitrificantes estabelecida o que é mau.

 

Mau pois os peixes com esses níveis de toxicidade... :confused4:

 

Sem o ciclo feito, o UV já tem um impacto negativo nas bactérias que existam na coluna de água e isso já explica o porque dos peixes virem a cima quando o ligavas, e teres mortes...

 

É importante TPA de urgência para baixar a amónia, como já foi dito... O filtro UV desliga e fica para mais tarde quando tiveres o aquário ciclado e maturado.

 

Vais ter de controlar os níveis níveis de amónia e de nitritos pois são toxicos para os peixes... isso vai ser uma dor de cabeça para ciclar com fauna ai dentro, pois os picos naturais de amonia e nitritos não podem acontecer, os peixes vão perecer...

 

Vais mesmo de controlar esses valores com assiduidade, testes sempre e TPA quando necessário, não abuses na comida...

 

Porquê água de osmose? qual o PH da torneira? Como costumas fazer a manutenção ao filtro? Sabes que tem de ser com água do aquário.

 

Neste caso acho que adicionar produtos aceleradores (ou pseudo) com bactérias não vai fazer mal e talvez ajude...

 

Pessoal, mais opiniões, please :mellow:

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, antes de mais, obrigado Pedro e obrigado Filipe pelo vosso tempo dispendido e a vossa preocupação, tenho este aquário montado há 1 mês e pouco, é triste chegar à conclusão que entrei num mundo que não conheço e que fiz tudo ao contrário, como vc's dizem, não devo ter o ciclo feito, tou a tentar combater a amónia porque a cada vez que faço o teste, tá sempre no maximo da escala, quero agradecer aqui o forúm porque graças a ele tenho aprendido alguma coisa, tou a fazer tpa's de 10L de dois em dois dias, tou a dar menos comida aos peixes, tenho inserido bactérias na água numas ampolas, tenho lavado o feltro do filtro externo e nem tenho lavado mais nada(nem tubinhos de cerâmica e nem bolas de plástico) ao qual já inseri tb bactérias no próprio filtro, tou a morar em França, a água da torneira aqui é muito calcária, mas ainda não lhe fiz o teste, mas deve de ter o pH de 7,6 para cima, os gajos aqui na loja dizem que o melhor é a água osmose que eles vendem e que é só adicionar-lhe sais minerais, por isso fiz a pergunta dessa água!

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só uma dica, não laves o filtro, deixe isso ciclar, mesmo que seja só o feltro como dizes, não há necessidade e nesta fase quanto menos mexer no filtro melhor ;)

 

As TPA se tiveres de fazer em maior quantidade faz, sobre a água... o achar não chega ;)

 

Tenta saber qual o PH, KH, GH da água da torneira...

 

Pelo que tenho lido, cheguei a conclusão que mais vale existir estabilidade, mesmo que no limite do PH ideal para determinadas espécies, do andar com flutuações na química da água. E em extremo, podes sempre adequar/escolher a fauna de acordo com as características da tua água em vez do contrário...

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

100 ppm de Nitratos?

 

Jasus... Ph é um pouco alto mas esse valor de Nitratos... :(

 

Usas os testes das fitas ou reagente líquido?

Editado por Pedro Bernardo

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É o das fitas 6 em 1 da Tetra, eu tb fiquei admirado, amanhã volto a fazer, o pH está entre 7,6 e o 8!, dos secalhar tenho que ir fazer queixas à câmara eh eh, abraço e boa noite!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essas fitas por experiência não são boas.

 

Mas mesmo assim não ser preciso entre 10 mm e 20 ppm é uma coisa, agora 100 ppm de Nitratos...

 

Não podes levar a água e testar numa loja?

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

No futuro considera tirar essa biobox monstruosa dai, ganhas cerca de 2 litros de volume para a fauna nadar e tens um externo não precisas disso para nada... podes usar fio de nylon tipo pesca para cortar a silicone...

 

Esse mergulhador e esse substrato pode ir embora também... Usas um inerte acessível tipo JBL Manado ou outro e colocas uma plantinhas de fácil manutenção e ficas com algo bem diferente ;)

 

Agora ciclar isso, como tem estado a amónia?

 

Dá um olhinho em Ciclo do Azoto

Editado por Pedro Bernardo

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

No futuro considera tirar essa biobox monstruosa dai, ganhas cerca de 2 litros de volume para a fauna nadar e tens um externo não precisas disso para nada... podes usar fio de nylon tipo pesca para cortar a silicone...

 

Esse mergulhador e esse substrato pode ir embora também... Usas um inerte acessível tipo JBL Manado ou outro e colocas uma plantinhas de fácil manutenção e ficas com algo bem diferente ;)

 

Agora ciclar isso, como tem estado a amónia?

 

Dá um olhinho em Ciclo do Azoto

completamente apoiado boneco areão e bio,#fora ja.rsrsr mas ta bacana fora o que foi dito.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais, boa noite pessoal!

Em relação ao boneco, é facil tirar.

Em relação ao areão grado e a bio-box ... ainda não saí do problema da amónia, já vc's me querem arranjar outros eh eh :)

Corrijam-me se estiver enganado, trocar o cascalho e tirar a bio-box é preciso despejar o aquário, certo?

Onde ponho depois os peixes? ... e as bactérias que estão no cascalho? pa não falar de mais de 20 guppys que tenho dentro da maternidade, que vieram sabe-se lá de onde!

 

É só problemas para quem percebe pouco disto como eu :)

 

 

Já agora, areia fina ou média(areão)?, as corys gostam de areia fina, não é?

Já agora, desculpem lá mais qualquer coisinha, qual o nome dessas plantas fáceis?

O meu ancystros adora o boneco ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais