Dúvida super basica


AndrePeixoto

Recommended Posts

Bom dia .

Peço já desculpa se estiver a ser um valente noob.

 

Estou a montar um aquário com vivíparos e queria colocar umas 3 Neritinas e alguns camarões, talvez uns red por serem.mais resistentes e para dar uns tons vermelhos ao aquário.

A minha dúvida é:

 

P:

tenho de ter algum filamento do tronco ou decoração de fora de água por causa dos camarões ou eles vivem sempre sempre debaixo de água?

 

Tocas para eles escondidas no plantado quantas? 1 por camarão? O tamanho de 1.25:1 de tamanho do camarão ou será pequeno demais ?

 

Sendo um aquário plantado e com peixes e tendo 2 calhas que lâmpadas me aconselham pensando também nos camarões.

 

Obrigado e bons hobbies

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

tenho de ter algum filamento do tronco ou decoração de fora de água por causa dos camarões ou eles vivem sempre sempre debaixo de água?

 

Os camarões vivem exclusivamente debaixo de água, pelo que o tronco fora de água é completamente desnecessário. Eu por exemplo tenho um aquário com uma parte do tronco fora de água, mas é por questões estéticas.

 

Tocas para eles escondidas no plantado quantas? 1 por camarão? O tamanho de 1.25:1 de tamanho do camarão ou será pequeno demais ?

 

Quantas quiseres, mas uma basta. Depois as plantas também vão criar refúgios para os camarões e mesmo para os alevins.

 

Sendo um aquário plantado e com peixes e tendo 2 calhas que lâmpadas me aconselham pensando também nos camarões.

 

As lâmpadas devem ser escolhidas em função das plantas. Eu uso essencialmente led's em com temperaturas em torno dos 6500 kelvin, depois a quantidade de lâmpadas faço a olho conforme o que me parece que o aquário precisa (até porque a regra dos w/litro não se aplicam aos led's).

 

Cumprimentos.

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras
Semttulo.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela rápida resposta.

E quanto a colocar num aquário comunitário ? Vai dar problemas ?

 

O aquário ou vão ter um navio bem grande

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=244278#entry1351932

ou um stoneedge e uma boa área plantada a trás.

Quanto às lâmpadas e tendo uma coluna de água de 45cm brutos quantos LEDs deveria colocar? É algo que me preocupa pois os balastro comuns consomem bastante e sendo lâmpadas 360°dissipa.se muita luz para cima o qie é desperdício e aquece a tampa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas André,

Nada melhor que esconderijo natural, ou seja plantas, tens musgos que são ideiais entre outras... Em relação a estar num comunitário, os adultos se tiverem esconderijos sobrevivem (a maior parte), agora em relação as crias mais dificilmente!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas André

Em relação aos leds usa a norma de lumens por litro

Depois depende sempre do tipo de plantas que pensares colocar.

Dá uma vista de olhos neste topico

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=244609

 

Cumps

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já li isso e fiquei na mesma . logo no início porque é que as empresas de lâmpadas para aquários fazem lâmpadas por ex: de 61cm com 2w se as calhas de 61 são para aquários de 80 que facilmente chegam aos 120L???

Ou seja com lâmpadas mais caras e supostamente específicas para aquários nunca conseguimos colocar luz para plantas mais exigentes, o que é uma estupidez.

 

E depois nem toda a gente tem elevados níveis de conhecimentos a nível de energia luz led etc...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quais são as medidas do aquário (Comp x Larg x Alt)? Existem no mercado lâmpadas led tubulares. Eu tenho usado e estou bastante satisfeito (tenho um tapete de eloacharis sp mini que está 5 estrelas). As primeiras comprei no eBay, mas já se encontram por cá em algumas lojas de material elétrico.

 

Cumps

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras
Semttulo.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais