Ajuda urgente camarões!!


BrunoDiaz

Recommended Posts

Set up:

Aquario: 40x40x40

Filtro: Fluval C2

Termostato: Eheim 75W

Iluminaçao: Led 6.500

 

Substrato: Aquagro Shrimp Soil 8L

Tronco

 

Ola, agradecia opinioes e ajuda para o problema que passo a explicar.

 

Aventurei-me a montar um aquario para camaroes (set up a cima) arranjei o material todo e comecei por tratar o tronco..lavei o bem e depois fervi-o cerca de 3h em agua e sal depois deixei-o em agua da torneira 2 dias e visto nao tingir a agua pensei estar pronto. Passei a montagem, so nao plantei pois nao tinha as plantas disponiveis..enchi com agua engarrafada e apliquei o anticloro, ao 3º dia a agua turvou mas passou passado alguns dias..qual nao e o meu espanto quando passado uma semana o meu tronco começou a ganhar um tipo de algodao esbranquiçado que predura ate hoje nao deixando a agua ficar cristalina..ja pesquisei e li muito sobre o assunto mas continuo com muitas duvidas.

Sera que devo retira-lo ou deixa-lo estar como aconselham?

Devo esperar mais tempo? Colocar uma Molinesia para ver se da cabo do algodao?

Aconselham adicionar os camaroes (irei colocar crs ou cbs) findando a ciclagem?

 

Cumprimentos

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, antes de mais começo pelo fim (?), talvez os crs ou cbs não sejam os indicados para iniciar uma aventura destas, mas isso não é nenhuma ciência.. Em relação ao tronco, o muco esbranquiçado é perfeitamente normal, são microorganismos a alimentar-se da camada externa do tronco (pelo menos foi o que eu li que era, ou seja não tenho a certeza, mas uma coisa é certa, bate certo a meu ver...), e é algo que desaparece por completo com o tempo, lá está, o tempo do ciclo! Nunca introduzi vivos num aqua antes dos 40 dias, há quem diga que é muito tempo, que posso adicionar bactérias etc etc mas a meu ver com calma e ao natural é sempre outra coisa... Não coloques os camarões antes do tempo do ciclo acabar, e deixa que o muco desapareça, vai fazendo medições para teres a certeza e depois logo pensas na introdução dos vivos!

Espero que tudo corra bem e espera por mais opiniões, eu dei apenas uma das infinitas que existem ;)

Abraço !

Daniel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Janekinho, concordo contigo que as japónicas livram isso, são uns tanques autênticos, mas não será melhor deixar as coisas evoluírem naturalmente para evitar ao máximo baixas indesejáveis?

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Janekinho, concordo contigo que as japónicas livram isso, são uns tanques autênticos, mas não será melhor deixar as coisas evoluírem naturalmente para evitar ao máximo baixas indesejáveis?

Cumps

olá Dannigs...

 

sim,tens razão no que disseste,convém o ciclo terminar antes de meter bichanos,mas eu meti 6 caridinas japonicas xl(ainda estão todas vivas e de bela saúde) ao fim de uma semana com o conselho do Rui da aquaeden...elas são muito resistentes e eliminam todas as algas e fungos indesejáveis..são bichinhos maravilhosos,fartam-se de trabalhar,são autenticas "donas de casa",lol.

 

o meu tronco estava repleto desse fungo branco,que coisa feia,já estava a desesperar...assim que as caridinas entraram em acção...desapareceu tudo em poucos dias.

 

cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sei que sim, dai eu os chamar de tanques de guerra eheh mas se é para haver a introdução de crs ou cbs , convém que tudo desapareça com o tempo, pois são muito mais sensíveis !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim...se é para meter crs/cbs...convém meter só no fim do ciclo esses bichanos,mas o BrunoDiaz pode meter as caridinas agora para resolver o problema do fungo e depois no fim do ciclo junta os crs/cbs...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que juntar caridinas japonicas com crs/cbs não é bom. Os amanos comem tudo primeiro que os seus "primos" menores. E até podem comer os "sobrinhos" se os apanharem!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também tenho o meu tronco com um "algodão" branco que cresce casa vez mais e os meus 3 Amano "não lhe passam cartão"....tenho de ser eu, de vez em quando, a retirar o tronco do aqua e escová-lo com uma escova de dentes. Mas o algodão volta a aparecer.... Já tentei, durante a sinfonagem, colocar a mangueira junto dele para o aspirar mas não descola do tronco por nada....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hum..se calhar 3 pode ser pouco,nao sei.nao ves nenhumas melhorias no tronco?

O meu é de 54litros e as minhas 6 caridinas devoraram o fungo do tronco em poucos dias.

Nao as troco por nada,sao uns bichinhos fantasticos..

 

In Paradise!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas pronto,cada caso é um caso..para mim a nivel de limpeza as caridinas estao no topo,acho que o Bruno ia ficar bem servido para resolver o problema dele com o fungo.

 

Mas o António diz que nao convem misturar as caridinas com os crs/cbs poque pode dar mau resultado..

 

Os meu red cherrys estao todos vivos e as duas femeas estao grávidas..

daqui a 1mes ou 2meses quero meter uns quantos crs..depois irei ver como se vao dar com as caridinas,lol.

 

In Paradise!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal vou aqui partilhar com vocês, como eu resolvi o problema dos meus troncos há uns anos atrás e tirei grande parte das minhas dúvidas foi com este texto que acho hilariante:

 

"Meu tronco e a moça da loja: deixe ele de molho na água por 3 dias antes de colocar no aquário.

Meu tronco e meu joelho: aí, cuidado meu!!!

Meu tronco e minha filha de 3 anos: pá quê cê qué isso, pai ?

Meu tronco e depois de 3 dias: ainda sai muita tinta.

Meu tronco e a primeira entrada no aquário: Lindo!!!

Meu tronco e os peixes: beleza cara!, o paraíso é aqui.

Meu tronco e depois de 4 dias no aquário: a água parece um chá.

Meu tronco e a correria: comprar um filtro externo urgente.

Meu tronco e minha esposa: vamos trocar 1/3 da água.

Meu tronco e eu de novo: tirar do aquário parece ser melhor.

Meu tronco e o tanque: escova, água corrente 5 dias.

Meu tronco e a internet: "ajudem por favor" patati,patata.

Meu tronco e as descobertas: balde com água e sal.

Meu tronco e as descobertas 2: balde com vinagre.

Meu tronco e as descobertas 3: água fervendo.

Meu tronco e a água fria: não sai mais tinta.

Meu tronco e a dúvida: acho que posso colocar novamente.

Meu tronco e dia seguinte no calor: está muito turva a água do balde.

Meu tronco e o desespero: ele vai apodrecer e não vai entrar naquele aquário!!!.

Meu tronco e depois de 45 dias: acostumei a vê-lo dentro do balde.

Meu tronco e a Internet 2: dando dicas de tronco para os outros.

Meu tronco e meu cunhado Baiano: Ochê!! Tenho paciência pra isso não!

Meu tronco e meu cunhado: é isso que minha irmã te pôs na cabeça?

Meu tronco e minha cunhada solteira: Gostei do seu tronco, cunhadinho!

Meu tronco e minha cunhada crente: mas que troncão, heim ?

Meu tronco e meu filho 10 anos: 10 X 0 para o tronco

Meu tronco e minha sogra: eu não perco meu tempo com isso!

Meu tronco e o Clodovil : há,há há, há, Olhe para a lente da verdade....

Meu tronco e o Tiririca: Ô tronquinho lindijo!!!

Meu tronco e minha filha 2: manhê.... papai tá dando banho no tronco!!!

Meu tronco e o passeio de 7 de setembro: levei na sogra para ferver no fogão industrial.

Meu tronco e o retorno: sai tinta pra caramba ainda.

Meu tronco e eu 3: Não agüento mais lavar com a escova.

Meu tronco e olhar para a água de manhã: humm, que merd.....

Meu tronco e meu irmão: você tá salgando isso para assar?

Meu tronco e o chuveiro: água bem quente de novo.

Meu tronco e o desespero 2: Isso não vai Ter fim nunca.

Meu tronco e finalmente: está dentro do aquário seja o que Deus quiser."

 

Rubens Camas

 

Identifico-me completamente com certas partes do que aqui é descrito!

Editado por Vera Santos
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

 

Desde ja kero agradecer a ajuda e opiniao de todos! :thumbup3:

 

Dannigs10 e Janekinho pertendo fazer as coisas com calma..nao vou dar um passo maior k a perna, isso da asneira sempre.

Irei encomendar 4/5 caridinas japonicas para introduzir no proximo fim de semana onde ja terei 5 semanas de ciclagem..depois irei esperar e ver como evoluiu o aquario e depois ponderarei se irei por crs/cbs ou ficar me pra ja pelas caridinas japonicas.

 

Vou actualizando e agradeço novas opinioes/conselhos :smile2:

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha Bruno, acho que é uma opção muito sensata. A paciência é uma boa companheira para o sucesso da tua montagem.

Vai actualizando, a acompanhar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Quinta feira já cá estão 5 caridinas japonicas e umas bolas de musgo..Vai faltar o musgo fissidens k ta difícil de arranjar 😔 tentarei por umas fotos do projecto em breve 😊

Cumps

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas após colocar 4 caridinas japonicas o problema resolveu se mas agora deparo m com outro...a água do aquário n fica cristalina ( está ligeiramente esbranquiçada) um dos Camarões saltou do aqua durante a noite..2 estão calmos e um ligeiramente agitado e nadando perto da superficie..já li k pode ser da água mas os parâmetros estão bons..

começo a ver o projeto afundar se :(

 

Opnioes??

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, primeiro que tudo quero dizer que também tive o problema com o fungo branco no tronco. Acabei por meter um ancistrus, que morreu provavelmente por o ciclo não estar completo, e agora tenho 2 neritinas natalensis. Não reparei que tivessem comida essa coisa feia, no entanto, o fungo já começou a desaparecer, desde há coisa de 1 semana para cá. Agora, ainda se nota mas estás castanho. Ou seja, secou e morreu. Agora, quando puder, vou meter uma caridinas para me limparem aquilo.

 

Quanto a crs/cbs, não sou nenhum expert (até porque nunca os tive) mas já li que não devias ter os dois juntos, pelo simples motivo que vão acabar por acasalar e vais ficar com juntar misturadas e vai acabar por predominar o preto e o vermelho vai desaparecer.

 

Quanto ao comportamento estranho das caridinas, eu acho que devo ter a ver com o ciclo também, mas não posso afirmar que será isso.

 

Coloca os resultados dos testes. Esse filtro é de mochila, não é? E qual é o caudal?

 

Para sair um dos camarões do aquário e outro estar frenético é porque se passa qualquer coisa. Coloca todas as informações que achares relevantes. Possivelmente, terá que fazer TPAs. Mas indica primeiro as informações do aquário para o pessoal saber se pode/sabe ajudar. ;)

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais