Dúvida Iluminação "Built-in"


mariakapis

Recommended Posts

Boas, tenho um aquário com uma tampa que já tem a lâmpada integrada pois veio num starter kit.

É um aquadream da aquatlantis, com cerca de 60x30x35.

De momento ela tem uma T8 438mm flourescente de 15 watts, mas gostava de mudar para led pois esta sobreaquece o aquario e não é muito luminosa.

A minha dúvida é, será que consigo integrar uma led na propria tampa do aquario no lugar da anterior? Sabem onde encontrar leds equivalentes à t8 que tenho? Haverá outra alternativa? Ou é de todo impossivel? Não percebo muito de iluminações...

Obrigada :)

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

apenas um aviso, uma lampada led q vas substituir, implica removeres o balastro e alterares a ligação, ou seja, na lampada led, a ligação é feita directamente ao cabo da tomada de 220V.

 

Outra coisa, a lampada led, não te vai dar mais iluminação, pelo contrario!

 

O que podes fazer, é trocares o balastro, os clips e metes uma T5L8 de 24W ( são mais 9 w do q tens )

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Viva mariakapis,

 

Se é o aquário que eu estou a pensar (e igual a 5 que eu tenho cá em casa), será difícil a aplicação, por exemplo, de umas tiras LED de 40-50cm. Digo isto porque na parte mais lisa do interior da calha, há uns pequenos altos e letras ou que é que não ajudam nada para a colocação da cola das tiras LED.

 

vic_nunes, aquilo que dizes é verdade se formos a considerar que a lâmpada LED a substituir for de tecnologia SMD 3528 com aquele vidro fosco... Isso não dá nada quase. Mas se houver possibilidade de arranjar, a bom preço claro, uma espécie de tubo em T8 de tecnologia LED SMD 5050 para cima, então aí já justifica essa opção. A troca de t8 para t5 num desses starter kits é muito complicado e dispendioso de tempo e $$, sigo eu.

 

cumps,

David

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Esse aquário tem uns apoios na tampa para instalação de LED da marca, não se vê muito a venda, mas existem.

 

Pesquisa por Safe Lighting LED Aquatlantis o valor ronda os 50 a 60 euros, mas não tens trabalho DIY com alterações, tiras esse monstro do meio do aquário, e acabas com o problema do aquecimento...

 

Confirma o modelo do aquário se é o Aquadream 60...?!

 

Se for será o modelo de 10W 46cm Safe Lighting LED Aquatlantis

 

Confere aqui no catalogo da marca

 

Podes comprar online, encontrei em várias lojas, mas também podes ver nas lojas locais, pois mesmo que não tenham em stock, podem pedir...

Editado por Pedro Bernardo

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Olá

 

Há outras soluções, mas ou são muito caras ou implicam o adeus a tampa... É o mal dos aquários KIT, a única que têm de boa é que trazem alguns para o vicio como foi o meu caso, de resto acabamos por substituir isto e aquilo e quando damos conta queremos mudar de aquário e já gastamos muito dinheiro.

 

Dispõe ;)

Editado por Pedro Bernardo

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais