cará disco com abdômen dilatado.


Recommended Posts

Prezados colegas,

Tenho um aquário de 375 litros (150x50x50), sump DRY WET de 90 litros, com oito discos (com +\- seis meses), 20 neons, 10 rodostomus, um apistograma e três cascudos Ancistrus. Tenho areia de filtro com substrato, troncos e algumas anubias, elódeas, cabombas e algumas outras low tech. Temp.: 29º; pH: 6,6; Amônia: 0; Nitrito: 0; Nitrato: não sei, mas faço TPA de 30% toda semana. Injeto CO2 em 2 bolhas por segundo sete horas por dia na fase clara diretamente na bomba de recalque do sump, controlando por dropchecker de forma que fique no máximo azul celeste/verde esmeralda quando ligado. Tenho fotos do aquário principal no arquivo abaixo.

Bom, há duas/três semanas, observei que um dos meus discus (Red Mosaico, o qual parece "encruado") estava com o abdômen dilatado, enquanto os outros estavam com abdômen normal. Apesar dele sempre ter sido mais gordinho, nunca me pareceu de forma tão exagerada e ele estava ficando escuro após alimentação e em alguns outros momentos. Procurando informações na internet, verifiquei que poderia ser uma constipação intestinal, até porque, estava dando muito patê de coração de boi na tentativa dele "desencruar", sem spirulina. Assim, passei-o para um aquário hospital (50 litros) e fiz o tratamento com sal da Epson (Sulfato de Magnésio) durante cinco dias (um grama por litro) e até massagem no abdômen. Ele defecou um pouco, porém a dilatação abdominal não melhorou em nada e não quis mais comer. Então, pensando que pudesse ser hidropsia (pensei ter visto algumas escamas eriçadas), após dois dias de descanso, fiz tratamento de cinco dias com Labcon Bacter, porém terminei o tratamento anteontem e não observei nenhuma melhora. Desta vez, estou pensando em tratar com flagyl, desconfiando de Hexamita/Spironucleous, pois li que também causa dilatação abdominal. Atualmente, fora a dilatação abdominal e não estar comendo, não observo mais nenhuma irregularidade, ele não tem ficado mais escuro, respira normalmente e não tem marcas/pontos ou outras alterações observáveis.

Assim, escrevo para saber da opinião de vocês.

No link abaixo estão algumas fotos do aquario principal, e do disco Red Mosaico com o abdomen dilatado em aquário hospital.

https://www.dropbox.com/sh/z6ynf6nj59je66a/AADnUfWyWNsaaZ9zQ5q3WeUsa?dl=0#

Muito obrigado,
Bruno Berto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

pode ser impactação intestinal, ou ténia.

um medicamento á base de praziquantel deve ajudar.

 

o peixe come bem?

defeca?

notas que está a ficar mais magro?

 

esse peixe já tem um belo atraso de crescimento...

Editado por Rui Cardoso

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É... eu sei que está bastante encruado. É uma pena...

 

Inicialmente estava comendo e defecando, mas como tenho oferecido pouca comida com medo dele ficar mais inchado (apenas D'Alio e spirulina que ele não gosta muito), ele parou de comer e ainda está com as nadadeiras corroídas (penso que deve ser alguma infecção bacteriana/fúngica oportunista). Também continua com o abdômen inchado da mesma forma.

 

Estou no segundo dia de tratamento com "Azoo Discus Anti-endoparasites"; e aplicando sal grosso para tentar limitar a infecção bacteriana/fúngica das nadadeiras.

 

O Azoo Discus Anti-endoparasites não tem praziquantel... qual medicamento você me aconselharia com este princípio?

 

Muito obrigado pela ajuda!

Grande abraço,

Bruno.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais