Ajuda para o primeiro aquário


Recommended Posts

Boa tarde. Tenho andado pelo fórum desde que a minha filha me pediu um aquário. Eu nunca tive um nem nunca pensei em ter, mas ela ganhou a batalha. Hoje decidi registar-me para obter ajuda, pois não entendo mesmo nada de aquariofilia e já percebi que aqui há muitos mestres nesse campo. Já deixei de lado a hipótese de montar um aquário com peixes de água salgada, pois não tenho dinheiro para todos os materiais, infelizmente. Queria que me indicassem qual o aquário menos dispendioso, mas que chame a atenção de uma criança. Peixes de água fria ou tropicais? E já agora, que custos é que cada um deles acarreta e que materiais serão necessários para que os peixes se sintam "em casa" e felizes.

 

Ps: encomendei um aquário com 75cm de comprimento, 17cm de largura e 30cm de altura.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

Bem-vindo ao mundo da aquariofilia!

Sem duvida que para os miudos um aquario plantado de agua doce é bem mais apelativo, falo pela minha experiencia!

Os custos são relativos... Depende muito da decoração que quer e dos equipamentos que deseja comprar. A partir daí é um mundo a descobrir todos os dias.
Pelas medidas que forneceu o seu aquario deve rondar os 40L (salvo erro), é um pouco pequeno mas é um começo..

Vá postando aqui as suas duvidas que a gente vai dando uma mão no que puder.

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde, Kundstregan. Sim, o aquário tem 38L e as minhas maiores dúvidas baseiam-se mesmo nos equipamentos. É que não sei o que comprar. É tanta coisa, desde termostatos, a bombas, filtros e afins... Queria ajuda nesse sentido. Que equipamentos deverei comprar para ter um aquário saudável para receber peixes tropicais? Preciso é mesmo de uma lista com o necessário e depois vou investigar os preços. Obrigado pela ajuda!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bem,

Aqui ficam alguns conselhos:

 

1- Termostato para um aquario de 38l - Termostato de 40w ou 50w
2- Filtro de 200l/h - Deve fazer sempre 4 ou 5x a mais a litragem do aquario. Um filtro Interno chega perfeitamente mas se quiseres um externo tbm pode ser (depende agora da estetica e do teu bolso).

3- Provavelmente o teu aquario já vem com lampada por isso acho que não terás problemas nessa area.

 

Depois convem sempre colocares um substrato caso queiras umas plantas. Adquirir umas pedras e uns troncos..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem, desde já bem vindo. Começando pelo aquario que já encomendou acho que nao precisará gastar muito dinheiro. Aconcelho sempre a dar uma vista de olhos pelos classificados aqui no forum que decerteza encontrará quase tudo o que precisa para começar. Precisas de um filtro, seja externo ou interno, um termoestato caso seja para manter peixes tropicais, bomba de ar e respetivos tubos e pedra areosa. O resto já deve saber, um substrato inerte e algumas decoraçoes a seu gosto. Acho que todos aconcelham uns troncos ou cascas de côco. Depois tudo vai depender da quantidade e raça de peixes que vai adquirir. Aconcelho uns guppys ou mollys para arrancar pq alem de terem suas caudas bonitas, que serão concerteza bastante apreciadas pela sua filha sao peixes muito resistentes. Talvez se nos der uma ideia do que deseja seja mais facil aconcelharem melhor no equipamento a comprar. Pode ate postar uma foto de um aquario que lhe agrade atravez do google.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não acho que seja obrigatório bomba de ar, desde que o aquário tenha boa circulação de água.

Eu não tenho bomba de ar e nunca tive problemas.

Mas é sempre bom ter, e é sempre engraçado para as crianças ver as bolhinhas :D

 

Enviado do meu ONE A2001 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Johny,

 

A meu ver evita comprar a bomba de ar, podes ter o mesmo processo de introdução de oxigénio (O2) no aquario com o filtro, ou seja, um filtro interno barato já tem incluído um tubo de projecção com furinhos na saída do filtro conforme o da imagem:

 

Boyu%20Filtro%20SP%20601e-228x228.jpg

 

Desta forma não gastas dinheiro na bomba, menos 1 aperelho ligado à electricidade e menos um barulho no aquário.

 

Com esse tubinho fora da água basta colocares esse ditos jactos virados para a água e verás as bolhinhas de oxigénio a circular pelo aquário.

 

Para que tenhas uma noção, basta que a superfície da água esteja em movimento para haver entrada de oxigénio

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, estás a falar por ti que já tens uns bons anitos disso dizes tu. Mas e agora o novo membro que agora vai se iniciar? Pra começar nem sabes que tipo de filtro o homem vai usar, se for um filtro completamente imerso a superficie da agua nao ira mexer o que dificulta a oxigenaçao alem do 'azeite' que fica á superficie.. Sabes que quando se começa nesse mundo, qq coisa que aconteça aos peixes as pessoas vao a correr comprar produtos em lojas de pet para tratamento dos peixes e quase todos pedem uma boa areaçao da agua.. etc nao custa nada ter uma alem de que o aqua é para a filha dele e as bolhas de ar sao algo apelativo pra as crianças.. Nem sei se é cirança ou nao mas pronts. Tb nao vou discutir mais pq só vim ajudar e é isso que vou continuar a fazer está bem big lol?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite. Desde já quero agradecer as opiniões e as ajudas que me deram.

 

Com base nas vossas respostas fui dar uma vista de olhos pela net e encontrei um filtro interno da RESUN - Magic Jet 200 (para aquário até 60L) com estas características:

Voltagem-240v

Potência-5w

Caudal-200Lts/h

 

Depois,vi também um termostato da Vulcan (25W). É submersível e preciso. Permite ajustar a temperatura do aquário facilmente.

 

Quanto ao termómetro, não sei se convém ser o mais barato, mas foi essa a pesquisa que fiz e encontrei um termómetro mesmo muito barato da marca ICA.

 

Por fim, vi aspiradores de limpeza (mas nem sei se é preciso - sou mesmo leigo) e encontrei um simples telescópico da marca RENA com o comprimento e a largura da câmara adaptados para não aspirar areia pelo tubo.

 

Convém por plantas verdadeiras ou as artificiais servem? Digam-me, por favor, se é necessário mais alguma coisa para um aquário de água quente tropical e se estes equipamentos são os corretos ou se aconselham outros.

 

Nota: estes produtos são todos do site petplanet.pt (desculpem a pub).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, em relação ao filtro é pouco, já tive um 600 LT hora num de 60 LT e melhor fosse..

Termóstato deve ser de 75w até 100w nesse aquário

Termómetro creio que o barato sai caro, compras bons termómetro as 4 ou 5 euros

 

Aspirador? Um cifao manual serve e é imprescindível

 

Plantas naturais claro, torna tudo mais bonito, natural e são benéficas para os peixes, dando oxigénio e consumindo compostos nocivos para os peixes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim certo. As plantas por vezes dão mais trabalho que os próprios peixes mas as diferenças saltam à vista de qualquer um, leigos incluido.

São uma mais valia para o teu aquario. E aqui entra tbm a parte da oxigenação da àgua. Fotosintese liberta o oxigenio que o aquario precisa evitando assim mais equipamentos barulhentos e poupas na conta ao fim do mes.

Quanto ao filtro os 200l/h que te indiquei são o minimo para o aquario, mas tambem nao precisas de exagerar em numeros. Desde que faça 5x a filtragem do volume do teu aquario é o aceitavel. Tens de ter em conta que depois terás sempre de efetuar uma manutenção mais apertada.

Quanto ao termostato de 25w nao me parece o indicado, isto porque precisas de 1w por 1 litro de agua... Um de 50w seria o minimo porque mantem-te o termostato em esforço enquanto um de 75w já estaria mais equilibrado.

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.