Aberta a discussão a uso de cortica como matéria filtrante.


egas2013

Recommended Posts

Boa tarde pessoal, já faz algum tempo que esta ideia/dúvida me assola a cabeça portanto e antes de experimentar e devido a não encontrar nenhuma Referência a tal no mundo da internet resolvi por aqui onde tanta gente com tanto conhecimento me poderá dar a sua opinião, o que acham de utilizar cortiça no filtro externa como matéria filtrante? É que se pensarmos bem a estrutura da cortiça permita o alojamento das colônias de bactérias e sendo um produto natural poderia ser uma alternativa às matérias filtrantes que usamos e que tantos euros custam, Estarei completamente errado e sera uma ideia completamente estúpida digam-me a vossa opinião por favor .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

fiquei intrigado com a tua pergunta.....

a minha opiniao é que a cortiça nao é muito permeavel e por isso acho que nao será boa ideia coloca-la no filtro,só se fosse cortada em pedacinhos pequenos mas mesmo assim eu acho que não será grande ideia,mas deixa ver o que o pessoal diz..........

 

no entanto a leca é uma excelente alternativa a siporax ......

abraços

joao santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá. Eu penso que a cortiça talvez entre em estado de decomposição com o passar do tempo, mas não tenho a certeza e como diz o j-santos a leca é uma excelente alternativa e fica bem em conta.

 

 

Cumps.

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

"Se ajudar os outros te parece difícil demais, tenta ao menos não prejudicá-los" (Dalai Lama)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

A ideia parece interessante, o único problema que vejo é, tal como o j-santos disse, a cortiça ser pouco permeavel.

Mas nao devera apodrecer, tenho um lago com carpas koi e ras e tenho la cortiça para a ra e nao apodreceu, em mais de um ano. Sendo tao pouco impermeavel, nao sei... teria de ser algo bem estudado. Mas nada como experimentar.

Revival

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha ideia era reaproveitar, rolhas de cortiça após fervê-las cortá-las e usar, pensei nisto porque a as rolhas de cortiça são no fundo um aglomerado de cortiça, a cortiça não apodrece dentro de água e a estrutura molecular da rolha dá-me ideia que seria a ideal para a fixação de colónias de bactérias nitrificantes..... Agora.... isto é a opinião de um idiota biggrin.png' alt=':biggn:'> biggrin.png' alt=':biggn:'> se houver alguém formado em biologia molecular que me possa dar realmente um parecer técnico e válido, se descobri-mos que realmente dá.... então olhem fica o hobby a ganhar, (e o amorim também).

Editado por egas2013
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

010170111102-para-choque-cortica-1.jpg

 

A julgar por esta info, parece que não será a media mais apropriada, tendo em conta que as bacterias nitrificantes não costuma atingir 1 micron (+-0,6).

A estrutura tridimensional também não ajuda já que é praticamente impermeavel logo não possibilita o fluxo de agua, nem O2, nem microbiologia.

Portanto para ser eficaz teria de ter um tamanho consideravel, mesmo que se consigam fixar.

Nada melhor do que colonizar uma superficie e observar.

 

Cpts

frame.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais