Aquário de "Herança" = confusão desgraçada?!


_Ka_

Recommended Posts

Olá a todos,

 

Vou ser directa: decidi registar-me porque começo a ficar cansada de apanhar peixes mortos. Chocante, eu sei...

 

Passo a explicar: sempre achei bonitos os aquários mas nunca tive conhecimentos sobre os mesmos e ia apenas apreciando à distância. Há uns anos atrás comecei a ter contacto com um aquário, sendo que esse contacto se resumia a "ah, que peixes giros!" e a colocar alguma comida de vez em quando.

Quis o destino que esse mesmo aquário, em vez de ir para o lixo ou ter algum fim igualmente trágico, me viesse parar às mãos, numa espécie de "herança". E basicamente vi-me com o "menino nas mãos" sem saber bem o que fazer.

Ia dando comida e mantendo a coisa, mais ou menos da forma que tinha visto fazer.

 

Há uns bons meses atrás entre termóstato avariado, peixes introduzidos sem os devidos conhecimentos e outros apocalipses do género, sobraram 4 peixes e depois 3. E assim ficou durante bastante tempo até que eu conseguisse perceber alguma coisa sobre o assunto e tivesse tempo de fazer uma limpeza a sério ao aquário.

 

Há cerca de 1 mês decidi fazer alguma coisa e limpei todo o aquário. Medi parâmetros químicos da água e esperei algum tempo até introduzir novos peixes. Introduzi novos peixes e não correu bem. Os 2 antigos que tinha morreram, bem como todos os neons cardinais.

Achava que desta vez tinha tido mais cuidado e portanto não iria ver os peixes a sucumbir à minha frente, mas a verdade é que não estou propriamente a ter uma experiência muito feliz com a aquariofilia e grande parte das pessoas me diz para despachar o aquário que só dá trabalho. Mas eu gostava de tentar e conseguir fazer algo mais disto.

 

A informação que vou procurando na net é confusa e por vezes contraditória, Não sei sequer como se chamam metade das coisas que tenho no aquário (porque já vinha "assim"), por isso gostava de aprender mais e que tivessem alguma paciência com as minhas dúvidas e erros.

 

O que sei:

O meu aquário é de cerca de 100 litros (cálculo que tive de fazer medindo o aquário porque nem isso sabia), com filtro interno. Tenho algumas plantas (não faço ideia do nome, são pequenas e de folha "achatada/larga", tenho ideia de me terem dito que eram resistentes e a verdade é que se têm mantido ao longo dos anos), um tronco (procurei na net imagens e acho que é de Aroeira), algumas pedras e 2 objetos decorativos artificiais.

 

Quanto a valores, o PH tem-se mantido desde há muito tempo à volta de 6,4 (mesmo depois de ter mudado toda a agua do aquário). NO2=0; NO3=25; KH=3; GH<3;

 

Consegui estabilizar a temperatura nos 27º e neste momento tenho 3 neons rosa e 3 tetras. os 5 neons cardinais morreram todos, bem como os 2 neons pretos que tinha já antigos no aquário.

Escolhi estes peixes porque tinha visto que se davam com estes valores de PH e eram compatíveis entre si (até perguntei na loja). Fiz a introdução dos peixes de forma gradual, para se ambientarem à temperatura e à química da água (ao contrário do que tinha visto fazer).

 

Pelo que tenho lido percebo que os níveis químicos da água não estão perfeitos (o NO3 devia estar a 0 e o KH deveria ser mais elevado) mas não sei se é isso que está a influenciar este desfecho porque também já li que estes valores são toleráveis.

 

Os peixes que escolhi não são adequados para as características do aquário e/ou são mais sensíveis e algumas percas são normais?

Estas mortes estão relacionadas com os níveis químicos da água? E estando, que devo fazer?

 

O que estou a fazer mal?

 

Obrigada,

 

Ka

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Os nitratos quase nunca estão a zero, e num aquário com plantas nem devem de estar.

Algo dentro dos 15 a 25 no teu caso não estará mal.

Talvez devesses baixar a temperatura para os 25/26. Mas vai ao site Seriouslyfish para saberes mais sobre os peixes.

Se não tens um termómetro, compra um.

 

Algo de que se fala pouco é sobre o "redox." Algo que um aquário vai perdendo ao longo dos anos, mas por agora vamos esquecer isso.

 

Compra comida de qualidade e vê no site de que te falei quais as suas necessidades.

 

Como fazes as mudanças parciais de água?

 

Manténs um ciclo de luz constante?

 

Cumps.

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A temperatura tem estado entre os 26-27* que acho que seja a adequada para a maior parte dia aquários de água doce e para os peixes que tenho. Comprei um termoestato há pouco tempo e um termômetro também, por isso estou sempre em cima da temperatura.

 

Quanto as trocas parciais de água, não costumo fazer. Só agora comecei a ler o que era é pelo que percebi costuma-se fazer quando os níveis químicos da água não estão correctos, certo?

 

Quanto à luz, de noite acendo sempre e agora como tenho estado em casa acendo também um pouco de manhã.

 

Acham que os níveis químicos da água estão ok?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

 

Fazes TPAs todas as semanas, de uns 20%, visto que tens poucos peixes. Podendo fazer uma intercalar de 10%.

 

Compras um temporizador de forma a ligar a luz da seguinte forma (por exemplo):

 

Liga às 7h30; desliga às 12h00; liga às 15h00; desliga às 19h00 (podes ligar aí uma hora à noite se gostas de os ver de noite)

 

Para qualquer animal, o ciclo de luz é muito importante.

 

Tanto assim é que dormir de dia não é o mesmo que dormir à noite.

 

Cumprimentos,

 

José Carrilho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

TPA= retirar alguma da água do aquário e introduzir nova?

 

Honestamente não sabia que era necessário limpar o filtro com frequência.... Limpei quando fiz a limpeza geral do aquário, há cerca de 1 mês, e cerca de 1 vez por semana vou passando por água aquela "lã" que faz conjunto com o carvão e com as outras pedrinhas, no conjunto do filtro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim relativamente às TPAs, não esquecendo de tratar a água com anti-cloro e/ou deixar a repousar aberta durante 24 horas, pelo menos.

 

Fazes bem em passar a lã por água, tendo o cuidado de a espremer e passar pela água tratada. Essas pedras serão cerâmicas porosas?

Podes enxaguar levemente com água do aquário aí de três em três meses, a não ser que notes que estão muito sujas e reduzem muito o caudal.

O carvão tem de ser substituído porque depois de saturado, começa a largar o que acumulou para o aquário.

Também podes não o colocar e utilizá-lo uma semana por mês, por exemplo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estive a pesquisar e ver as imagens e sim, é isso mesmo: as "pedrinhas furadas" são cerâmicas porosas! Acabei de aprender mais um nome! Obrigada! Isto aos poucos vai!

Quando limpei o aquário troquei o carvão e a "lã".

 

Então tendo em conta os procedimentos que tenho adoptado (já percebi que tenho devir fazendo mais TPA) e os níveis químicos da água, o que poderei estar a fazer mal para os neons cardinais terem morrido?

Ah, outra descoberta que acabei de fazer: as plantas que tenho são anúbias!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Regra geral o carvão dura uns 30 dias, mas no teu caso passado esse tempo, passava-o por água, deixava a secar uma semana e voltava a colocar mais uma vez. Acho que não há problema.

 

Quando um peixe morre, devemos tentar ter uma ideia da causa, não esquecendo que muitas vezes morrem apenas porque estavam vivos. Mas isso é uma coisa que até em relação a nós temos dificuldade em aceitar. Também por vezes há peixes que morrem porque não são rápidos para apanhar alimento, tal como acontece na Natureza.

Acho que com as TPAs e com alimentação adequada, não terás problemas.

Já agora pergunto se tens uma circulação/movimentação de água decente, incluindo uma ligeira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas , não consegues colocar fotos também para tentarmos perceber e assim talvez alguém poder te dar mais "dicas" importantes?

De resto é como o amigo José disse, ler aqui e ali e aos poucos o conhecimento vai tornando tudo mais fácil! Boa sorte

Cumps,

Daniel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei bem como é isso da "circulação de água". O filtro interno está numa "divisão" à parte, expelindo a água filtrada para a divisão onde estão os peixes (acho que é isto, não sei se expliquei de forma correcta e perceptível).

Ao expelir essa água, existe movimentação na superfície (até faz bolhinhas). É isto?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse aquário tem 100 litros?

O filtro não parece estar numa divisória tipo sump.

Por circulação entende-se que o filtro provoca movimentação de água, para além da ondulação.

Regra geral ambas devem de ser suaves, sendo que algumas espécies gostam de um pouco mais de movimento.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Calculei os litros através da fórmula comprimento X altura X largura= +/- 96 litros

 

Não sei o que é o sump... A parte mais escura do lado direito é uma divisão onde está o filtro, bem como a lã, o carvão e as cerâmicas porosas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá. O filtro que tens é uma biobox, e assim sendo deverás fazer a limpeza semanal na lã (lavas com água do aqua) quando fizeres a tpa. Será que podes colocar as medidas do aqua?

 

Cumps.

 

 

Enviado usando o Tapatalk

"Se ajudar os outros te parece difícil demais, tenta ao menos não prejudicá-los" (Dalai Lama)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, já aprendi mais desde o dia em que me registei no fórum do que em anos! Obrigada a todos!

 

Pois, parece então que é uma biobox, embora muito mais antiga e menos chique do que as do link. O aquário tem cerca de 10 anos, é normal que as coisas tenham evoluído.

 

O meu não tem as divisões que aparecem no link, o carvão e as cerâmicas estão em meias e acho que durante os 10 anos funcionou bem assim.

 

Desculpem a ignorância (se calhar é ridículo perguntar isto), mas Então aquela bomba que expele a água é só então o que se chama de filtro é composto por este carvão e afins é o que expele água é só uma bomba de ar?

 

Obrigada,

 

Cátia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e96117d84c6df8f01b4e46e93f4f346b.jpg A bomba faz a circulação da água em litros/ hora(l/h), deverá de ser entre 5 a 10 vezes a litragem do aqua (normalmente está escrito na bomba a capacidade de l/h). A água faz o movimento indicado pelas setas na imagem, que é o processo de filtragem mecânica(feita pela lã e/ou esponjas que servem para reter as partículas em suspensão na água), química (carvão activado serve para a remoção de poluentes da água e é usado principalmente na remoção de medicamentos após o tratamento) e a mais importante a biológica (cerâmicas micro porosas, biobolas, etc... em que as bactérias nitrificantes ficam alojadas). A agitação da água por parte da bomba ajuda nas trocas gasosas, mas não é uma bomba de ar e o filtro é o conjunto, em que a bomba também faz parte. Tens um aqua com uma boa litragem. Pesquisa e lê que vais entender que isto é mais fácil do que parece, mas mais do que ler é tentar compreender.

 

Cumps

 

 

 

Enviado usando o Tapatalk

Editado por KukoPT

"Se ajudar os outros te parece difícil demais, tenta ao menos não prejudicá-los" (Dalai Lama)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tinha escrito a resposta aqui há uns dias, mas pelos vistos deve ter existido um erro qualquer na publicação....

 

Então pelo que estou a perceber não fiz nem estou a fazer nada de muito errado, certo? Ou seja, os peixes que morreram a princípio não foi por algo que tenha feito (ou não feito) mal, é isso?

 

Existe alguma dica ou conselho que me possam dar para melhorar?

 

Obrigada,

 

Cátia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Cátia,

 

De tudo o que foi aqui exposto, o maior erro terá sido a falta das mudas de água.

Convém fazer a mantenção do filtro e ir verificando os parâmetros das água de vez em quando.

 

Eu no meu aquário verifico os nitratos aí umas duas vezes por mês, mas tento ter um ecossistema equlibrado e o facto de ter muita vegetação ajuda muito a absorver nutrientes que estejam a mais. Afinal de contas é mais saudável viver no campo do que na cidade. :)

 

Cumps.

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Cátia,

 

De tudo o que foi aqui exposto, o maior erro terá sido a falta das mudas de água.

Convém fazer a mantenção do filtro e ir verificando os parâmetros das água de vez em quando.

 

Eu no meu aquário verifico os nitratos aí umas duas vezes por mês, mas tento ter um ecossistema equlibrado e o facto de ter muita vegetação ajuda muito a absorver nutrientes que estejam a mais. Afinal de contas é mais saudável viver no campo do que na cidade. :)

 

Cumps.

 

José

Ora nem mais faz as TPA´s e eu na minha opinião usava um filtro externo tb tinha um interno e acabei por comprar um ehein 2213

]http://www.externalaquariumfilters.co.uk/wp-content/uploads/2010/06/Eheim-Classic-2213.jpg

 

usado aqui no forum.

Boa sorte.

Editado por Pitchu
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá sou vizinho, moro na quinta do conde, tenho um comunitario simples a que faço de quinze em quinze dias tpa de +-30% com agua do lidl que tem um bom ph mantenho a temperatura 24 graus. tenho camarões, cobra kuli, 3 rasboras, 3 ottos e corydoras sterbai. tanto os camarões como as corys reproduzem, podemos trocar ideias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.