PRIMEIRO AQUARIO 180 LTS PROBLEMA OU NÃO COM PH


Recommended Posts

Boa tarde

Montei um aquário de 180 lts há 2 semanas e neste momento encontra-se a ciclar, o meu problema passa por o valor do ph estar alto tendo em conta a fauna que tenho em mente...

Ao fim da primeira semana o aqua apresentava um ph de 8,5, hoje apresenta 8 depois de ontem ter feito a primeira TPA com água que ficou a repousar 48h em garrafões, saída da torneira com 7,5 de ph e condicionador adicionado, será normal o ph subir por ainda estar a ciclar ou devido à temperatura que sobe passado um tempo ?

 

Aquario JUWEL RIO 180LTS 100x41x50

Iluminação 2x 45w T5 6500k 10 horas por dia

filtro interno biobox 3.0 (vou colocar siporax) e filtro externo eheim pro 3 350 com todas as camadas que o compõem

aquecedor 200W

 

Substrato jbl aquabasis PLUS + manado + areao do rio

2 troncos de compra presos a mosaico para não boiarem

rochas xistos apanhados no rio Guadiana pulo do lobo

rocha vulcânica com furo de compra

rocha de compra imitar vulcânica preta

várias plantas anubias, anubias nanas, valisnerias, musgo de Java que entretanto tirei, outras incluindo uma tipo relva para fazer tapete

 

Ainda sem peixes

 

Durante a semana que passou tive bastantes algas castanhas nas plantas vidros etc e caracóis physas bastantes penso que devido ao fertilizante líquido que deitei mas que já parei de fazer. Depois da TPA e limpeza dos filtros, apenas a esponja branca pois o resto ainda está limpo, e depois de limpar plantas e tirar caracóis está tudo novamente limpinho mas com os seguintes valores:

 

Temperatura 25-27

Ph 8 embora não muito preciso pois o teste da sera deixa algumas duvidas

kh 11

gh bastante alto

 

 

Amónia

Nítritos

Nitratos

Ainda não medi vou medir amanhã

 

Tendo em conta que não quero usar CO2 e preciso de ph no máximo até 7 - 7,5 o que fazer ? Espero mais um tempo para terminar o ciclo , passo a fazer TPA com água de compra ou terei de adaptar os peixes ao ph alto (não quero água tipo chá).

 

Cumprimentos e desde já o meu obrigado a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, possivelmente alguma dessas rochas não são inertes e fazem subir o ph.. Eu aposto mais nesse dito mosaico... Faz o teste. Tira o mosaico e mede água da torneira antes e depois nessa água metes o mosaico e voltas a medir o ph da mesma passado um dia ou dois... Isto para despistar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Paciência normalmente com o tempo o ph vai baixando gradualmente principalmente se tens troncos no aquario.

Na minha opinião enquanto não tiveres fauna não faças tpa's.

Deixa o ciclo finalizar mas para isso precisas testar NO2 e NO3 para saber quando está terminado.

O fertilizante foi mesmo um exagero, para já e como tens substrato fertil esquece a fertilização, para já e em principio a agua terá nutrientes de sobra para as plantas não foi ao calhas que já tiveste algas.

Não mexas no filtro pois este está a criar bacterias essenciais ao bom funcionamento do aquario.

Leste alguma coisa sobre o ciclo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Já li sobre o assunto e só lavei a esponja branca para facilitar a passagem da água mais nada, limpei algas e fiz TPA apenas devido às bastantes algas que havia.

Agora tou numa de esperar e apenas testar os parâmetros assim como colocar bactérias qdo chegar.

 

Vou tentar colocar uma foto do aqua.

 

[/img]http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?app=gallery&image=39091

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, possivelmente alguma dessas rochas não são inertes e fazem subir o ph.. Eu aposto mais nesse dito mosaico... Faz o teste. Tira o mosaico e mede água da torneira antes e depois nessa água metes o mosaico e voltas a medir o ph da mesma passado um dia ou dois... Isto para despistar

Boas

Já fiz os testes passadas 24h com um alguidar com agua e o dito mosaico outro alguidar com as rochas iguais às do aqua e outro só com água pH exatamente igual em todos e o pior é k fico na duvida se será o valor 8 ou 8,5 :( o teste da sera deixa tudo na duvida pois a partir de 7,5 as cores são mto parecidas é difícil tirar a limpo mas será pelo menos 8... Se introduzir CO2 axam k baixará para valores perto de 7 ? Estava a pensar introduzir após o ciclo néons guppys e outros similares assim como camarões red e outros para limpeza o k fazer ?

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É simples, no filtro externo metes uma boa dose de turfa, compras em qualquer loja da especialidade e vai ajudar a baixar o ph, pode tbm e deves comprar folhas de amendoeira e pinhas e amieiro, tudo isto é benéfico para os peixes e baixa o ph, troncos tbm ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu controlei pH com garrafões do supermercado,aconselhado por alguém que 3aquas a muito tempo.minha zona torneira pH 8 então ponho 25% de garrafão 5.4 e equilibra.

Editado por Márcio brandao
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É simples, no filtro externo metes uma boa dose de turfa, compras em qualquer loja da especialidade e vai ajudar a baixar o ph, pode tbm e deves comprar folhas de amendoeira e pinhas e amieiro, tudo isto é benéfico para os peixes e baixa o ph, troncos tbm ajuda

Boas

Obrigado desde já pela ajuda, quanto às soluções turfa está fora de questão não quero a água amarela já as folhas e pinhas é para meter no aqua ou no filtro ? Resulta ? Eu já arranjei uma meia solução vou comecar a usar água de outro local com pH 7,9 já é um pouco mais baixo que a minha em casa(8 - 8.5) depois veremos, quanto às soluções onde comprar ?

Cumps

Eu controlei pH com garrafões do supermercado,aconselhado por alguém que 3aquas a muito tempo.minha zona torneira pH 8 então ponho 25% de garrafão 5.4 e equilibra.

Boas

Mas já li em qualquer sitio que a água engarrafada tem carência de alguns minerais que não é benéfica mas ... Poderão ser opiniões nos fóruns todos dão opiniões os que sabem e os que axam que sabem portanto se já usas há muito tempo dá o feedback.

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Obrigado desde já pela ajuda, quanto às soluções turfa está fora de questão não quero a água amarela já as folhas e pinhas é para meter no aqua ou no filtro ? Resulta ? Eu já arranjei uma meia solução vou comecar a usar água de outro local com pH 7,9 já é um pouco mais baixo que a minha em casa(8 - 8.5) depois veremos, quanto às soluções onde comprar ?

Cumps

Boas

Mas já li em qualquer sitio que a água engarrafada tem carência de alguns minerais que não é benéfica mas ... Poderão ser opiniões nos fóruns todos dão opiniões os que sabem e os que axam que sabem portanto se já usas há muito tempo dá o feedback.

Cumps

eu não uso a muito tempo não,é que montei um aqua maior e esse amigo que citei ele também trabalha em um pet,eu fiz ele faz no dele,e não sei se tem contras, o que é certo é que pH desceu para 7 7.2, mas pela minha experiência é cedo dizer se é mesmo bom.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu não uso a muito tempo não,é que montei um aqua maior e esse amigo que citei ele também trabalha em um pet,eu fiz ele faz no dele,e não sei se tem contras, o que é certo é que pH desceu para 7 7.2, mas pela minha experiência é cedo dizer se é mesmo bom.

Em último recurso lá terá de ser mas para já vou aguardar que o ciclo seja feito e vou fazendo TPA com água de outro local para ver no que dá apenas precisava de alcançar o PH que tens atualmente .

Cujos vai dando updates.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Além deste problema ainda tenho de lidar com as algas castanhas que passados 2 dias da TPA já estão de volta a cobrir as folhas das plantas e libertam uns fios finos, criam tambem uma película castanha no areão... Tou a pensar tratar com Easycarbo da Easy Life alguém que já tenha usado ??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Obrigado desde já pela ajuda, quanto às soluções turfa está fora de questão não quero a água amarela já as folhas e pinhas é para meter no aqua ou no filtro ? Resulta ? Eu já arranjei uma meia solução vou comecar a usar água de outro local com pH 7,9 já é um pouco mais baixo que a minha em casa(8 - 8.5) depois veremos, quanto às soluções onde comprar ?

Cumps

Boas

Mas já li em qualquer sitio que a água engarrafada tem carência de alguns minerais que não é benéfica mas ... Poderão ser opiniões nos fóruns todos dão opiniões os que sabem e os que axam que sabem portanto se já usas há muito tempo dá o feedback.

Cumps

Água amarela? Cor de chá talvez e não é uma coisa que notes a n ser quando estás a despejar a água das tpa's pela sanita, aí notas uma cor de chá mas no aquário nem por isso... É o método mais eficaz e benéfico para os peixes, mais eficaz que a turfa só injecção de co2 pressurizado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Água amarela? Cor de chá talvez e não é uma coisa que notes a n ser quando estás a despejar a água das tpa's pela sanita, aí notas uma cor de chá mas no aquário nem por isso... É o método mais eficaz e benéfico para os peixes, mais eficaz que a turfa só injecção de co2 pressurizado

Para já vou esperar e fazer TPA's e esperar depois veremos... Já agora onde se pode comprar essa turfa e pinhas etc... ?

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Vou dar a minha opinião, q apesar de não ser a mais natural, resulta. Acid buffer da Seachem.ou ha outro q mete o ph nos 7 ( procura no site da Seachem ).

 

Pronto ja sei q ha coisas mais naturais, e sim o CO2 é uma delas, mas se não quiseres meter CO2, nem turfa, a outra solução é mm essa.

 

é chato pq em cada TPA tens de meter disto.

 

è pouco natural, sim, mas num aquario plantado, o q é natural?, um gajo enfia pra la Sulfatos, Cloretos, fosfatos, etc... por isso, desde q a coisa seja bem feita e controlada não ha problemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite

Para atualizar o tópico... Hoje mais uma TPA desta vez aprox. 50% pois o aqua estava coberto de algas plantas castanhas areão com cobertura castanha enfim... Depois de algumas alterações no layout e uma boa limpeza optei por usar água engarrafada pH 6,4 pois da torneira é para esquecer não há forma de baixar para o patamar que pretendo amanhã já vou medir o pH para ver o resultado... Reduzi de 10h para 8h de luz para verificar a origem de tantas algas...

Se o pH estiver bom e após medir amónia nitritos e nitratos para aferir se o ciclo já está efectuado vou começar a pensar em pôr os primeiros residentes, o que me aconselham para começar e como equipa de limpeza ??

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite

Para atualizar o tópico... Hoje mais uma TPA desta vez aprox. 50% pois o aqua estava coberto de algas plantas castanhas areão com cobertura castanha enfim... Depois de algumas alterações no layout e uma boa limpeza optei por usar água engarrafada pH 6,4 pois da torneira é para esquecer não há forma de baixar para o patamar que pretendo amanhã já vou medir o pH para ver o resultado... Reduzi de 10h para 8h de luz para verificar a origem de tantas algas...

Se o pH estiver bom e após medir amónia nitritos e nitratos para aferir se o ciclo já está efectuado vou começar a pensar em pôr os primeiros residentes, o que me aconselham para começar e como equipa de limpeza ??

Obrigado

 

 

 

Boa noite

Para atualizar o tópico... Hoje mais uma TPA desta vez aprox. 50% pois o aqua estava coberto de algas plantas castanhas areão com cobertura castanha enfim... Depois de algumas alterações no layout e uma boa limpeza optei por usar água engarrafada pH 6,4 pois da torneira é para esquecer não há forma de baixar para o patamar que pretendo amanhã já vou medir o pH para ver o resultado... Reduzi de 10h para 8h de luz para verificar a origem de tantas algas...

Se o pH estiver bom e após medir amónia nitritos e nitratos para aferir se o ciclo já está efectuado vou começar a pensar em pôr os primeiros residentes, o que me aconselham para começar e como equipa de limpeza ??

Obrigado

boas,tenho dois aquas um de 66 litros,e outro de 200,o pequeno esteve tambem com muitas algas,nos vidros e em umas pedras brancas pequenas que tenho em um layout infeliz rsrsrs,comprei dois pequenos ancistrus,uma vez que iria comprar para o outro aqua,3 centimetros cada,em dois ou 3 dias vidro bem mais limpo e as pedras ate brilham ou quase,rsrsr.e quanto a agua do garrafao é boa ideia eu tambem uso por causa do PH,mas acho que devia fazer meio a meio pelo menos,eu uso do mini preço tem PH 5.4 e mineralizaçao 30 que é bom,e os testes depois de uma TPA de 50% espera uns dois dias. essa é minha opiniao,mas espera pra ver oque o pessoal aqui diz.meu outro aqua terminou o ciclo ha uns dias comecei colocar residentes semana passada.abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite

Para atualizar o tópico... Hoje mais uma TPA desta vez aprox. 50% pois o aqua estava coberto de algas plantas castanhas areão com cobertura castanha enfim... Depois de algumas alterações no layout e uma boa limpeza optei por usar água engarrafada pH 6,4 pois da torneira é para esquecer não há forma de baixar para o patamar que pretendo amanhã já vou medir o pH para ver o resultado... Reduzi de 10h para 8h de luz para verificar a origem de tantas algas...

Se o pH estiver bom e após medir amónia nitritos e nitratos para aferir se o ciclo já está efectuado vou começar a pensar em pôr os primeiros residentes, o que me aconselham para começar e como equipa de limpeza ??

Obrigado

Essas algas são perfeitamente normais. Aparecem sempre nas montagens novas, depois acabam por desaparecer.

 

Enviado do meu A0001 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,tenho dois aquas um de 66 litros,e outro de 200,o pequeno esteve tambem com muitas algas,nos vidros e em umas pedras brancas pequenas que tenho em um layout infeliz rsrsrs,comprei dois pequenos ancistrus,uma vez que iria comprar para o outro aqua,3 centimetros cada,em dois ou 3 dias vidro bem mais limpo e as pedras ate brilham ou quase,rsrsr.e quanto a agua do garrafao é boa ideia eu tambem uso por causa do PH,mas acho que devia fazer meio a meio pelo menos,eu uso do mini preço tem PH 5.4 e mineralizaçao 30 que é bom,e os testes depois de uma TPA de 50% espera uns dois dias. essa é minha opiniao,mas espera pra ver oque o pessoal aqui diz.meu outro aqua terminou o ciclo ha uns dias comecei colocar residentes semana passada.abraço.

Boas

Obrigado desde já pela ajuda quanto à agua usas com pH 5.4 e fazes 50% garrafão 50% torneira ?? Qual o phda torneira que usas? Como fica o pH no aqua após os 2 dias?

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Obrigado desde já pela ajuda quanto à agua usas com pH 5.4 e fazes 50% garrafão 50% torneira ?? Qual o phda torneira que usas? Como fica o pH no aqua após os 2 dias?

Cumps

da torneira PH8 e depois de dois tres dias fica 7, 7.2 e sim TPAS mais ou menos 60% torneira 40%garrafao.e boa sorte vai atualizando.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.