Dúvida sobre equipamento de filtragem


efos1994

Recommended Posts

Bom dia,
Tenho uma dúvida no que toca a um equipamento de filtragem de água. Basicamente eu estou neste momento a montar um aquário de Discus (finalmente!) e como também tenho um horário chato, não me irá permitir fazer com rigor as WC que estes peixes tanto adoram e precisam, e por isto estou a montar um sistema de auto WC. O que pretendia era uma corrente continua de água para dentro do aquário, digamos, 1L/H, já que o meu aquário alberga 140L.

A minha grande dúvida é a agua que colocar a fluir. Neste momento estou ligado a uma rede pública em que o ph é acima de 8 :(, e mesmo que eu use um filto de carbono isto não me irá baixar o PH para os 6.5. Recentemente adquiri este produto, http://mhdgeral.wix.com/descontaminadores#!about2/c4nz que me cologa o PH da água a 6.5 e também "amacia" a água.

Acham que poderei colocar esta água a fluir num tanque de discus sem acondicionamento prévio? Eu já medi dureza, ph NH4+/NH3, NO2, NO3, cloraminas e esses etc da água da rede pública, e está tudo em zero menos dureza. Opinações?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

acho que essa seria a decisão mais acertada que podias tomar.

digo isso porque eu tenho um sistema assim parecido a alguns anos e estou muito satisfeito com ele.

pior do que ter o ph alto ´existirem oscilaçoes no mesmo......

coloca o aquario o mais estavel possivel e faz uma boa aclimatização aos discus e vais ver que não vais ter problemas com eles.

na saida da rede publica aconcelho-te a colocares dois copos com 1 com um filtro de sedimentos e outro de carvao activado e mudares de 6 em 6 meses, e deixa os peixes crescerem.......

  • Votar + 2

abraços

joao santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

acho que essa seria a decisão mais acertada que podias tomar.

digo isso porque eu tenho um sistema assim parecido a alguns anos e estou muito satisfeito com ele.

pior do que ter o ph alto ´existirem oscilaçoes no mesmo......

coloca o aquario o mais estavel possivel e faz uma boa aclimatização aos discus e vais ver que não vais ter problemas com eles.

na saida da rede publica aconcelho-te a colocares dois copos com 1 com um filtro de sedimentos e outro de carvao activado e mudares de 6 em 6 meses, e deixa os peixes crescerem.......

Muito obrigado, vou aqui deixar também uma foto do equipamento, e quando acabar de montar as WC automáticas coloco aqui como ficou ^^http://prntscr.com/8ga2jo

Mais uma coisa, com este sistema já não vou necessitar de utilizar osmose reversa certo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado, vou aqui deixar também uma foto do equipamento, e quando acabar de montar as WC automáticas coloco aqui como ficou ^^http://prntscr.com/8ga2jo

Mais uma coisa, com este sistema já não vou necessitar de utilizar osmose reversa certo?

Boas, nem precisas nem deves usar a membrana de osmose ,senão tens de andar a adicionar sais a água e vais ter flutuações,nem do depósito precisas

Usas os copos e regulas um fluxo constante de entrada de água no aquário.........

  • Votar + 2

abraços

joao santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

Bom dia,

Tenho uma dúvida no que toca a um equipamento de filtragem de água. Basicamente eu estou neste momento a montar um aquário de Discus (finalmente!) ... O que pretendia era uma corrente continua de água para dentro do aquário, digamos, 1L/H, já que o meu aquário alberga 140L... Opinações?

Boas. Terei lido bem. Queres manter discos em 140lts? Quais as medidas desse aqua afinal?

 

 

 

Tapaquê?!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. Terei lido bem. Queres manter discos em 140lts? Quais as medidas desse aqua afinal?

 

 

 

Tapaquê?!

100x35x40. Achas que por ter 40 de altura, tem pouca certo? Podes dizer que sim, mas já vi aquarios de 200l plantados que têm menos espaço para os peixes que o meu vai ter, e pelo que já me disseram, não há problema nenhum em manter 5/6 discus em 140l desde que sejam bem tratados. E pelo que já vi, em condições de recria, mantêm um casal em compartimentos muito mais pequenos do que 140l

Editado por efos1994
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Casais normalmente ficam em cubos com cerca de 100lts ou seja 50lts por peixe. É essa a litragem recomendada.

 

As medidas desse aquario que ja tens sao muito pequenas para discus. Se descontares a espessura dos vidros e na altura o areao e altura sem agua até ao topo do vidro ainda é menos, nem 120lts de agua reais deve levar.

 

Os discus sujam muito e precisam se óptima qualidade de água para crescer sem problemas. Com pouca agua alem da questão de espaço ou passam fome ou mudas a agua diariamente ou booom! E com essas medidas nunca iriam crescer como deve ser. Fazes bem fazer maior mas esses 40 aumentava pelo menos para 50 também e o comprimento seria melhor 120 pelos menos.

 

 

Tapaquê?!

Editado por S.S.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais