Sera siporax mini


Filipe Sampaio

Recommended Posts

Boas pessoal

Alguém tem experiência com o sera siporax mini?

Comprei um pacote para integrar num filtro de cascata que vou usar num projeto de camarões que vou iniciar, quando fiz alguma pesquisa sobre o produto vi alguns comentários que fazia subir o ph da água.

Resolvi fazer o teste e fiquei chocado.

No início do teste ph a 7.1

36 horas depois ph a 10.3.

Mais alguém já teve contacto com este produto?

 

Obrigado

 

Enviado do meu Asus através de Tapatalk

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho um saco pequeno no meu filtro de cascata um mês e não faz nada disso.

Também tenho algum no meu filtro externo que está no mesmo aquário.

No externo, complementa o Siporax cilindrico, permitindo assim um bom alojamento de bactérias aeróbicas e anaeróbicas no filtro; acho.

Tenho o PH a uns 6,8.

 

É certo que tenho substrato fértil e injecção de CO2, o que faz baixar o PH.

 

 

Qual o tamanho do aquário?

Acho que não tem iunfluência, mas enxaguaste o Siporax?

 

Cumps.

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas José

Por acaso já tinha visto o vídeo foi uma das coisas que me chamou a atenção.

Sim lavei bem .

Não testei no aquário apenas coloquei umas pedras numa taça com água e medi, mas acho que uma coisa que é inerte tanto faz estar em um litro de água como em 50 não deve alterar o ph.

O objectivo é colocar num filtro de cascata para um aquário plantado com camarões, em princípio terá co2 e substrato fértil achas que melhora?

Eu estava a pensar em colocar o saco do siporax no meu comunitário de 60 litros para ir ganhando bactérias será que não vai estragar o que está feito????

 

Obrigado

 

Enviado do meu Asus através de Tapatalk

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois mas os testes fui eu que fiz com um medidor de ph digital calibrado e estes foram os valores...o que aconteceu não sei mas os valores são estes...

 

Enviado do meu Asus através de Tapatalk

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A siporax è feita de cerâmica muito porosa ... é inerte e livre de químicos ... a sua função é somente alojar bactérias pelo facto de ser porosa ....derivado ao seu composto eu ter dito que dificilmente a soprar lhe aumentaria o ph nesses valores

É diferente um copo de água para 100 litros atenção a esse teste que fez no copo água

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É assim, na minha opinião se calhar até um substrato inerte mexe no PH. Nem que seja 0,001.

Agora o Siporax aumentar tanto o PH, mais valia colocares pastilhas Rennie. :)

Dependendo do espaço que tenha o teu filtro, para além das Siporax mini, devias de colocar uma meia dúzia de cerâmicas cilíndricas antes das mini.

Ou seja: esponja grossa; cerâmicas cilíndricas; Siporax mini; esponja fina (lã).

 

Cumps.

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois amigo Nelson mas como eu disse antes se é inerte não devia alterar nada nem no copo nem em 100 litros.

 

Amigo José a ideia é mesmo essa mas como o espaço no filtro não é muito achei que o siporax mini fizesse um melhor aproveitamento do espaço não sei se estou confiante o suficiente para arriscar.

 

 

Enviado do meu Asus através de Tapatalk

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Imagina que colocas o Siporax no princípio do ciclo e que após uns 15 dias verificas que o PH subiu demasiado.

Por exemplo, leste 6,8 antes e passados 15 dias está a 7,8.

Só tens é de trocar de cerâmicas, fazer uma TPA de uns 30% e continuar o ciclo, dando-lhe um pouco de mais tempo para o alojamento das bactérias.

Mas estou confiante que tal não irá acontecer.

Quando colocares os camarões, aconselho uma folha de amendoeira da India (cattapa)

 

Cumps

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois vou ter de ter paciência...entretanto vou fazer mais uns testes...achas seguro colocar o saquinho de siporax (39g) no aqua de 50 litros bem maturado para ver se altera alguma coisa?

 

Enviado do meu Asus através de Tapatalk

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho quese colocares o saco de manhã e fizeres um teste ao fim do dia, vai-te dar uma ideia e não haverá problema.

Depois podes efectuar um teste por dia durante umas semana, por exemplo.

 

Mas porque não o colocas no aquário novo?

 

Cumps.

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas josé

Ainda não tenho o novo só esta em projecto... :smile2:

talvez durante esta semana já comece a montar.

Por isso queria ir adiantando o ciclo colocando o material no outro aqua do qual vou usar parte da agua.

Mas acho que vou seguir a tua sugestão e ver o que dá.

 

Cumps

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Estive hoje com o comercial químico representante da sera em Portugal e ele diz que o siporax mini convém ser bem lavado ideal com água corrente e que se isso não acontecer tem tendência a subir o pH mas que acaba por baixar e estabilizar.

Editado por AndrePeixoto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas André

Obrigado pela informação.

Eu entretanto como ja tinha lavado e já tinha posto de molho 2 dias coloquei o saco no meu aqua grande e tenho estado a ver o ph regularmente e para já não alterou nada.

 

Obrigado

 

Cumps

 

Enviado do meu V3 através de Tapatalk

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.