Opiniões sobre a percentagem de machos e fêmeas


José Pedro

Recommended Posts

Num dos foruns estrangeiros sobre killiesque costumo frequentar, havia um tópico que achei muito interessante e achei que seria de interesse para nós se esse assunto fosse debatido aqui no nosso fórum.

Foram dadas muitas opiniões e muitas sugestões sobre o assunto e ainda hoje se discute o assunto...

 

Assim sendo falei com a pessoa responsável pelo tópico e pedi-lhe autorização para o colocar aqui no forum e cá está ele.

 

A pergunta que se fazia era:

 

"Qual seria a melhor forma para obtenção de machos e fêmeas na mesma proporção em ninhadas de killifishes??? "

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Para deitar mais umas achas à discussão, tb já ouvi um amigo dizer que a priemeira fêmea a sexar libertava uma hormona, ou feromona que indusia que as outras não se tornassem fêmeas, ou a tornarem-se fêmeas.

Nesta teoria não acreditei muito, mas acredito mais na da temperatura a que os ovos são mantido, acho que tem mais lógica, uma vez que não é um facto raro na Natureza.

Aliás quando vi o tópico pela primeira vez essa foi a minha sugestão, mas uma experiência com alguns SAA, mostraram-me que de facto separandoos alevins em grupos de 2 ou 3, há mais facilidade em otter casais...

 

(Acho que não fiz sentido nenhum naquilo que acabei de dizer)

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu axo que depende muito das especies de que falamos, por exemplo se for jordanella e Fundulopanchax nascem 50% cada na maioria dos casos. Ja noutras variedades como nos Nothobranchius noto que por quantos mais recipientes estiverem divididos maior nº de maxos consigo.

Se os deixar todos junto por maior que seja o espaço ao fim de ums tempos ja tenho mais femeas do que maxos e maxos muito poucos.

 

aqui encontran-se varias experiencias de varias pessoas que tem as mais variadas variedades axo vale a pena dar uma vista de olhos http://www.bka.org.uk/BKA/species.php

Link to comment
Partilhar nas redes sociais