Primeiro aquário de verdade


Catia Pinto

Recommended Posts

Que marcas de filtros e termostato recomendam? Tenha que ser em conta, contando que estou em crise!!! :rtfm::bleh: Eu filtro tenho um, ainda é só de esponja mas está em perfeito estado é um rena filstar i1 ( http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?app=gallery&image=39122).

 

Acham que presta?

Comprar mesmo, tenho que comprar o termostato, barato. biggrin.png' alt=':biggn:'>

Eu quero plantinhas para o meu "baby" que areia aconselham, a que estava no aqua tirei-a e separei-a ficou só areia rio.

 

Eu gostava fazer algo engraçado com musgo e tronco tipo árvore.

Areia de rio segura as plantas? Ou tem que ser aquela como vocês todos tem ? :tongue:

 

Ajudem-me, se fosse tattoos ou carros não tinha "medo" agora peixes sou muito inexperiente e com medo de errar e matar o desgraçado! :unsure:

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho os dois....

O último que comprei (está agora em fim de ciclo) foi o de 40x40x40 que estou a montar para camarões.

Tens de ter em atenção que este modelo por ser mais alto já requer uma iluminação mais forte, dependendo claro do tipo de plantas que tiveres.

Quanto ao teu filtro acho que está no limite podes sempre tentar colocar aí umas matérias filtrantes biológicas mas o espaço vai ser sempre pouco. Para já se não tiveres hipótese de comprar outro de preferência externo, vais ter de te aguentar com esse :)

Quanto à areia acho que não há problema tenta não usar areia muito fina porque fica muito compacta e não deixa as raízes desenvolver.

Quanto ao tronco com musgo é muito fácil só tens de ter paciência. Vê na net que não faltam exemplos e até tutoriais.

 

Boa sorte e alguma coisa que precisares pergunta...

 

Cumps

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que tal o de 60x30x30? Foi o que mais gostei para o betta, visto que se for muito alto ele cansa-se e não chega a superfície da água para respirar, que pelo que li ele curtem muito. LOL

Leva menos litros que o 40x40x40 mas sempre tem mais comprimento, não sei, gostei dos dois.. :eusathink: qual gostas mais? :dance:

 

Eu quero plantas de fácil manutenção, visto que luz não tenho nenhuma e não quero essas coisas esquisitas de Co2. :rolleyes:

Como se chama essa areia que vocês usam?... que há a que tens, castanha/preta,etc acho muito gira e se calhar dá mais vida ao aqua com o betta.

 

Filtro para já se comprar o aqua tem mesmo que continuar este, mais para frente quero um daqueles todos top de cascata.

 

Fico aguardar, e obrigada claro porque eu pesquiso na net, no fórum, vejo vídeos, e até ficar a perceber minimamente da coisa não arranca o projecto.

Não quero matar mais peixes... :unsure::tongue:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Cátia

Se calhar o 60x30x30 é uma boa opção.

A areia tens várias opções e claro vários preços, é tudo uma questão de gosto e de carteira.:)

Podes sempre optar por areão de Rio por exemplo só tens de ter em conta que seja inerte,ou seja que não altere as características da água como o ph,e como queres plantas evita também areias muito finas porque ficam muito compactas e dificultam a expansão das raízes.

Em relação à luz vais ter de pensar em algo porque mesmo as plantas de fácil manutenção querem sempre alguma luz.

 

Cumps

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Filipe!

Mas o areão do rio não é suposto não mexer com o ph da água?

As plantas não podem receber só a luz ambiente? o meu quarto está virado para este e recebe luz todo o dia! :tongue:

Eu tenho um aplique (ve se nas fotos) , tambem tenho um comprido pai com 1m de led e uns outros quais queres para aqui espalhados LOL.

A luz liga-se de dia ou a noite? Diz-me que é de dia porque à noite não pede dormir com a luz acesa, já passei essa idade. biggrin.png' alt=':biggn:'>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Cátia

Em princípio sim deverá ser inerte e não mexer com o ph tens de ter é o cuidado de o lavar e ferver MUITO BEM.

Quanto à luz podes usar essas que tens aí por casa desde que não uses plantas mais exigentes.

O fotoperíodo pode ser feito durante o dia não tens problemas.

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Cátia

 

Eu tenho um aqua de 30L com um Betta e 4 camarões Amano. Como tu também optei por ambiente simples. Coloquei areão de rio que podes comprar num hipermercado, na zona dos produtos para animais. Nas lojas de animais também é das mais baratas. Quanto à luz comprei um candeeiro de leds no Aki. Liguei-o a uma tomada com temporizador, que podes comprar num hipermercado ou até nas lojas dos chineses, e programei para ligar pelas 11:00h e desligar pelas 18:00h.

Comprei um tronquito pelo ebay mas até podes procurar na "nossa" natureza e coloquei plantas de baixa manutenção como anúbias, foxtail, elodeas, fetos de java...

 

Esta é a minha experiência, Cátia, mas eu ainda sou uma "caloira" na aquariofilia...

 

Edit: Faltou dizer que coloquei um filtro de cascata e, agora que se aproxima a época do frio, vais ter de colocar um termostato porque os bettas gostam do calorzinho.

Editado por bettaa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Bettaa!

 

Yeii uma menina!!! :dance: LOL

Eu gosto bastante daquela areia preta que eles usam ou castanha escura não sei mas a "natural" não sei o nome. Mas acho que vai ter que ser mesmo areia rio.

Quanto a luz, a que tens é de aplique? ou tipo aqueles de afixar tecto. podes mandar um link para dar um exemplo, por favor?

E quero ver foto do teu aqua!!! biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Cumps

Editado por Catia Pinto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Cátia!

 

Elas também andam por aqui...:-D

O candeeiro que coloquei é no género destes http://www.aki.pt/iluminacao/candeeiros-mesa-e-de-pe/candeeiros-secretaria.aspx?VerTodos=1 . Mas o meu aquário é mais pequeno do que o que planeias comprar. No ebay encontras imensos candeeiros de aplique.

Editado por bettaa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada Bettaa!

 

Obrigada, eu desse género tenho ao chuto LOL

Mas eu vou ver, daqui a nada é Natal e ainda não está montado com tanto projecto no papel e na cabeça.

Vamos ver :smile2: se calhar esta semana vou buscar o aqua. :naughty:

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estive a procurar candeeiros no ebay e deixo-te esta possibilidade (vem do Reino Unido portanto o envio não deve ser muito demorado) mas tens imensas outras escolhas por lá...

Quanto à qualidade, já não me posso pronunciar porque nunca comprei este artigo...

Editado por bettaa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estive a procurar candeeiros no ebay e deixo-te esta possibilidade (vem do Reino Unido portanto o envio não deve ser muito demorado) mas tens imensas outras escolhas por lá...

Quanto à qualidade, já não me posso pronunciar porque nunca comprei este artigo...

 

Olá bettaa,

 

Eu já tive essa iluminação e não te aconselho a comprar, vais desiludir-te com a iluminação, para além de ser muito fraca (mesmo fraca) não compensa o valor da mesma, a que comprei era um pouco mais comprida e custou-me 23€......cheguei a casa e foi uma autêntica desilusão.....por sorte liguei de imediato à loja e fui trocá-la por outros artigos.

 

Este é o meu conselho, só segues se quiseres claro, essa iluminação só serve para um aquário de 3 ou 4L para um betta e sem plantados claro!

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Olá bettaa,

 

Eu já tive essa iluminação e não te aconselho a comprar, vais desiludir-te com a iluminação, para além de ser muito fraca (mesmo fraca) não compensa o valor da mesma, a que comprei era um pouco mais comprida e custou-me 23€......cheguei a casa e foi uma autêntica desilusão.....por sorte liguei de imediato à loja e fui trocá-la por outros artigos.

 

Este é o meu conselho, só segues se quiseres claro, essa iluminação só serve para um aquário de 3 ou 4L para um betta e sem plantados claro!

 

Cumps,

Olá Lusky

 

O candeeiro não é para mim. Estou a tentar ajudar a Cátia, que abriu este tópico. :) No entanto o teu feedback é importante!

 

Eu disse-lhe que não conheço a qualidade do produto...mas eu tenho ideia que já vi um dos moderadores aconselhar um candeeiro parecido com este para um aqua de 15 L. Como vinha de Hong Kong ou China custava à volta de € 7,00 ou € 8,00. Foi dito no tópico, também, que se um não fosse suficiente podia comprar dois....Por isso eu fiz esta sugestão mas, como disse, eu não conheço os candeeiros.

 

Mas é claro que falamos sempre de plantas com baixa exigência de luz.

Editado por bettaa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Lusky

 

O candeeiro não é para mim. Estou a tentar ajudar a Cátia, que abriu este tópico. :) No entanto o teu feedback é importante!

 

Eu disse-lhe que não conheço a qualidade do produto...mas eu tenho ideia que já vi um dos moderadores aconselhar um candeeiro parecido com este para um aqua de 15 L. Como vinha de Hong Kong ou China custava à volta de € 7,00 ou € 8,00. Se um não fosse suficiente podia comprar dois....

 

 

OPS.....fiz o quote no sítio errado :sorry: peço desculpa!

 

Obrigado pela atenção!

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hello!

 

Obrigada aos dois, Bettaa e Lusky pela ideia e feedback! :tongue:

Para já vou usar o que tenho por aqui espalhado em casa. (quando montar o aqua, claro) biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Mas agradeço a sugestão e o feedback da mesma.

Estou a gostar daqui, são todos amistosos e prestativos!!! :dance:

 

Cumps

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá :animal_fish:

Tenho andado a ler bastante sobre betta e aquarismo, etc.

O que como todo "estudante" nos deixa com dúvidas!!! :unsure:

 

O betta gosta de água com ph 6,5/6,8 - 7/7,2 até ai tudo óptimo!

Mas a dureza é que me está a dar nos nervos, LOL

 

Sei dos testes para medir blá blá mas, ele gosta de água mole, 4-8Gh +/- se eu tiver mais ou menos que esses valores (hipoteticamente falando visto que ainda não montei aqua) como faço para subir ou descer esses valores?

 

 

Obrigada "sensei's" fico aguardar o esclarecimento das minhas dúvidas. :dance::dance::dance:

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Cátia

Os parâmetros de cada espécie são importantes mas mais importante é evitar variações, ou seja eu tenho um betta num aquário de 18l e só sei que o ph está a 7.5 e ele está bem e feliz tento é evitar variações usando sempre a mesma água nas tpas por exemplo...

 

Cumps

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hello Filipe!!! :doofywave:

 

Obrigada pela ajuda mais uma vez.

O paulo vieira não tem o aqua de 60x30x30... :cry4:

Depois de finalmente me ter decidido...não conheces mais nenhum vendedor com preços acessíveis?

 

Gostei muito dos teus aquas!!!

 

As pedras que utilizas, são compradas ou dadas pela "mãe natureza"?!

 

Fico aguardar :animal_fish:

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que azar... :confused4:

Havia um anuncio no olx de um senhor de Gaia que também faz aquários mas não conheço pessoalmente.

As pedras são todas da mãe natureza...das praias aqui de Gaia

Em Francelos são aos montes... :rolleyes:

 

Obrigado pelo comentario. O maior em principio lá para o final do ano vai dar uma volta, vai dar lugar a um maior :dance:

 

Cumps

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, tens a hora de roer no padrao da legua que tbm faz aquarios e a precos baratitos ;)

 

Enviado do meu VF-895N através de Tapatalk

  • Votar + 1
                                                             [sharedmedia=gallery:images:34838]
                                                    https://www.facebook.com/ParadisePlantsAquarium

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para saber o volume do seu aquario, tera que medir um dos lados do aquario, essa medita será um valor X

 

para calcular o volume use a formula A = (X².raiz de 3)/4

depois multiplique tudo por 6 (não vi direito a foto, mas creio que seu aquario seja um hexagono, logo sao 6 triangulos equilateros)

depois multiplique pela altura... esse será seu volume

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Filipe obrigadinho mas, esse anúncio já tinha contactado e esquece...LOL é mais careiro.

As pedras da praia não são "dangerous" "pós" peixinhos?!

Eu referia-me a algo tipo montes ou algo assim. :drool3:

 

Mendes merci beaucoup, salvaste me a vida!!! :dance: Já foi encomendado por 15.99 :animal_fish:!!!

Sugestões de arranjar calhaus?!

 

Clarice, eu já sabia os litros do aqua mas, obrigada na mesma LOL!

 

 

Ando a fazer sketches do layout para o meu aqua!!! Inspirar-me aqui no forum a ver as vossas belezas!!! :bleh:

Cumps

Editado por Catia Pinto
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.