Aquário Marinho - COSTA PORTUGUESA.


Marina Matos

Recommended Posts

Boa Tarde,

 

Estou-me a iniciar agora na aquariofilia e peço desculpa se disser alguma "barbaridade".

 

Adquiri um aquário de 240l 120/40/50, daqueles que já vem com Kit de iniciação.

 

O filtro é um BIO POWER 2000- 700Lts/H.

 

Termostato não irei utilizar pois será de água fria (do mar)

 

E pretendo adquirir um bom escumador.

 

Muito tenho lido (aqui e noutros sitios) mas sinceramente quanto mais leio menos pareço perceber.

 

1º. Não quero por Sump nenhum.

2º. Quero algo simples e que cumpra o objetivo.

3º. Não pode ocupar muito espaço, visto que o Filtro que tenho agora é interno (se bem que a médio prazo quero por um filtro externo).

 

Alguém me consegue ajudar? Modelos? :sorry:

Tenho lido imenso e parece que à pessoas que complicam um bocadinho... acho que é um efeito comercial também..." isto para aquilo...aquilo para acoloutro"... se existe no mercado é porque é necessário, e não me parece que seja mesmo assim... alguém tem a mesma opinião? ou serei eu estou a ser um pouco "leiga" no assunto?

 

Obrigada a todos.

 

 

Bjs

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Marina,

 

A manutenção de fauna da costa portuguesa é equivalente a um aquário de recife. Pelo que deve estudar bem antes de começar a sua aventura, de forma a ter sucesso na sua manutenção e evitar sofrimento animal e frustrações. Não faz referencia à bomba de circulação, algo bem importante... deve ser 20 x a litragem.

 

Nota que peixes será sempre mais facil de manter que anemonas que são exigentes na qualidade de água, circulação e luz e para as quais deve seguir toda a informação dada para os aquarios de recife no que toca a qualidade de água, nomeadamente ciclo do nitrogenio, fosfatos, escumador em condições e luz em condições, hoje em dia estão em voga os LEDs.

 

Muitos aquarios que pode ver serão de novatos e podem não ser bons exemplos. Aquários marinhos são significativamente mais complexos que água doce, não impossíveis, mas para novatos compreender certas questões pode ser complicado.

 

 

Aquarios com kit, são kits para agua doce, que mal para água doce servem. Mas ainda dão para manter os peixes de água doce com sucesso...

Em água salgada não servem para nada... Mesmo os filtros externos em agua salgada têm uso bem diferente da agua doce... e o que está lá dentro tem que ir tudo fora... pois são para água doce... se vai por sump não precisa de filtro.

 

Estude bastante aquarios de recife para ter noção de como se montam aquários marinhos. :idea:

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

podes perfeitamente montar o aquário sem sump, mas com um filtro externo.

filtro interno não aconselho.

o escumador, é o mais importante, convém adquirir um bom.

 

os equipamentos a utilizar, é uma questão de opção.

muitos deles servem para facilitar a vida ao aquariofilista, cabe a cada um optar por usar ou não.

 

eu tenho também um aquário da costa portuguesa (120L), e como disse o QUO, os peixes são relativamente fáceis de manter.

já as anémonas, são mais sensíveis, e precisam de melhor qualidade da agua, circulação e iluminação.

 

eu não tenho sump, e uso um filtro externo só com cerâmicas, e um filtro de areia fluidizado.

 

outra questão essencial num aquário da nossa costa é a temperatura da agua.

aqui o problema não é aquecer, mas sim arrefecer.

no verão não convém passar dos 24-25º no máximo.

eu uso um controlador de temperatura, que quando chega aos 23º dispara as ventoinhas por cima do aquário para o arrefecer.

no meu caso resulta pois o sitio onde o tenho é fresco, mas se não for assim, muitas vezes é necessário um refrigerador.

 

Arrancar com agua, areia e rochas do mar é meio caminho andado.

Editado por Rui Cardoso
  • Votar + 1

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Noite,

 

Agradeço as respostas.

 

Começo por dizer que já montei o aquário.. com agua do mar... rocha viva com limos...mexilhões... e coloquei camarões (uma vez que todas estas espécies ajudam na filtragem da agua)... a agua já ficou transparente o que me agrada (o que acham? é normal? quanto tempo em media demorá a ficar completamente limpa?)

 

Ando a ver escumadores, não quero pôr de todo um sump e os escumadores que me apresentam são todos internos... ou sejam submergíveis... sei que existem uns externos que ficam colocados na parede do aquario.. alguém conhece? sabem onde comprar?

 

Rui Cardoso não tem escumador no seu?

Rui... também pretendo adquirir um sistema de refrigeração mas agora penso não ser prioridade (vem ai o frio..eheheh).

 

Outra questão são as lampadas... o meu tem uma barra LED... mas penso que é insuficiente... pretendo por mais... alguem usa? sabe onde encontrar? nas lojas onde fui não consegui encontrar.

 

Obrigada mais uma vez...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens alguns escumadores de mochila que são bons e não estragam muito a estética do aquário tal como os Deltec MCE600 ou um, bastante maior :( como o Turbofloater Blue da Aquamedic. Devem haver outros...

O problema de não teres sump é que todos os equipamentos vão ficar visíveis .... há aquários em que colocam um vidro atrás, ou numa lateral em que o material fica lá escondido. Se tiveres possibilidade de adicionar um vidro e que fique preto é uma maneira de esconderes esses equipamentos.

Boa sorte para o aquário.

 

António

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A refrigeração é o menor dos teus problemas. Muito menor quando comparado com o resto dos desafios.Até tenho alguns invertebrados nacionais em recife.. como aliás quase toda a gente... Mas só dão alguns por causa da temperatura a que mantemos, a temperatura domestica tirando o Verão é segura. Se as pessoas notam mortes é por causa do aquário não ter condições... não tem circulação, problemas de ciclo, problemas de exportação de nutrientes, fauna indevida. Por exemplo, até na colocação da rocha existem regras...

 

 

eu uso escumador interno tunze 9004. o problema é mesmo ocupar muito espaço. tapa-se com rocha viva... mas é um bom escumador e não fere a vista, não comparar com escumador tunze inferiores.

 

mexilhão má ideia... vais começar a ter problemas, pois podem começar a morrer.O mexilhão precisa de muitos nutrientes e tudo o que precisa de muitos nutrientes em aquario é o mais dificil de manter, um mexilhão ou dois pela curiosidade tudo bem... consegue-se manter por um tempo.

 

 

Boma de circulação: importantissimo: já tens?!

 

os LEDs... hoje em dia o hobby já abandonou as T5 e mudou-se todo em massa para LEDs, que loja é essa?! Há LEDs baratos DIY (mas fracos) e também leds profissionais baratos (baratos na ordem dos 70-80 euros lol)...

Editado por Quo
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...

Boa Noite,

Passado quase 5 meses do começo desta aventura aqui vai...

 

Isto afinal não é tão difícil!!!!!

 

A água está sempre transparente sendo que faço duas mudas por mês entre os 20-40L.

 

Não tenho tido grandes problemas com a fauna que tenho inserido no aqua.

 

O mexilhão agora não tenho nenhum, mas quando os meto duram muito tempo.

 

Tenho ameijões e ostras já vão para quatro meses.

 

As gorgónias o coral verdadeiro e os vermes fazem a decoração.

 

Sargos e Bodiões já levei para o mar, pois crescem muito, e a ideia do meu aquário é reproduzir o ambiente marinho, logo se o espaço é limitado o tamanho dos peixes também terá que ser, devolvo ao mar e troco por outros mais pequenos.

 

Com o meu pagaru não tenho grandes problemas com os meus sargos e bodiões a não ser os comidos por ele :sorry:

 

Deixo algumas fotos dos mais engraçados.

 

 

jb2sya.jpg

 

2ur1hza.jpg

 

2e0pcu9.jpg

 

a0jw2b.jpg

 

es3i1k.jpg

 

qobs3n.jpg

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...