Guppys morrendo porque?


Márcio brandao

Recommended Posts

Tenho dois cometas com guppys e Danios,aquário com poucas semanas e guppys vem morrendo primeiro fêmeas e agora alguns machos,uma das fêmeas reparei que ela estava machucada na barriga quando ainda moribunda,pode ter sido os cometas?tenho que tira-los de lá?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando colocas comida, notas se comem?

Que comida dás aos guppys?

 

Há quanto tempo foi montado o aquário e passados mais ou menos quantos dias desde o primeiro dia colocaste os guppys?

 

Qual a frequências das TPAs e como estão os nitratos?

 

Cumps.

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas José,aquário tem um mês primeiro tinha só cometas depois de umas duas semanas coloquei guppys e Danio os danios estão ótimos até agora os guppys é que não,dou flocos para todos e sim todos comem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, o primeiro ciclo ainda não tinha sido feito, o que poderá ter influência.

Os Danios são muito resistentes.

Não respondeste sobre as mudanças de água e nitratos.

 

Os guppys TÊM DE TER alimento próprio. Embora também comam flocos e outros, a sua alimentação deve de ter uma forte componente vegetariana.

Os meus comem Guppy Gran da Sera. Além do que vão apanhando daquilo que dou aos outros peixes.

Por acaso os selvagens até são insectívoros.

Ah! Já agora qual a razão machos/fêmeas ie quantos machos para quantas fêmeas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, o primeiro ciclo ainda não tinha sido feito, o que poderá ter influência.

Os Danios são muito resistentes.

Não respondeste sobre as mudanças de água e nitratos.

Os guppys TÊM DE TER alimento próprio. Embora também comam flocos e outros, a sua alimentação deve de ter uma forte componente vegetariana.

Os meus comem Guppy Gran da Sera. Além do que vão apanhando daquilo que dou aos outros peixes.Por acaso os selvagens até são insectívoros.

Ah! Já agora qual a razão machos/fêmeas ie quantos machos para quantas fêmeas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora só tenho 3 machos,qual relação VC sugere? Isso do nitrato nao sei o que é,o ciclo quando descobri que tinha q fazer já tinha lá os peixes,ainda posso fazel algo?e também tenho guppy grande será só que não estava dando,vou passar a dar a eles,depois vou lar todo o artigo q me mandaste.desde já obrigado pela ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os guppys são peixes sexualmente muito activos. Eu não sei precisar um número adequado, mas talvez umas 3 ou 4 fêmeas para cada macho.

Se tiveres dois machos e uma fêmea, é bem provável que esta morra.

 

Tens de comprar um teste de nitratos.

Estes poderão estar entre 0 e 15 sem qualquer problema.

Se tiveres poucas plantas, entre 5 e 15.

Num aquário com muitas plantas, acho que algo entre 10 e 25 é aceitável.

Claro que depende também das espécies que temos.

 

Com que produto tratas a água antes de a colocar no aquário?

 

Cumps.

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os guppys são peixes sexualmente muito activos. Eu não sei precisar um número adequado, mas talvez umas 3 ou 4 fêmeas para cada macho.

Se tiveres dois machos e uma fêmea, é bem provável que esta morra.

 

Tens de comprar um teste de nitratos.

Estes poderão estar entre 0 e 15 sem qualquer problema.

Se tiveres poucas plantas, entre 5 e 15.

Num aquário com muitas plantas, acho que algo entre 10 e 25 é aceitável.

Claro que depende também das espécies que temos.

 

Com que produto tratas a água antes de a colocar no aquário?

 

Cumps.

 

José

Os guppys são peixes sexualmente muito activos. Eu não sei precisar um número adequado, mas talvez umas 3 ou 4 fêmeas para cada macho.

Se tiveres dois machos e uma fêmea, é bem provável que esta morra.

 

Tens de comprar um teste de nitratos.

Estes poderão estar entre 0 e 15 sem qualquer problema.

Se tiveres poucas plantas, entre 5 e 15.

Num aquário com muitas plantas, acho que algo entre 10 e 25 é aceitável.

Claro que depende também das espécies que temos.

 

Com que produto tratas a água antes de a colocar no aquário?

 

Cumps.

 

José

Boas José!o produto que uso é aqua pur Goldfish da API ou dapi,e perdi mais dois machos,vou comprar o teste e também tentar uma relação macho fêmea como VC sugeriu.outra coisa sumiu um Danio,pode o cometa ter comido ele?ele tem tamanho para isso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os danios são rápidos. Não sei qual a dieta do cometa.

Eu tenho danios há 8 meses e nunca tive mortes ou quaisquer outros incidentes, mas parece que podem ter tendência a saltar para fora do aquário.

 

Esse produto da Api parece ser caríssimo: 5ml para 8 litros.

4 gotas do Seachem Prime tratam a mesma quantidade.

Por acaso tens ideia do PH que tens no aquário?

Se puderes comprar, adquire o Seachem Stability.

Claro que cada um sabe aquilo que pode comprar, mas mais vale pagar 25 em vez de 20 e comprar algo melhor.

 

Cumps.

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Márcio, já percebi que cometeste alguns erros no começo, dizes que o aqua tem apenas um mês.

No início de qualquer aquário é preciso ter cuidado com valores de pH, nitritos nitratos e amónia.

Portanto era essencial saber estes valores, para além do mais o aqua não teve tempo de maturar.

Ora adicionar mais peixes enquanto não tens as coisas maturadas é um erro. Deves preocupar-te com o que acabei de dizer e não em comprar mais fauna.

 

Agora curiosidade das curiosidades é saber que tipo de aquário tens, dimensões e equipamentos que o acompanham, agradecia esta minha curiosidade satisfeita!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpas pela demora de resposta,tenho um aqua de 60 lts úteis e realmente fiz asneiras quanto ao ciclo,não sabia,e os peixes realmente morreram por isso,tenho filtro 60/120lts da será,termostato 70wts e led.José o Danio acho q foi mesmo um lanchinho para cometa, e já não há mais cometas dei a um amigo de água fria,porque procurei muito a volta do aqua e não vi nada,sabe como é alguns só querem vender mas quando este produto acabar vou ver outra marca mais em conta.

Agora uma pergunta pela experiência de vocês me digam,sempre quis ter um aqua e estou apaixonado só que queria um maior aí de uns 120 litros acham que posso entrar já ou acham que não?me digam como se fosse com voces. Um abraço até mais

Editado por Márcio brandao
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

Desculpas pela demora de resposta,tenho um aqua de 60 lts úteis e realmente fiz asneiras quanto ao ciclo,não sabia,e os peixes realmente morreram por isso,tenho filtro 60/120lts da será,termostato 70wts e led.

Não faz mal, eheheh! Qual é o modelo do filtro?

 

... e já não há mais cometas dei a um a migo de água fria...

Isso é que é uma ótima notícia, porque três cometas para 60l é muito pouco, são peixes que crescem muito e fazem muita porcaria, precisam de espaço e um bom filtro.

 

Agora uma pergunta pela experiência de vocês me digam,sempre quis ter um aqua e estou apaixonado só que queria um maior aí de uns 120 litros acham que posso entrar já ou acham que não?me digam como se fosse com voces. Um abraço até mais

Eu não acho problema nenhum, tens é de comprar novos equipamentos, termoestato, filtro que convém ser externo. Tens é de fazer as coisas com calma fazer um bom ciclo, mínimo de 30 dias, ir medindo os valores de nitrato, nitritos e amónia. Conseguires um pH estável e com valores aceitáveis, para o tipo de peixes que queres. Acho que deves também adquirir substratos fértil e inerte por cima para te ser mais fácil manteres plantas naturais. É que eu não sou apologista de plantas eou qualquer tipo de decorações artificiais. Acho que um aqua deve ter um aspecto natural, o mais parecido com a natureza.

 

Atenção a uma coisa, o facto de os filtros dizerem que dão para 60 a 120l litros pelos fabricantes isso acaba por não ser verdade porque quando lá aparece a relação de litros por por hora, esses testes que eles fazem é sem matérias filtrantes, quer mecânicas ou biológicas. Portanto o caudal de saída desce para 40% a 50%. Estás a perceber?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não faz mal, eheheh! Qual é o modelo do filtro?

Bom,aqui na caixa diz,SERA precision fil 120

 

Isso é que é uma ótima notícia, porque três cometas para 60l é muito pouco, são peixes que crescem muito e fazem muita porcaria, precisam de espaço e um bom filtro.

Eu também fiquei contente por isso mesmo

 

Eu não acho problema nenhum, tens é de comprar novos equipamentos, termoestato, filtro que convém ser externo. Tens é de fazer as coisas com calma fazer um bom ciclo, mínimo de 30 dias, ir medindo os valores de nitrato, nitritos e amónia. Conseguires um pH estável e com valores aceitáveis, para o tipo de peixes que queres. Acho que deves também adquirir substratos fértil e inerte por cima para te ser mais fácil manteres plantas naturais. É que eu não sou apologista de plantas eou qualquer tipo de decorações artificiais. Acho que um aqua deve ter um aspecto natural, o mais parecido com a natureza.

Eu pretendo ficar com os 2 aquas e vi muitos vídeos e li muito sobre isso no último mês, e concordo com você eu vou por tudo natural,só que este que montei sem pesquisa está uma treta pedras coloridas e plantas artificiais,mas vou trocar em breve,você acha que posso recolher areão e ferver,ou é melhor comprar?

Atenção a uma coisa, o facto de os filtros dizerem que dão para 60 a 120l litros pelos fabricantes isso acaba por não ser verdade porque quando lá aparece a relação de litros por por hora, esses testes que eles fazem é sem matérias filtrantes, quer mecânicas ou biológicas. Portanto o caudal de saída desce para 40% a 50%. Estás a perceber?

entendi sim,e obrigado por citar isso,mas a princípio vou mesmo comprar outro filtro,para manter os 2 aquas,você sugere externo?de que tipo?obrigado e abraço minha mensagem se misturou com a sua mas as respostas estão la,.rsrsr Editado por Márcio brandao
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse filtro vai-te dando para o de 60 litros, não podes é descorar as tpas semanais.

 

Marcio, os areões inertes não são caros, é melhor jogares pelo seguro. :smile2: Convém é escolheres um fértil por baixo para o caso de quereres plantar o aqua.

 

 

Do filtro, mas já tens o 2º aqua?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse filtro vai-te dando para o de 60 litros, não podes é descorar as tpas semanais.

 

Marcio, os areões inertes não são caros, é melhor jogares pelo seguro. :smile2: Convém é escolheres um fértil por baixo para o caso de quereres plantar o aqua.

 

 

Do filtro, mas já tens o 2º aqua?

sim tenho feito as TPA e sim vou plantar os 2 e ainda não comprei mas vai ser em breve estou pesquisando primeiro para não fazer besteira,quero ver se no princípio do ne compro e começo a montar,mas já começo a saber(ou penso saber)o que fazer.abraço
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

obrigado a todos que me ajudaram aqui neste tópico,mas não havia nada para ser feito,era mesmo o ciclo que não estava feito :ohmy: e o único sobrevivente de nove guppys da tortura que os coloquei na minha ignorância e falta de conhecimento na altura é este que baptizei de sobrevivente.IMG_5014_zpsurvvl7qa.jpg

Editado por Márcio brandao
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando eu tive guppies tive alevins pouco tempo depois. Não sabia bem o que fazer. Mas simplesmente tinha flocos que esmaguei o mais possíveis e dei e eles comiam. E escondiam-se nas pedras, atrás do filtro. Enfim, onde podiam. E sobreviveram ainda uns 9/10/11, já não me lembro bem. E não tinha plantas. Então com plantas nem tens que te preocupar. A única coisa com que tens que te preocupar é em disponibilizar comida pequena o suficiente para eles comerem. De resto, ele fazem sozinhos. E se por acaso não sobreviverem, não te preocupes. Os guppies são grandes sex machines pelo que desde que tenham boas condições tens aí peixeirada para o resto da vida lol.

 

Bringer, não concordo que os guppies tenham que ter alimentação própria. Eu quando tive guppies sempre lhes dei flocos da marca auchan e correu sempre tudo bem. Pode e deve, claro, ter alimentação variada porque ficam com melhor saúde e cores acentuadas, etc. Mas não morrem por ter apenas flocos, como alguns peixes.

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando eu tive guppies tive alevins pouco tempo depois. Não sabia bem o que fazer. Mas simplesmente tinha flocos que esmaguei o mais possíveis e dei e eles comiam. E escondiam-se nas pedras, atrás do filtro. Enfim, onde podiam. E sobreviveram ainda uns 9/10/11, já não me lembro bem. E não tinha plantas. Então com plantas nem tens que te preocupar. A única coisa com que tens que te preocupar é em disponibilizar comida pequena o suficiente para eles comerem. De resto, ele fazem sozinhos. E se por acaso não sobreviverem, não te preocupes. Os guppies são grandes sex machines pelo que desde que tenham boas condições tens aí peixeirada para o resto da vida lol.

 

Bringer, não concordo que os guppies tenham que ter alimentação própria. Eu quando tive guppies sempre lhes dei flocos da marca auchan e correu sempre tudo bem. Pode e deve, claro, ter alimentação variada porque ficam com melhor saúde e cores acentuadas, etc. Mas não morrem por ter apenas flocos, como alguns peixes.

é pelo menos por agora vou fazer isso tambem, to doido pra chegar em casa e ver os bichos.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.