aquario 50L e fluval 306 é boa escolha para comecar?


alf550

Recommended Posts

Boa tarde,

 

Tenho seguido este forum esporadicamente para me preparar para a aventura de aquariofilia com o meu filho, tenho objectivos modestos, aquario estável,alguns peixes, plantas e depois se verá.

 

Já tivemos uma primeira experiência mas com equipamento rudimentar.

 

Agora estou a ponderar a aquisicao de:

- aquario usado Rena biocube 50L

Nao encontrei um de formato parecido novo,quero com iluminacao led

- para 50l vale a pena comprar um fluval 306 ao invés de um 205?.

- termometro o que recomendam? fiavel e com boa estabilidade de temperatura

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou-te dar o meu exemplo e com isto nao te quero influenciar em nada...
Quando comprei o meu de 40L a primeira coisa que me disseram neste forum foi:"devias ter começado por um maior porque não tarda nada vais querer ampliar e são mais faceis de fazer a manutenção".

Um ano depois adquiri um de 80L.. :smile2:

Espero ter ajudado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só depois de ambientar outro ser feminino à ideia entendes?

Mas de qualquer modo,é para eu manter com um miudo de 6 anos, e não tenho muito tempo logo tenho mesmo que começar modestamente. Quantos peixes achas que poderei ambicionar com este setup basico? 50L, fluval 306, Mais aquecedor/termostato.

Penso que o fluval será um pouco acima mas pelo que li aqui não se perde nada por isso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Para 50 litros, acho que até um 206 é demais (tens algum 205 usado em vista?).

Claro que o número de cestos dá para "brincar" melhor, mas o 306 está previsto para aquários até 300 litros.

Se tiveres espaço e orçamento para as calhas, eu ia para um aquário com por exemplo 90x40x40 e um Fluval 206.

Um aquário de 50 litros pode dar mais trabalho que um de 50, especialmente se o miúdo começar a querer mais peixes - não tantos como tu vais querer - e depois tiveres de aumentar o número se TPAs e manutenções ao filtro.

Ah! Eu ia para um extra claro de 8 ou 10mm. Dá outra pinta.

 

Se queres mesmo um cubo, então 40x40x40.

Mas eu talvez preferisse 40x40x38 ou 45x45x40

 

Cumps.

 

José

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tendo em conta as vossas recomendações que tal 50largurax40profundidadex45altura?

Pelas minhas contas 90L e menos intrusivo.

Se fosse minha livre escolha claro que ia para o de 90 de largura mas não dá.

Senão poderá ser 50x35x40 a 70L.

Onde posso conseguir um aquário desses, feito como deve ser? O que e o extra claro?

 

Pretendo um filtro com o qual possa ter o maior periodo entre manutenções possivel.

Editado por alf550
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Porque não 50x40x40 ou 38 altura?

Quanto mais alto, mais dificuldade em a luz chegar ao fundo, no caso de quereres tapete.

 

O extra claro é menos esverdeado ( menos ferro). É o que ves em exposição nas lojas.

Claro que é uma questão de gosto.

Podes comprar de marca, ou então posso-te passar o contacto onde mandei fazer o meu.

 

Claro que um de uma boa marca, tipo Elos, ADA ou TMC, vem com acabamentos irrepreensíveis - ou deve de vir - e por vezes com colagem "invisìvel," mas custa os olhos da cara.

 

Eu achei justo o que paguei pelo meu com 65x35x38 e vidro de 8mm

 

Cumps.

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok será 50x35x38, extra claro, 66,5L teoricos, 65L provaveis uteis,agradeço que me indiques o contacto. Os outros sao abusadoramente caros.

 

Neste cenario qual fluval: 206 serve para intervalo de manutenção alargado com ambiente aquatico estável?

 

Termostato quais têm boa reputacao?

 

Uma barra powerled 300B servirá como iluminação?

 

Obrigado.

Editado por alf550
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

É dificil aconselhar sem elaborares sobre o que realmente pretendes em termos de composição do aquário, flora e fauna.

Quanto à luz, se pretendes ter plantas, acho que essa não é das melhores.

Não te vou dizer para comprares a melhor, claro, mas acho que por um valor não muito longe consegues melhor.

 

Entretanto vou-te passar o contacto.

É da área de Lisboa. Não sei se fica perto de ti.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá de Novo,

 

Não desisti, mas com os vossos comentários, fizeram com que tivesse de aprender mais sobre as espécies de peixes, pois sei muito pouco.

Também tenho pouco tempo pelo que demoro um bocado a responder.

 

Agora já posso detalhar melhor as preferencias a introduzir do aquário:

 

Peixes: Tetras Cardinal, Molly, endler. Ou seja peixes não muito grandes mas coloridos e mexidos, que pudessem dar um micro cardume.

Pergunta1?: Peixe de fundo compatível com estes ?

Pergunta 2?: quantos destes peixes poderia ambicionar a ter destes tipos no aquario de 65L ?

Molly 1 ou 2 para mim servia

Tetras gostava de ter 3 ou 4

endler : se possível, se calhar estou a abusar!

 

Plantas: Adequadas a estes tipos de peixes, agradeço sugestões.

Objectivo: ambiente natural.

 

Muito Importante?: Uma vez que tenho, dinheiro a haver numa loja online, gostaria de saber se para este tipo de configuração o FLUVAL 206 me servia bem?

 

Obrigado pela paciencia, ser novato é terrível, demasiadas escolhas.

 

PS: Ainda não encomendei o aquario pois estou a tentar ver se o conjunto se adequa.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.