Ajuda para 240L


bruno92

Recommended Posts

Boas,

 

Preciso das vossas opiniões. Quero fazer uma montagem e queria usar 2 troncos. Gosto bastante da ideia de ter um tronco do lado direito do aquário e outro do lado esquerdo e gosto também do layout em ilha mas não sei se fica bem num aquário pouco largo e comprido.
Quero fazer uma montagem low tech porque a última que fiz era high tech e correu bastante mal então vou dar um passo atrás para poder dar dois para a frente.

 

No que queria a vossa ajuda é sobre que tipo de aquascape posso fazer com 2 troncos e as seguintes plantas:

 

- staurogyne repens

- anubias nana

-eleocharis párvula (pequeno tapete)

- echinodorus bleheri (planta de fundo)

 

As chamadas plantas altas podem ser usadas para plantas de fundo mas não muito de plantas "fininhas" e daí ter escolhido a bleheri.

O aquário é 120x40x50 cxlxa. Se for necessário posso injectar co2 e a calha é 4x55W pl-l e o filtro é jbl e1501 greenline com 1400l/h.

 

Em relação à fauna, pensei em meter poucas espécies..

 

-1 casal de ramirezi ou casal de escalares

-peixes de cardume (neons)

-3 danios zebra (neste momento habitam um aquário de 40L)

- camarões

 

Preciso também da vossa ajuda para o tamanho de camada fértil e substrato inerte. Já vi alguns vídeos do Filipe Oliveira no youtube e continuo com dúvidas em relação a isso da altura do substrato..

 

 

Digam ideias do que acham que ficava bem :smile2:

Editado por bruno92
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que correu mal?

Penso que primeiro deves começar por aí.. Aqui com a ajuda do pessoal de certeza que consegues remontar tudo e fazeres uma coisa bonita e que gostes. É que teres todo o material e não usares é uma pena.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O que me correu mal foram as algas, muitas algas mesmo. Até hoje nunca descobri bem o porquê mas tinha plantas de crescimento rápido para absorverem os nutrientes, usava fertilizantes da Seachem e as plantas davam bastantes sinais de falta de nutrientes e ia adicionando uma tampa por dia, cheguei a fazer um calendário de fertilização e tudo.. Usei também plantas difíceis com muita iluminação e co2 de garrafa e com a falta de experiência correu mesmo mal e vendi todos os peixes e todas as plantas que sobraram das algas.

Eu queria um low tech para começar e ia evoluindo com o passar do tempo, acho que assim vou aprender muito mais do que começar com plantas difíceis e peixes exigentes.

Eu não queria misturar muitas espécies tanto de fauna como flora

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bruno tens aqui extensos exemplos que com calma e com ajuda do pessoal se consegue ter um aquário muito bonito sem grande problemas.

 

Penso que devias com calma, planear um layout e o material que necessitas.

  • Iluminação: 4*55w - são dois circuitos independentes, certo? - estás bem servido.
  • Co2: garrafa de CO2 de 2kg com redutor, válvula solenoide válvula agulha e difusor? ou um sistema mais simples?
  • Filtro: estás bem servido
  • Hardscape: aqui depende dos teus gostos mas é só puxar pela imaginação. Rochas e troncos a imaginação é o limite
  • Substrato inerte: tens ADA, Equo, e outras marcas afins de qualidade, ficas bem servido. Compra marca de qualidade. Pelo menos 60l, se quiseres um layout mais elaborado provavelmente necessitarás de mais
  • Substrato fértil: aí uns 15 a 20l. usa das mesmas marcas acima.
  • Fertilização: aqui é uma dica pessoal e outras pessoas terão outras. Eu uso o método E.I. com a dissolução de sais que compro. Depois sigo um esquema de fertilização. É simples não tem que enganar e resulta

Ter paciência que a coisa vai ao sitio! ;)

 

Estamos aqui para te ajudar e de certeza que conseguirás algo que te satisfaça utilizando o material que já que possuis e que investiste dinheiro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho visto bastantes exemplos de layouts e e já vi um tópico a explicar como os construir e gostei bastante dos layout's em U mas ainda tenho de perceber melhor como plantar de modo a parecer um layout natural e não feito pelo homem.

 

O sistema de co2 que tenho é aqueles de extintor de 4kg com todo o equipamento excepto o difusor porque uso um método diferente já há uns anos, meto o tubo de co2 a sair onde fica o tubo da entrada de água para o filtro e assim acredito que o co2 seja mais dissolvido.

 

Outra ideia que tenho é usar como substrato fértil humus+ terra preta + bolas de fertilizante (daquelas que duram praí uns 6 meses). como substrato inerte estou a pensar se uso areia de rio ou jbl manado que já usei antes e gostei bastante.

 

Para troncos e rochas vou procurar cá perto de casa umas que já usei e até são bonitas.

 

A calha vai ser modificada para led's de 24W porque com esta luz toda gasta bastante electricidade.

 

Como tenho um orçamento muito justo e quero ter um aquário que não seja de manutenção elevada e cara daí ter decidido pelo low tech mas não digo que mais tarde não faça novamente um high tech e um dia vou virar para salgados também :naughty:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho um low tech e um mais avançado; não o vou designar de high tech porque acho que não é.

A montagem do segundo ficou consideravelmente mais cara, mas dá outro gozo e as plantas crescem de forma consistente, o que se traduz em vendas.

Foi um investimento a pensar no futuro.

Apenas gostaria de um aquário maior, mas o espaço não o permite.

Isto para te dizer: faz o que gostarias de ter e não aquilo que achas que és capaz de fazer. Tendo em conta o teu orçamento, claro.

 

Cumps.

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

A minha ideia não é ter podas para venda é mesmo ter plantas de crescimento lento e manter um aquário saudável e bonito. Como tenho um orçamento mais justo para esta montagem e queria experimentar outros materiais sem usar as marcas decidi ir pelo low tech. Gosto de ver um aquário bonito e bem plantado mas desta vez vou optar por grandes quantidades de poucas espécies e não o contrário.

Em relação à fauna, quero sim ter camarões e vou ter de adaptar a aquascape para isso, quero uma ou duas espécies de peixes de cardume, talvez neons ou nariz-de-bêbado e um casal de ramis.

A questão é que como tenho um dia bastante ocupado (trabalho e estudo) queria um aquário que não me ocupasse mais de 1 hora por semana em manutenção, daí ter escolhido plantas de crescimento lento, assim não tenho de as podar tantas vezes, sei que tenho de dar alimento vivo aos ramis e daí ainda não ter decidido

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para low tech acho que tens luz a mais, podes desligar pelo menos duas lâmpadas

 

Ramirezis e camarões e está resolvida a questão do alimento vivo.

Editado por ignace
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu vou mudar a calha para led's e vai continuar com luz elevada mas como tem um regulador de intensidade vai ajudar bastante..

 

Não sabia dessa dos ramis, mesmo que sejam caridina japonica xl (3,5 cm a 4,5 cm) eles serão atacados pelos ramis?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bruno compreendo a tua opção, mas não sei bem se acabas por poupar assim tanto.

Trocar por leds, se forem algo de jeito, ainda vai custar uns trocos, dinheiro q podia ser aplicado num substrato decente.

Os leds n quero estar a mentir mas acho q n podem levar regulação de intensidade... Posso estar enganado.

Quanto à poupança, faz as contas. No meu caso e com o esquema de luz q faço ( tu tb n irias usar sempre a iluminação toda) demorava qs 6 anos a pagar a diferença. Nesse tempo muita coisa acontece.

Num lowtech esquece o Co2 e os rams fazem mariscada de o q lhes caiba na boca.

 

PS- o facto de queres um lowtech é mais uma razão para investir num bom substrato e n o contrário.

 

Abraço

 

 

via ZX Spectrum 48k

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os LEDs podem ser sujeitos a intensidade, salvo erro até é uma característica intrinseca.

Mas se não forem todos, muitos podem.

Tens por exemplo os da TMC.

Mas também é como diz o Vasco, se fores para os LEDs, têm de ser de qualidade.

 

 

Cumps.

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Em relação aos led's gastei 40€ no material todo para transformar a calha, estava à espera de gastar entre os 70 e 100€. optei por led's 5050 com isolamento IP68, transformador com arrefecimento e um regulador de intensidade e vou colar a fita à calha com silicone. Esta semana chega o material e já o vou montar (se tiver tempo) e depois mostro uma foto com a luz ligada :)

 

Deixei algum dinheiro para investir em substrato. Vou ver o que consigo fazer mas talvez vá para o JBL manado, já usei algumas vezes e gostei do resultado

 

Já tenho uma raíz que vou ter de cortar, vou ficar com dois troncos grandes e largos, 1 com 70 cm e outro com 50 cm de comprimento (ainda estou a decidir tudo).

Vou usar umas pedras que já tinha usado numa das montagens mas ainda procuro ideias para layout. Como tenho 2 troncos grandes não ser se faço um layout em U ou em Triângulo, tenho mesmo de estudar isso, se tiverem ideias força ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.