Má filtragem em amazónico (Discus e Escalares)


Recommended Posts

Olá pessoal!


Fiz o arranque do meu mais recente aquário em 10/2014, vai assim fazer um ano e foi o suficiente para perceber que o filtro Eheim Professional 3 600 não parece fazer o trabalho que promete.


Aqua de 155X55X50 = 426 litros. Sistema de filtragem montado com tubo de sucção e tubo flauta ambos do lado esquerdo para que a corrente circunde o aquário. Hoje tenho o aquário com 4 discus e 3 escalares, entre outros minorcas. Temperatura 29ºC a tender para os 29,5ºC.


Apesar de ter um volume bruto de 426L, contabilizei a entrada de 330 litros reais e escolhi assim o filtro que referi acima, o qual é indicado para aquários até 600 litros. Bem sei que a filtragem deve ser até 5X o volume de água do aquário, principalmente para algumas espécies de ciclídeos, no entanto, visto ter discus evitei ter uma corrente excessiva para que não houvesse grandes stresses com estes bichos (ou será que aguentam sem problema?)


Problemas:

- sujidade no fundo do aquário não é sugada para o filtro, (por causa disso as TPAs são passadas sempre a "aspirar" o fundo);

- Demasiadas partículas em suspensão no aquário;


Soluções:


- Colocar mais um filtro? Outro até 600L e ficaria com um total de 1200l de filtragem?

- Sugeriram-me aumentar o nº de corydoras (tenho 5) para revolver o fundo, mas duvido que irá resolver a questão. O que acham?

- Em alternativa ao filtro, será que uma bomba de circulação seria uma opção? Pelo menos iria varrer a sujidade do fundo...



Ricardo Domingues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mete outro filtro. Isso é sem duvida pouca filtragem. Nunca nos devemos reger pelo anunciado pelas marcas. Eu em 330lts uteis tenho um fx6 e um jbl 1501 e com a força de sucção do fx6 nada pára no fundo e mesmo a fauna juvenil aguenta bem. Mesmo para discus (já tive mas actualmente nao tenho) usaria um fx em conjunto com um eheim ou jbl, com atenção ao excesso de corrente que se resolve metendo na boca de saida um adaptador mais largo se necessário.

 

Tapaquê?!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado S.S.

 

Pesquisei sobre o FX6 e dizem maravilhas. Mas 43W... ai ai a conta da luz... Escolhi o Eheim Pro 3 por ter um consumo de 16W e fazer mais de 1200 litros/h.

 

Vou procurar outros antes de decidir. Mais opiniões são bem-vindas.

 

 

hmyxis, tenho um ancistrus com uns 10 cm que é um dos cagões que contribui para a lixeira do aquário. Quando resolve atacar as corydoras sempre causa alguma turbulência e uma nuvem de fezes à volta dele, mas o filtro parece que não puxa nada.

Ricardo Domingues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, eu apostava em mais um filtro e um escumador. A Fluval vende uns que se colocam no intake do filtro e ao que parece, funcionam bastante bem e são baratos... Tens também outros que colocas no aquário como se de um filtro de mochila se tratasse.

Revival

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também tinha essa ideia, e sim, geralmente é utilizado em salgados. Isto porque, segundo o membro Bringer me explicou (passo a citar) "A comum utilização nos aquários de água salgada é porque estes formam mais filme/proteína à superfície. ". Este mesmo membro tem um escumador no seu aquário de água doce. O que o escumador faz, se não estou em erro, é ajudar a limpar o excesso de filme à superfície e também ajuda a filtrar detritos em suspensão, para além de oxigenar a água. Por favor, corrijam-me se algo que disse estiver errado.

Revival

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado S.S.

 

Pesquisei sobre o FX6 e dizem maravilhas. Mas 43W... ai ai a conta da luz... Escolhi o Eheim Pro 3 por ter um consumo de 16W e fazer mais de 1200 litros/h.

 

Vou procurar outros antes de decidir. Mais opiniões são bem-vindas.

 

 

hmyxis, tenho um ancistrus com uns 10 cm que é um dos cagões que contribui para a lixeira do aquário. Quando resolve atacar as corydoras sempre causa alguma turbulência e uma nuvem de fezes à volta dele, mas o filtro parece que não puxa nada.

Ok. Questionei porque também comecei a reparar nessa sujidade desde que introduzi uns ancistrus. Limpam os troncos, mas acabam também por sujar mais o fundo do aquário com detritos.

Editado por hmyxis
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho um problema semelhante com as corys... levantam imensos detritos da areia.
Já consideraste um Fluval 406 em conjunto com o Eheim atual? Os dois juntos consomem menos que apenas o fx6 e tens a vantagem de ter dois, podes fazer limpezas alternadas e ficas com filtro se um deles avariar ou tiver algum problema (esperemos que não). Pelo que tenho lido, um JBL talvez também fosse uma boa opção...

Revival

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hugo, a descrição de escumador parece-me correcta para mim. Basicamente o que faz é uma agitação mecânica, de forma a separar o excesso de proteína da água, tal como acontece no mar, quando vemos aquela espuma amarela a acumular à beira-mar derivada da rebentação.

 

Por acaso não sabia que iria contribuir para a redução da película da superfície, que é outra chatice. Ainda para mais tenho cyclops a saltar na superfície, coisa que odeio e não me consigo livrar deles. Já andei a sondar um Eheim SKIM 350, que não é nada mais do que um filtro interno com entrada de água a partir da superfície.

 

Relativamente ao Fluval 406, é uma boa sugestão, 20w parece-me razoável para os 1450l/h, bem mais razoável que o FX6. Ando no entanto de volta do Eheim Classic 600 (antigo 2217), faz 1000l/h também com os 20w, no entanto tem um benefício que o pessoal mais entendido defende... é redondo e a água entra por um lado e sai por outro diferente, o que contribui para garantir que a água sai limpinha. Dúvidas e mais dúvidas... este ou aquele... enfim, estou desiludido com o meu Eheim Pro 3, não sei se me meto noutro Eheim.

Ricardo Domingues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado S.S.

 

Pesquisei sobre o FX6 e dizem maravilhas. Mas 43W... ai ai a conta da luz... Escolhi o Eheim Pro 3 por ter um consumo de 16W e fazer mais de 1200 litros/h.

 

Vou procurar outros antes de decidir. Mais opiniões são bem-vindas.

 

 

hmyxis, tenho um ancistrus com uns 10 cm que é um dos cagões que contribui para a lixeira do aquário. Quando resolve atacar as corydoras sempre causa alguma turbulência e uma nuvem de fezes à volta dele, mas o filtro parece que não puxa nada.

O consumo do fx é elevado mas faz o trabalho que nem 2 ou 3 filtros de 1200lts/h fazem. E esses 1200lts não serao reais. Terás 800 ou 900 por ai.

 

Tapaquê?!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, são 3500 l/h. Mesmo que não seja um valor real, com certeza que superará os 3000 l/h. Mas isto leva à minha questão inicial, que é: aquário "máquina de lavar". Se tivesse ciclídeos africanos encaixaria na perfeição.

Ricardo Domingues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de ter o meu Fluval 305 também andei de volta desse mesmo Eheim... Em comparação com o 406, o Eheim 2217 consome o mesmo, filtra menos litros por hora e tem menos espaço para matérias filtrantes (por ser redondo, ao contrário do Fluval). E não percebo o que queres dizer com "a água entra por um lado e sai por outro", uma vez que isso acontece em todos os filtros.
Fluval4063.png
A água primeiro passa pelas esponjas (à esquerda) e depois sobe através dos cestos com matérias filtrantes.

Já agora, que fauna tens? Devias ter referido isso logo no primeiro post...

E S.S., o fx pode ser muito bom mas não sabemos se o membro depois terá capacidade para suportar os gastos... para além de ser um filtro caro só por si, a conta da electricidade também não ajuda, com aquele consumo. Por favor, não leves isto a mal, Ricardo...

Editado por HugoHeisenberg

Revival

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hugo, refiro-me ao circuito que a água faz, entra por um lado do filtro e sai por outro, contrariamente ao que acontece com o fluval, que entra e sai somente pelo topo. Segundo os entendidos, os filtros clássicos da eheim têm a melhor estrutura de funcionamento por isso mesmo. E há quem não troque esses filtros por nada.

 

Quanto à fauna, referi no 1º post, Discus e escalares entre outros, como corydoras, alguns néons...

 

Quanto ao que referiste sobre o gasto... O meu objectivo é mesmo ter o menor consumo de electricidade possível mas manter um bom caudal. 20w seria o máximo.

Ricardo Domingues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah, já percebi o que queres dizer! Na minha cabeça, não sei porquê, estava a imaginar os Eheim também com a entrada e saída por cima... é possível que seja verdade, mas disso não percebo nada e nunca tive um Eheim.

Tens razão, desculpa. Até voltei ao primeiro post há bocado mas não vi. Desde que a corrente não seja exagerada, não me parece que vás ter problemas.

Sim, estou a perceber... 20w por filtro ou só pretendes manter um a funcionar?

Revival

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu Eheim PRO 3 600 tem entrada e saída por cima, escolhi-o porque tem um bom caudal, 1250 L/h por apenas 16w. Os Eheim Classic é que já funcionam com entrada por baixo e saída por cima, um único sentido sem voltas dentro do copo do filtro.

 

Mas quando comento por exemplo com alguns criadores de Discus, já me têm dito que o PRO foi má escolha. As opiniões tendem a ser as mesmas. A Eheim fez um design de filtro perfeito, o Clássico. Os outros modelos fizeram para poderem ter alguma variedade para apresentar aos clientes, no entanto a perfeição está no clássico. Lá fiquei com estas palavras, mas continua a fazer-me confusão comprar um Eheim Classic 600 com um caudal de 1000L/h a gastar 20W, quando pelo mesmo consumo há o Fluval 406 e maior caudal.

 

Como o Eheim Pro não faz o trabalho, não me importo de manter 2 a funcionar. Se for mais um a consumir 20W faço a festa com um total de 36W e fico com mais de 2000 L/h o que faz uma filtragem de mais do que 5X o volume de água que tenho no aquário.

 

Também vi agora o preço do FX6 e digamos que gastar quase 300 € num filtro se torna dispensável, uma vez que há opções mais acessíveis que farão o trabalho necessário.

Ricardo Domingues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acredito que talvez ajude a água não andar "às voltas" dentro do filtro, mas não sei se será algo tão crucial quanto isso. Acho que, caso estejas indeciso entre os dois, poderias abrir um novo tópico a pedir opiniões. Mas eu optaria pelo Fluval. É mais prático, tem maior rendimento e mais espaço para matérias filtrantes.

Acredito que um Fx6 compense, mas não nesta situação. Talvez para um aquário maior, em que se esteja a comprar o material todo...

Revival

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O fx reais faz pouco mais de 2000lts hora. Todos os filtros perdem 30 a 50% da potência anunciada em bruto.

 

Quanto ao consumo são 41 ou 43w conforme o modelo 5 ou 6 salvo erro e considerando a capacidade é bem razoável pois dois filtros fracos que gastem perto de 20w cada vão gastar o mesmo e não fazem o mesmo trabalho.

 

Quanto à máquina de lavar depende da forma que se mete a saida. A boca dupla do fx6 espalha bem a água e aquas com 150cm de comprido ou mais nunca terão agitação demais.

 

Tapaquê?!

Editado por S.S.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais