José S. Alves Posted October 10, 2015 Share Posted October 10, 2015 Boas, Esta é uma questão para a qual gostaria de saber a opinião dos caríssimos colegas aqui do fórum, ou seja : - Acham que existe algum limite para a quantidade de filtração biológica que colocamos nos nossos aquários ? Eu penso que o limite será o espaço que temos disponível, quer nas sumos quer nos filtros (externos ou internos), isto porque assim de repente não me ocorre nenhum malefício em ter toda a filtração biológica possível. - No entanto, será que existe algum problema em ter muita excesso de filtração biologia ? Fico a aguardar as vossas opiniões / teorias. Cumps Link to comment Share on other sites More sharing options...
Hugo Santos Posted October 10, 2015 Share Posted October 10, 2015 (edited) Olá lili O espaço para que a "filtração biológica" (colónia de bacterias)se estabeleça nunca será demais, no entanto o tamanho da mesma será sempre dependente da quantidade de matéria orgânica que houver para decompor e do oxigénio disponivel. cpts Edited October 10, 2015 by Hugo Santos 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
José S. Alves Posted October 11, 2015 Author Share Posted October 11, 2015 Caro Hugo, Também sou da opinião que biológica nunca é de mais. No entanto, gostava de saber se alguém vê algum inconveniente em ter muuuuuita filtração bilogica. Cumps Link to comment Share on other sites More sharing options...
Ricardo_Martinho Posted October 11, 2015 Share Posted October 11, 2015 Desde que haja sempre filtragem mecânica, a biológica nunca é demais tendo em conta a capacidade do depósito do filtro. Para que usa 2 filtros até faz sentido usar um para mecânica e outro para biológica... Já me disseram que de preferência o filtro com menos caudal deve ser o biológico devido à água permanecer mais tempo nas bactérias... Está parte já n sei se é verdade mas tem uma certa lógica. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Pedro Bernardo Posted October 12, 2015 Share Posted October 12, 2015 Boas, Eu tenho dois filtros para um aquário de 120x50x50 e já os tinha no anterior de 200L. Tenho um eheim pro 3 350 e um eheim experience 250 ambos com partes para filtragem mecânica e biológica. A única referência que vi sobre não usar filtragem biológica sobre dimensionada, foi em aquários densamente plantados e pelo facto das plantas absorverem a o NH3/NH4 num processo que envolve menos dispêndio de energia do que consumindo NO3, deixo um video que explica o porquê: Ainda assim tenho os dois filtros a bombar 2 Cumprimentos Pedro Bernardo Link to comment Share on other sites More sharing options...
José S. Alves Posted October 12, 2015 Author Share Posted October 12, 2015 Boas, Efetivamente, no caso dos densamente plantados faz todo o sentido. No meu caso tenho na sump cerca de 2kg de cerâmicas + um Eheim 2213 tb cheio de cerâmicas e como tenho mais ceramicas em stock até estava a pensar em colocar mais alguma na sump. Cumps Link to comment Share on other sites More sharing options...
Pedro Bernardo Posted October 12, 2015 Share Posted October 12, 2015 Boas, Mesmo considerando o que falamos, antes, no teu caso com sump suponho que não tenhas um plantado com CO2, logo se fosse eu usava e abusava na filtragem Cumprimentos Pedro Bernardo Link to comment Share on other sites More sharing options...
José S. Alves Posted October 12, 2015 Author Share Posted October 12, 2015 Boas caro Pedro, Já tive um plantado e a injetar co2, o que me referia é o que mantenho actualmente e é de ciclideos do Tanganiyka. Cumps 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Pedro Bernardo Posted October 12, 2015 Share Posted October 12, 2015 É como disse, eu pelo menos não vejo inconveniente, e usava e abusava da filtragem Mas espera por mais opiniões Cumprimentos Pedro Bernardo Link to comment Share on other sites More sharing options...
baar Posted October 28, 2015 Share Posted October 28, 2015 Em teoria acho que não há limite para as cerâmicas. A vantagem de as ter é de permitir a sua colonização caso seja necessário. Pois as bactérias só se multiplicam se existir matéria orgânica. Por isso podes ter 2 litros e ser suficiente e não ser necessário mais, mas se por algum motivo a matéria orgânica aumenta elas não tem espaço para se multiplicar e a filtragem biológica fica insuficiente. Também há cerâmicas que com o tempo perdem capacidade de colonização devido a desgaste e por isso 2L hoje vão corresponder a menos daqui a algum tempo. Eu no teu caso colocava toda a cerâmica. 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
José S. Alves Posted October 31, 2015 Author Share Posted October 31, 2015 Boas, Tinha a ideia que independentemente da matéria orgânica que existisse no aquário, as bactérias estavam sempre lá, ou seja as cerâmicas estariam sempre colonizadas, dai que a lógica seria, quanto mais cerâmicas mais bactérias . Será que existe mais que um tipo de bactérias nos nossos aquários (claro que sim), Penso que era interessante saber que tipo de bactéria povoam os nossos aquas e quais as funções que cada uma delas desempenham. Cumps Link to comment Share on other sites More sharing options...
S.S. Posted November 2, 2015 Share Posted November 2, 2015 Pesquisa nitrobacter e nitrosomas ou algo parecido. Tapaquê?! OTS - "OscarLand" 400lts Link to comment Share on other sites More sharing options...
José S. Alves Posted November 2, 2015 Author Share Posted November 2, 2015 Boas, Gr ajuda, principalmente para percebermos as condições optimas para a promoção do desenvolvimento das bactrias dos nossos aquas. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts