Ajuda na compra de plantas


Sr.Oliveira

Recommended Posts

Bom dia Sr. Oliveira,

 

Vou ser sincero consigo e sem rodeios. A minha honesta opinião. Eu sei que por vezes as palavras difíceis evitam-se no sentido de não esmorecermos um amigo do hobby mas mais vale ser realista e não andarmos a contornar o inevitável.

 

Pelo que vi das fotos no link que enviou diria que o ideal é arrancar aquilo tudo para fora e lixo (restart). Nem um blackout aconselharia tal é o estado avançado de deterioração das plantas. É 10 vezes mais difícil recuperar isso e muito mais dispendioso do que reiniciar. Até para a sua própria animosidade.

 

É pena não termos umas fotos panorâmicas da globalidade do aquário pois essas dão outra visão ao problema. Até para vermos como está instalado o hardware.

 

Seria muito proveitoso umas fotos com melhor nitidez e de uma visão global.

 

Se a sua pretensão é um plantado terá que fazer algum investimento. E pelo que li encontra-se inclinado para tapetes e esses sem CO2 não vai lá (Já lá vamos mais à frente falar do CO2). Não se meta a colocar a Eleocharis sem boa luz ou CO2 porque vai demorar uma eternidade a crescer se não morrer mesmo e terá mais uma desilusão e mais uma vez investimento para o lixo.

 

100 litros de aquário mas que medidas tem? Precisamos saber as medidas para ver qual a melhor luz a aplicar mediante aquilo que pretende. Um low tech ou um high tech etc.

Pelas fotos se a tira led estava ligada então não temos luz sequer. 1ª situação a rever. No Olx há muita calhas á venda. Se quer novo tem calhas da Odyssea 2xT5 24w na “Ecoarium” ou na “Oliaquadream” a preço simpático . Em termos de relação qualidade preço é na minha opinião do melhor.

 

 


Filtro: Tetra ex600 –

 

 

Anuncia 600 litros / Hora pelo que para os 80 litros reais do aquário é justo. Mas serve. Retire a esponja de carvão. Se possível altere as cerâmicas originais para umas SERA Siporax que essas originais não lhe servem de grande coisa.

Ao fazer esta alteração aproveite a agua interior do filtro devido á colónia de bactérias ali existente não ser anulada.

É necessário ver como aplicou o INflow e o Outflow (fotos globais) e a altura das mangueiras. Perda de caudal se caso disso.

 

Substrato fértil: Jbl Aquabasic Plus.

 

 

É bom e bem escolhido. Boa fonte de nutrientes via radicular (raízes) mas falta a componente da coluna de água.

 

Substrato inerte: Pedra vulcânica triturada da Grécia –

 

 

Não sei do que fala não consigo visualizar bem. Mas eu em cima do Aquabasis da JBL colocaria um granulado da Aquagrow ou Prosoil (muito bons em termos de relação preço / qualidade). Não vale a pena ir para substratos mais caros como o Tropica ou ADA ou outros. Pode comprar o Aquagrow a preço simpático na "Oliaquadream"

 

Fertilização liquida :Aquatic Natura-Aqua-Plantplus. –

 

 

Ao optar pela Injecção de CO2 isto é para esquecer. Entrará no universo da fertilização por estimativa índex e não pense por agora compreender o que é. Não vale a pena baralhar-se muito. No futuro próximo depois de estabilizado o essencial e se quiser comprar e fazer a fertilização podemos ajuda-lo. Por ora sugiro que compre uma garrafa de Macros e outra de Micros ao Ivo Soares da “Soluções Aquaticas” e tem esse problema resolvido por meia duzia de trocos. É barato. E o próprio Ivo lhe dirá quantos ml / dia a dosear.

 

Bomba de ar :Elite 801 -

 

 

Se os equipamentos do Tetra estiverem bem posicionados e uma boa e regular manutenção do filtro não vejo utilidade. É mais um equipamento a ocupar espaço.

 

E para melhor a circulação um filtro interno que veio com o aquário.-

 

 

 

Sei que existe uma teoria de multiplicarem a litragem do aquário por 10 e que está bem difundido pela web que os aquários precisam muita circulação mas não leve isso tão assertivamente. Se o aquário estiver equilibrado não precisa de mais do que o Tetra. Aliás muita circulação no aquario tem outras implicações graves como por exemplo remexer o fundo em demasia..

 

Solução de CO2:

 

Difusor de VIV da Ecoarium.

 

http://www.ecoarium.pt/viv-beetle-glass-diffuser-30o/

 

40€

 

Regulador de CO2: Sei que há alternativas no mercado nacional mais baratas mas este eu conheço, e sei dar o meu aval da fiabilidade do equipamento. Excelente equipamento para toda e qualquer necessidade.

 

http://www.co2art.co.uk/collections/regulators-solenoids/products/aquarium-co2-regulator-dual-gauged-solenoid-magnetic-valve

 

50€

 

Botija de CO2 é procurar no OLX e por 10€ arranja uma. Mais 5 ou 6 euros e enche a botija.

 

Se verificar no total por 100€ (mais coisa menos coisa) fica com um sistema de CO2 5 estrelas. Com uma calha de luz adequada o meu amigo está pronto para outros voos na aquariofilia.

 

Isto seria o que eu faria antes de me meter a qualquer outra coisa.

 

Nem em testes iria gastar dinheiro. Um teste da JBL de No3 e outro de PH e outro de PO4 já são quase 100 euros nos três. E para quê os testes se o aquário tal como está não tem condições? Não é com os testes e outra fertilização que isso vai lá. Pense nisso. Se quer um plantado falta este investimento inicial. A partir daí o meu amigo já tem asas para voar.

 

Se quer um Low tech então não precisa de Co2 nem grande luz. Compre uma fertilização da Tropica, mas esqueça tapetes e tudo o que não seja plantas fáceis como valisnérias e anubias etc. Mas como li o seu entusiasmo com tapetes e outras plantas deixo o que eu faria.

 

Cumprimentos.

Editado por Paulo Alexandre Soares
  • Votar + 1

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,
É a verdade essas palavras evitam-se para não desmoronarmos os outros amantes deste hobi mas a a sua opinião é a realidade e é o que será mesmo necessário.
Quanto a fotos vou tentar tirar com mais definição e ao aquário todo para ver a problema no geral.
Esse investimento vai ser mesmo necessário tenho adiado bastante mas é a única solução e é necessário para o efeito que quero.
As medidas do aquario são : 80x40x30

Ambos partilhamos da mesma ideia mais vale dar um "restart"
O investimento será feito !

Fotos para ter uma ideia geral penso que consigui neste últimos dias controlar o problema:
http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?app=gallery&image=39079
Quanto à iluminação penso que sejam uns 15.4 w e sei que é pouco mas não há hipótese de por outra luz pois a luz é o próprio encaixe da tampa do aquário mas deve haver uma solução.
Quanto ao filtro montei-o como vinha no manual mas se algo estiver mal por favor diga-me.
Este substrato inerte foi bastante barato mas agora para o trocar por outro vai ser complicado por causa do fértil certo o fértil tem 5 meses ..era uma pena deitar tudo fora.
Quanto à fertilização como entro em contacto com esse senhor ?
Tenho a mesma opinião que o senhor não é necessário tanta circulação só o utilizei para tentar combater a dita cuja alga.
Eu estou interessado no sistema de co2 poderia me ajudar um pouco por favor ?
Muito obrigado, aguardo pela resposta

Cumprimentos,
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto à fertilização, ele recomendou a Soluções Aquáticas. Manda mail para eles a pedir um conselho sobre o fertilizante adequado ao aquário que irás (re)fazer. ;)

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas noites,

 

Decidi voltar a escrever neste tópico para mostrar a evolução do meu problema com as ciano bacterias ao fim de um mês de tpa`s e controlo de luminosidade.

Fotos :

11222799_1068569259842451_74287132262024

 

12190082_1068569416509102_73083161205124

 

 

12108981_1068569386509105_43003310366001

 

12049696_1068569389842438_55402366890431

 

 

 

12042938_1068569423175768_11135206404345

 

10984080_1068569429842434_39173112455975

 

 

12111962_1068569183175792_71145421694790

 

12043225_1068569579842419_58523944205720

 

 

12190791_1068569639842413_52263496884952

 

 

12189690_1068569629842414_44440144319877

 

A evolução está visível , afinal é possível recuperar o meu aquário !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Sr. Armindo,

 

Boa evolução! :) nota-se muita diferença.

 

Os peixes estão sempre na superfície da agua?

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Sr. Armindo,

 

Boa evolução! :) nota-se muita diferença.

 

Os peixes estão sempre na superfície da agua?

 

Cumps,

 

Boas Sr. Armindo,

 

Boa evolução! :) nota-se muita diferença.

 

Os peixes estão sempre na superfície da agua?

 

Cumps,

 

 

Nem por isso ,são é uns chatos sempre que me aproximo do aquário pensão que é a "hora da paparoca" e vêm à superfície.

 

 

Cumprimentos,

Editado por Sr.Oliveira
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok..ok...está justificado :) isso já é normal.

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois caso contrário seria preocupante certo ?

 

cumprimentos,

 

Sim, poderia dar-se o caso dos parâmetros da água não estarem correctos, assim como por exemplo a falta de oxigénio.

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso a mim parece-me algas castanhas (diatomas), pelas fotos. Posso estar enganado, mas é o que me parece.

 

E essas plantas estão em mau estado, sobretudo a anúbia gigante (?) que tem as folhas todas comidas. Isso é sinal de falta de alguma coisa, manganês, penso eu. Isso ou alguém que a anda a comer lool.

 

Que fertilizante andas a usar? Sempre compraste fertilizantes novos?

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso a mim parece-me algas castanhas (diatomas), pelas fotos. Posso estar enganado, mas é o que me parece.

 

E essas plantas estão em mau estado, sobretudo a anúbia gigante (?) que tem as folhas todas comidas. Isso é sinal de falta de alguma coisa, manganês, penso eu. Isso ou alguém que a anda a comer lool.

 

Que fertilizante andas a usar? Sempre compraste fertilizantes novos?

Não faço ideia do que sejam mas parecem estar por todo o lado .

 

Anubia gigante está um pouco degradada mas já está a lançar novas folhas , as outras folhas ficaram assim por causa da ciano bactéria começam a "sufocar" .

 

Neste ultimo mês deixei de usar fertilizante. Vou encomendar brevemente estou ainda a escolher

E estou a pensar comprar plantas novas e recomeçar o aquário com todo a 100%, co2, fertilizante, etc .

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então convém ires cortando as folhas velhas. Mas não cortes todas de uma vez. Deixa pelo menos 1. E à medida que vão crescendo as novas cortas as restantes. ;)

 

Eu vou começar a fertilizar agora com uns sais férteis. Fica mais barato, a longo prazo, e tens mais controlo sobre o que metes no aquário. Requer é conhecimento (ou alguém que te ajude com isso lol).

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então convém ires cortando as folhas velhas. Mas não cortes todas de uma vez. Deixa pelo menos 1. E à medida que vão crescendo as novas cortas as restantes. ;)

 

Eu vou começar a fertilizar agora com uns sais férteis. Fica mais barato, a longo prazo, e tens mais controlo sobre o que metes no aquário. Requer é conhecimento (ou alguém que te ajude com isso lol).

Obrigado,

 

Tenho estado a seguir uns quantos tópicos sobre isso é mais barato ,mas é mesmo isso é preciso conhecimento ou alguém que ajude senão dá asneira hahaha.

Editado por Sr.Oliveira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais