RockMySock Posted October 1, 2015 Share Posted October 1, 2015 Boas Noites, Tenho um aquario de 60L com algumas plantas, tais como parvula(proto-tapete), Cryptos, Rotala Rot., Sessiflora, Palustris,Feto de Java e algumas Anubias. No entanto, apesar de fertilizar com Macros + Micros e Co2 Caseiro noto que o crescimento das plantas é praticamente nulo actualmente... O aquario veio com uma calha T8 com uma lampada de 14Watts e 10000K (no minimo uns 10 anos). Pelo que tive a ler a ideia de W/L é um mito e Lumens/Litro é a razão a ter em conta... Mas que falem as vozes experientes em plantados. Agora o problema... não faço ideia para onde me virar... Falaram me de uma calha Odyssea Dual pro T5HO Series 60/80 mas será que têm os lumens suficientes? 30-60 Lumens/L acho é o ideal para o que preciso neste aquario (formar tapete, crescimento saudavel das plantas, efeito de bush, praticamente um pequeno dutch style tank) Alguém me pode esclarecer em relação à calha que mencionei? Ou até mesmo dar outras opções. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Miguel Simões Posted October 1, 2015 Share Posted October 1, 2015 Bom dia, Resumindo, acho que 14w é muito pouco para 60L deverias optar por 36w no mínimo, em relação aos 10000 kelvins pessoalmente é muito fria (demasiado branca) a mais idêntica à luz do sol é entre os 4500k e 6500k, deves ter em atenção também na média de lumens por litro (+/- 50 a 60 lumens por litro). Em relação às lampadas tubulares, as mesmas devem ser trocadas pelo menos 1 vez por ano, após este tempo começam a perder as suas qualidades e 10 anos é muito tempo já...nem sei como ainda não queimou . Existem vários tipos de características em relação à iluminação, é um assunto ainda muito discutido nos dias de hoje, mas penso que com os parâmetros que te dei já te safas minimamente. Se aguardares mais algumas respostas poderás fazer o teu balanço na escolha da iluminação. Espero ter ajudado. Cumps, Descontinuado: Lost Bay 64L Descontinuado: The Scorpium 43L (By Lusky) Início na Aquariofilia * Criar tópico de ajuda * Colocar fotos no tópico * [Ficha] Peixes * Ciclo do Azoto * Tópicos interessantes * Book dos Aquários * Lista de Plantas para Aquários Low Tech Link to comment Share on other sites More sharing options...
RockMySock Posted October 1, 2015 Author Share Posted October 1, 2015 Obrigado pela resposta. Entao imaginemos que compro a Odyssea, se substituir as lampadas por estas: - https://www.1000bulbs.com/product/89019/SUN-901586.html Ficaria 4000Lumens/60L = 66.6Lm/Litro Alguém conhece esta lampada, e sabe onde arranjar cá em Portugal? Link to comment Share on other sites More sharing options...
j-santos Posted October 1, 2015 Share Posted October 1, 2015 Em qualquer loja de electricidade São lâmpadas das mais comuns e baratas T5 24w/865 podes comprar Silvana,osram, Philips......... Enviado do meu iPad usando o Tapatalk abraços joao santos Link to comment Share on other sites More sharing options...
Inácio Sanches Posted October 1, 2015 Share Posted October 1, 2015 Ui. Com esses Lumen todos não te esqueças de abrir a goela ao co2 e fertilizantes. Tapatalking Link to comment Share on other sites More sharing options...
Miguel Simões Posted October 1, 2015 Share Posted October 1, 2015 Boas, Honestamente se queres ficar bem servido e gastando pouco, (reparo que és de Torres Vedras) dá um saltinho à Aquaeden ou fala directamente com o Rui Aves, vais ver que não te vais arrepender é uma pessoa 5 estrelas e informa-te de tudo o que precisares. Falo por experiência própria num upgrade que fiz numa calha minha, simplesmente ficou espectacular por muito pouco dinheiro. Cumps, Descontinuado: Lost Bay 64L Descontinuado: The Scorpium 43L (By Lusky) Início na Aquariofilia * Criar tópico de ajuda * Colocar fotos no tópico * [Ficha] Peixes * Ciclo do Azoto * Tópicos interessantes * Book dos Aquários * Lista de Plantas para Aquários Low Tech Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts