Duvida iluminação


RockMySock

Recommended Posts

Boas Noites,

 

Tenho um aquario de 60L com algumas plantas, tais como parvula(proto-tapete), Cryptos, Rotala Rot., Sessiflora, Palustris,Feto de Java e algumas Anubias.

No entanto, apesar de fertilizar com Macros + Micros e Co2 Caseiro noto que o crescimento das plantas é praticamente nulo actualmente... O aquario veio com uma calha T8 com uma lampada de 14Watts e 10000K (no minimo uns 10 anos). Pelo que tive a ler a ideia de W/L é um mito e Lumens/Litro é a razão a ter em conta... Mas que falem as vozes experientes em plantados.

 

Agora o problema... não faço ideia para onde me virar...

Falaram me de uma calha Odyssea Dual pro T5HO Series 60/80 mas será que têm os lumens suficientes? 30-60 Lumens/L acho é o ideal para o que preciso neste aquario (formar tapete, crescimento saudavel das plantas, efeito de bush, praticamente um pequeno dutch style tank)

 

Alguém me pode esclarecer em relação à calha que mencionei? Ou até mesmo dar outras opções.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Resumindo, acho que 14w é muito pouco para 60L deverias optar por 36w no mínimo, em relação aos 10000 kelvins pessoalmente é muito fria (demasiado branca) a mais idêntica à luz do sol é entre os 4500k e 6500k, deves ter em atenção também na média de lumens por litro (+/- 50 a 60 lumens por litro).

 

Em relação às lampadas tubulares, as mesmas devem ser trocadas pelo menos 1 vez por ano, após este tempo começam a perder as suas qualidades e 10 anos é muito tempo já...nem sei como ainda não queimou :).

 

Existem vários tipos de características em relação à iluminação, é um assunto ainda muito discutido nos dias de hoje, mas penso que com os parâmetros que te dei já te safas minimamente.

 

Se aguardares mais algumas respostas poderás fazer o teu balanço na escolha da iluminação.

 

Espero ter ajudado.

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta.

Entao imaginemos que compro a Odyssea, se substituir as lampadas por estas:

- https://www.1000bulbs.com/product/89019/SUN-901586.html

 

Ficaria 4000Lumens/60L = 66.6Lm/Litro

 

Alguém conhece esta lampada, e sabe onde arranjar cá em Portugal?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em qualquer loja de electricidade

São lâmpadas das mais comuns e baratas T5 24w/865 podes comprar Silvana,osram, Philips.........

 

 

Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

abraços

joao santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Honestamente se queres ficar bem servido e gastando pouco, (reparo que és de Torres Vedras) dá um saltinho à Aquaeden ou fala directamente com o Rui Aves, vais ver que não te vais arrepender é uma pessoa 5 estrelas e informa-te de tudo o que precisares. Falo por experiência própria num upgrade que fiz numa calha minha, simplesmente ficou espectacular por muito pouco dinheiro.

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais