Substituição/melhoramento de balastro Odyssea


vic_nunes

Recommended Posts

Boas,

 

adquiri recentemente a um amigo, uma luminaria Odyssea T5 4x39W com balastros externos. Um dia, decidi medir o consumo, pois achava q a luz era mais fraca que os 156W q supostamente aquilo deveria debitar, e para meu espanto, tinha razão, infelizmente...

 

Em vez de 78w em cada balastro, o consumo medido era de .... 62W em cada. Reparei também que quando arranca, cada balastro começa a funcionar nos 70/72W, e quando começa a "aquecer" baixa para os 62W.

 

Depois disto, pensei, bem, se calhar é melhor pensar em comprar um balastro decente, mas antes de comprar decidi procurar na net imagens do dito desmontado, e eu, como não percebo nada do assunto até fiquei contente qd as encontrei, o pior foi qd vi um balastro da Osram e da Philips, com 6 ou 7 ligações para cada 2 lampadas enquanto o que eu tenho só tem 2 ligações...

 

Como não percebo nada do assunto, pesquisei, pesquisei, e houve uns gajos no EU q substituiram o dito balastro sem stress, mas o balastro em causa tem 3 cabos, é de 120v e não existe na europa.

 

Agora gostaria de perguntar a alguem que perceba do assunto, se é possivel, sem estar a enfiar mais cabos dentro da calha, substituir os balastros com balastros "normais" europeus de 220v.

 

A calha é esta:

 

http://www.odyssea-aquarium.com/info.asp?id=119

 

 

O balastro é este:

http://www.odyssea-aquarium.com/info.asp?id=320

 

 

 

o esquema da ligação do balastro é o seguinte. A saida tem 4 cabos, Preto, Verde, Castanho, Azul.

 

IMG_2749_zpscdmc21mi.jpg

 

um dos conjuntos de 2 lmapadas tem a seguinte ligação

 

um5zLGo.png

 

em que o castanho e o azul, vem do balastro, e depois tem um fio a ligar 2 pontas da lampada, e nessa ligação, existe um componente electrónico, que não consegui perceber o que é, mas ou um condensador, ou uma resistencia... não sei...

 

 

Ou se é possivel melhorar o balastro em causa, sem estar a substituir.

 

 

Desde já muito Obrigado!

Editado por Vera Santos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estão com preguiça porque os há!

Aguarda mais um pouco.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Não entendendo muito da tecnologia t5/t8 e balastros:

 

- Esse sistema tem já quanto tempo de uso com o dono antigo, sabes? Pode ser eventualmente as lâmpadas serem já bastante usadas;

- Como mediste a potência do sistema? Que medidor usaste?

- Esse componente castanho que dizes é capaz de ser o arrancador, não?

- Será que a diferença entre ter 3 ou 4 fios não será por ser um balastro de 1 ou 2 lâmpadas (um de terra, um de - e um ou dois de +)?

- Já agora, este sistema a melhorar seria para que aquário?

 

cumps,

David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Não entendendo muito da tecnologia t5/t8 e balastros:

 

- Esse sistema tem já quanto tempo de uso com o dono antigo, sabes? Pode ser eventualmente as lâmpadas serem já bastante usadas;

- Como mediste a potência do sistema? Que medidor usaste?

- Esse componente castanho que dizes é capaz de ser o arrancador, não?

- Será que a diferença entre ter 3 ou 4 fios não será por ser um balastro de 1 ou 2 lâmpadas (um de terra, um de - e um ou dois de +)?

- Já agora, este sistema a melhorar seria para que aquário?

 

cumps,

David

Boas,

 

Respondendo as tuas perguntas:

 

- Esse sistema tem já quanto tempo de uso com o dono antigo, sabes? Pode ser eventualmente as lâmpadas serem já bastante usadas;

Boas, aquilo teve uns 3 meses de uso, ele acabou por "desistir" do hobbie. As lampadas são novas, comprei-as eu!

 

- Como mediste a potência do sistema? Que medidor usaste?

Usei um medidor de consumo daqueles q te dão media de consumos, consumo instantaneo, voltagem, e amperagem. comprei aquilo no AKI, e está a funcionar correctamente.

Se o sistema tem 2 lampadas em cada balastro, no minimo ( sem contar com o consumo do proprio balastro ) deveria dar 39x2=78W.

 

- Esse componente castanho que dizes é capaz de ser o arrancador, não?

Pois, não sei, mas penso q o sistema das T5 não usa arrancador, até pq ao conrário das T8, estas ligam instantaneamente.

 

- Será que a diferença entre ter 3 ou 4 fios não será por ser um balastro de 1 ou 2 lâmpadas (um de terra, um de - e um ou dois de +)?

Não sei, sei q este balastro em causa usa 4 fios para cada conjunto de 2 lampadas, e pelo que consegui observar, tenho 2 fios para cada lampadas, mas reparei numa coisa, o fio castanho, dentro do balastro faz a conecção entre as 2 lampadas, isto é, se desligar o balastro das lampadas, não tenho qq fio em comum, mas se ligar o balastro o fio castanho faz de ponte entre as 2 lampadas...

 

- Já agora, este sistema a melhorar seria para que aquário?

tenho um aqua de 100Cx40Lx50A. Como tenho 50 de altura, se tivesse mais luz, melhor...

 

Thanks! ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Desculpa, nem reparei que tinhas escrito T5 :/

 

- Será que a diferença entre ter 3 ou 4 fios não será por ser um balastro de 1 ou 2 lâmpadas (um de terra, um de - e um ou dois de +)?

Não sei, sei q este balastro em causa usa 4 fios para cada conjunto de 2 lampadas, e pelo que consegui observar, tenho 2 fios para cada lampadas, mas reparei numa coisa, o fio castanho, dentro do balastro faz a conecção entre as 2 lampadas, isto é, se desligar o balastro das lampadas, não tenho qq fio em comum, mas se ligar o balastro o fio castanho faz de ponte entre as 2 lampadas...

 

Consegues tirar uma foto?

 

cumps,

David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, não, aquilo dá uma trabalheira desgraçada a desmontar. Mas aqui tens o link da desmontagem de uma luminaria identica.

 

http://www.nano-reef.com/topic/362352-t5-odyessa-project-now-painted/

Editado por vic_nunes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...

Boas..tambem tenho uma calha da odyssea 4x39w..com dois balastros externos de 4 fios...um avariou e fui comprar um balastro de 2x39 mas ele usa 7 fios e o balastro da calha so tem 4....como resolveste o problema? Eu nao queria estar a passar mais fios na calha....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

O problema não é do balastro...

O balastro conseguirá "fornecer" até 78W, mas se as lâmpadas não consumirem esses 78W o balastro não os fornece!

 

A ver se consigo explicar um pouco mais simplificado (vamos deixar de lado este tipo de balastros electrónicos para já):

 

Os balastros não são mais que um transformador.

Servem para baixar a tensão da rede, para a tensão de trabalho da lâmpada fluorescente. Nada mais que isto!

Como qualquer transformador, são dois enrolamentos de fio à volta de um núcleo de ferro que por indução do primário, "dá" uma tensão de saída no secundário.

Mas existe sempre a limitação da corrente.

É pela secção do secundário, que sabemos qual é a corrente máxima que o fio aguenta antes de queimar (derreter/fundir).

Com estas informações todas sabemos então qual é a potencia máxima que o nosso transformador (balastro) aguenta!

 

Agora, estou eu aqui a falar nestas coisa todas de corrente, tensão e potencia... devem pensar que sou meio doido...

São as unidade de medida eléctricas:

Potencia eléctrica é medida em Whatts (P)

A tensão (ou diferença de potencial) é medida em Volts (U)

A corrente eléctrica é medida em Amperes (I)

 

Com estas informações e da maneira mais simples possível, demonstrando a formula da potencia eléctrica:

 

P = U x I (a potencia P é igual ao valor da tensão instantânea U a multiplicar pelo valor da corrente instantânea I)

 

Agora voltando ao teu balastro...

A sua potencia é de 78Whatts.

Se a lâmpada que utilizares com esse balastro for de 8Whatts ---- pode sem problema algum.

Se a lâmpada que utilizares com esse balastro for de 54Whatts ---- pode sem problema algum.
Se a lâmpada que utilizares com esse balastro for de 80Whatts ---- queimará o balastro em pouco tempo, se não for instantaneamente.

 

Se utilizarmos mais que uma lâmpada ligada ao mesmo balastro, é preciso ter em conta que as suas potencias somam!

Se usarmos 3 lâmpadas de 36Whats, o valor final da potencia será 108Whatts ------ não pode, o balastro queima.

 

Desculpa pelo texto, mas ainda assim foi a maneira mais simples que consigo explicar isto.

Já não me lembro bem da teoria... o meu curso foi em 1992...

Mas de uma maneira mais simples, acho que expliquei para que se entenda.

 

Esse balastro que estás a usar, é igual aos mais antigos.

Apenas tem o transformador (ou transformadores) um pouco diferentes e mais compactos, e o arrancador está no mesmo circuito dentro da caixa.

 

Balastro e arrancador "à antiga":

balastro.png

 

Glow_Starter_for_Fluorescent_Lamp.jpg (repara que este arrancador funciona com lâmpadas de 4 até 65Whatts)

 

Agora... o teu balastro:

 

IMG_2749_zps3afyixnd.jpg

 

Onde 1 é a parte de starter (arrancador) e o 2 é a parte de transformador (balastro)

 

Desculpem ser tão extenso... mas não sei explicar de maneira mais simple...

 

Abraço,

Firmino Ribeiro

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Epá! Firmino, eu percebo alguma coisa de electricidade/electrónica ( pouco, o basico mm ) e a tua explicação foi excelente. MUITO OBRIGADO desde já!!!!!!

 

 

já há algum tempo q não meço os consumos, logo irei verificar novamente, até pq mudei umas lampadas...

 

 

Agora há uma coisa q não entendo, pelo menos com as lampadas antigas q tinha la. por exemplo, se tivesse o balastro/lampadas frias, ou seja, mais de 30 min desligados, assim q ligava aquilo, e pelo menos durante 10/20 minutos, aquilo bombava quase a 90%, ou seja, em vez dos teóricos 78w ( 2 x 39w ) aquilo funcionava a 70/72W, e depois baixava para os 62W...

 

Qual será a razão para isso acontecer? resistencia electrica nos transformadores??? Se sim, deve ser pq os transformadores não têm grande qualidade, não?!?

 

Muito Obrigado

Vitor Nunes


Boas..tambem tenho uma calha da odyssea 4x39w..com dois balastros externos de 4 fios...um avariou e fui comprar um balastro de 2x39 mas ele usa 7 fios e o balastro da calha so tem 4....como resolveste o problema? Eu nao queria estar a passar mais fios na calha....

Boas,

 

Não mexi naquilo... está como veio... e enm devo mexer, para já... enquanto aquilo tiver garantia!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Com o continuar do funcionamento das lâmpadas (logo nos primeiros minutos) é normal baixar um pouco o consumo.

Repara que nas lâmpadas fluorescentes o grande consumo é o arranque.

Mas assim que as partículas e gas estejam em pleno funcionamento (totalmente ionizados), já não requerem tanta energia para funcionar.

Depois temos também o aquecimento dos componentes.

Existe sempre percas (de energia) nos equipamentos eléctricos por aquecimento, e aquecimento traduz-se em menor resistência eléctrica (dos transformadores e não só) e claro está menor consumo.

Mas isto normalmente não é considerado, visto que é pouquinho :)

 

Por acaso tens um multímetro?

Se tiveres verifica o pico de arranque da própria lâmpada (tensão - seleccionas na escala ou botão, o modo V max) e verás que há diferença depois de estar a funcionar passado pouco tempo (aqui já a medir normalmente a tensão, como habitualmente usamos).

Se conseguires também fazer o mesmo à corrente (nem todos os multímetro conseguem isto) já consegues fazer as contas tu mesmo, de uma maneira bastante aproximada.

 

Independente destes passos e testes...

Isto é como termos um carro!!! Tal e qual.

O carro consegue andar a 220 km/h. Mas isto é a velocidade máxima do carro!

Nós não andamos ao máximo (alguns andam... até mais... hehehe).

O balastro vai trabalhar perto dos valores máximos no arranque e depois começa a baixar.

Haverá sempre margem nestes equipamentos para alguma variação de tensão e corrente, caso contrário queimava com o mínimos de variação de valores.

 

Ainda há duas outras coisas... o aparelho que usas-te embora possa ser novo, pode não estar aferido e dar leituras correctas a 100%.

E as lâmpadas a dar menos luz, comparado com as antigas... Olha que pode não ser Victor! Nós não conseguimos visualizar o espectro luminoso na sua totalidade.

Esta parte é mais complicada para mim explicar... Mas digamos que a luz está lá, o olho humano é que não a vê. E por vezes realça é determinados reflexos e cores!

 

Abraço,

Firmino Ribeiro

Editado por F.Ribeiro
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

UPDATE:

 

com lampadas novas, contnua nos mesmos valores, 62W, portanto, não sei se será das lampadas...

Isso é dos balastros chinocas. A minha calha de 150cm e 2x80w dá cerca de 90w total. Deve ter balastros de 54w apenas para lâmpadas dessa potência e calhas de 120 cm.

 

Tapaquê!?

Editado por S.S.
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Firmino, Qd iver tempo livre para desmontar aquilo, hei-de fazer os testes q falas, por enquanto, como meti uma lampada nova, e com mais lumens, a coisa esta boa.

 

S.S. pois, és capaz de ter alguma razão nisso... chinezisses :P

 

Obrigado pela vossa opinião :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais