Primeira tentativa nos Tanga, fotos para opiniões


José S. Alves

Recommended Posts

Boas,

 

Caríssimos Amigos,

 

Já a algum tempo que não recorria á preciosa ajuda dos meus amigos, mas solicitava a Vossa sempre presença ajuda/opinião na seguinte situação.

 

Mantive durante cerca de 3 anos um aquario de agua salgada, mas finalmente e ao fim de muitas desilusões e gastos desnecessários vou ter de me render, e deixar os salgados.

 

O aquário em questão tem 100c x 35l x 40 a é furado e tem uma sump com cerca de 100 litros, está neste momento apenas com a agua em circulação, a rocha viva já morreu, não tem fauna nenhuma á cerca de 5 meses.

 

As minhas questões são:

 

Que tipo de ciclideos me sugerem ?

Posso continuar a usar a sump, ou em complemento acham que devo instalar + um filtro externo ?

Posso usar a rocha morta que tenho ?

Como cama posso usar a minha actual (crushe coral) devidamente lavada ?

Tenho uma calha 4 x 39W ai penso que será suficiente pois não conto (nem sei se devo) colocar muita vegetação.

 

Para já são estas a minhas duvidas para as quais desde ja agradeço a Vossa preciosa ajuda.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o aquário não é muito grande, por isso, na minha opinião, penso que os tanganyikas serão a melhor opção.

a sump é suficiente, não necessitas de mais nenhum filtro externo.

podes aproveitar as rochas e a areia.

a iluminação é mais do que suficiente.

Editado por Rui Cardoso

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde Carísimo Rui Cardoso,

 

Antes de mais muito obrigado pela pronta ajuda, no entanto e sem queres abusar, que peixes especificamente me sugeres para este futuro tanganyka ? e que quantidade ?

 

Prefiro ter mais peixe, e de porte mais pequeno, do que de maior porte e em menos quantidade.

 

 

 

Obrigado

 

Cumps

Editado por lili
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Caríssimos Amigos,

 

Já a algum tempo que não recorria á preciosa ajuda dos meus amigos, mas solicitava a Vossa sempre presença ajuda/opinião na seguinte situação.

 

Mantive durante cerca de 3 anos um aquario de agua salgada, mas finalmente e ao fim de muitas desilusões e gastos desnecessários vou ter de me render, e deixar os salgados.

 

O aquário em questão tem 100c x 35l x 40 a é furado e tem uma sump com cerca de 100 litros, está neste momento apenas com a agua em circulação, a rocha viva já morreu, não tem fauna nenhuma á cerca de 5 meses.

 

As minhas questões são:

 

Que tipo de ciclideos me sugerem ?

Posso continuar a usar a sump, ou em complemento acham que devo instalar + um filtro externo ?

Posso usar a rocha morta que tenho ?

Como cama posso usar a minha actual (crushe coral) devidamente lavada ?

Tenho uma calha 4 x 39W ai penso que será suficiente pois não conto (nem sei se devo) colocar muita vegetação.

 

Para já são estas a minhas duvidas para as quais desde ja agradeço a Vossa preciosa ajuda.

 

Cumps

 

Bem num aqua de 100cms de frente dá para fazer umas coisas,mas não dá para grandes aventuras. Vamos lá por partes:

 

Quanto á sump estás descansado, eu aproveitava-a, é menos um gasto. Uma sump de 100l é mais que suficiente para 157l de água brutos do aqua.

 

Quanto ao substrato podes usar a crushe coral desde que seja de granulometria muito fina tipo 1 ou 2 semelhante a areia. Não tenho experiência com este tipo de substrato, eu própria uso areia de praia que apanhei na rebentação para vir mais limpa e livre de impurezas com enorme sucesso desde á 6 anos. No entanto, pode ser utilizada também areia de calcite (calcita), há pessoal que utiliza sílica, uma areia mais clara, enfim.

 

Quanto ás pedras podes, não há problema nenhum.

 

Tanganyikas não precisam de muita luz, e algumas espécies até são mais activas de noite. Eu utilizaria apenas 2x 39W. Só para tu veres no meu aqua de 80x30x40 tenho uma antiga T8 de 18 Watt :thumbup3: , é mais do que suficiente.

 

Flora: Quase todas as espécies de Anubias e valisnérias dão-se bem. A Ceratophyllum demersus existe no lago e encontra-se com facilidade nomercado. Tens também os fetos de java.

 

Ora se fores por "tangas", um lago que eu adoro mais ainda que o do Malawi, desculpa lá ó Rui! :naughty: Não é por nada, realmente quando comecei a pensar enveredar por africanos também pensei em Malawis apenas por um motivo, as cores. É um engano,no tanganyika também há muita cor nomeadamente a nível de tropheus, e são imensos. O problema é ter espaço suficiente para os receber,e neste caso para 100cm de frente não aconselho mesmo.

 

Tens duas hipóteses ou enveredas por um aqua monó-espécie de rock dwellers OU shell dwellers. Exemplos: Ficava aí que era um espectaculo um casal Neolamprologus brichardi, em breve com descendentes e são tão bonitos

 

neolamprologus_brichardi.jpg

 

 

Julidochromis sp. Gombe, um casal que mantive logo no principio, olhos aqui tão giros.

 

11186h.th.jpg
Neolamprologus caudopunctatus.
Neolamprologus-caudopunctatus-01.jpg

 

 

Uma colónia shell dwellers, Lamprologus Multifasciatus, Lamprologus Simillis, Lamprologus Ocellatus.

 

Lamprologus Ocellatus Blue, um dos meus.

xxx.jpg

 

Lamprologus Multifasciatus,dos meus também

P5220329.jpg

 

ou enveredas por um aqua com rock dwellers e shell dwellers, com um layout bem dividido. Combinações possíveis são as seguintes:

 

1Casal Neolamprologus brevis, e 1 Casal de altolamprologus-compressiceps-sumbu,

1Casal Neolamprologus brevis e 1 Casal de Neolamprologus caudopunctatus.

1Casal Neolamprologus brevis e 1 casal Lamprologus ocellatus mais um casal de Julidochromis sp. “Gombe”, só neste caso.

 

1 casal Lamprologus ocellatus e 1 Casal de altolamprologus-compressiceps-sumbu,

1 casal Lamprologus ocellatus e 1 Casal de Neolamprologus caudopunctatus.

 

 

Altolamprologus-compressiceps Gold, um macho meu

 

 

P52400782.jpg

 

É o que me ocorre agora e que tiro de ensinamentos de um grandes mestre e amigo nesta área para aquáriosde 80 a 100cm de frente

Editado por Vera Santos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite carrissima Vera,

 

Antes de mais muitíssimo obrigado pela detalhada explicação que fez o favor de me dar, depois, aproveitar para lhe dar os parabéns pelos belos exemplares que tem nos seu aquários.

 

Já me decidi pelo tanga, até porque já percebi que o meu aquario não dá para outro tipo de peixe.

 

Estava a pensar em optar por um casal de rock e outro casal de sheel dwellers ( quando te referes a um casal, é 1M + 1F ou 1M + 2F ?)

O que achas desta opção ? Já agora dentro desta opção que casais acha mais façeis de manter para um iniciado?

 

Desde já obrigado e desculpa lá esta maçada.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Após pesquisa e ajuda dos colegas aqui dos ciclideos, vou começar com o meu primeiro projeto de Tanganykas.

Em termos de fauna gostaria de ter duas pequenas colónias, um de shell dweller e outra de rock dwellers.

 

Acham que é viável ? se sim que espécies ?

 

O que acham da disposição das pedra ? acham que é muita pedra ?

 

 

Dados Técnicos:

 

Aquario - 100 x 35 x 40

Sump - 60 x40 x 30

Retorno - Bomba Eheim compct plus 2000 l/h

Filtro externo - Eheim Classic 2213 (só com cerâmicas)

Aquecedores - 2 x 150w Eheim Jager

Iluminação - HFL 1000 4 x 39w

 

Ph - 8,5

Kh - 5

Gh -

 

Temp - 27º

 

Decoração

 

Areia

Rochas calcarias

Conchas.

 

H0eiwrw.jpg

 

Cumps

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem... Bonito está, mas penso que seria melhor por menos pedras pois se só é para uma espécie rock não precisas de muitas. E cuidado com essa pilha, pois se começarem a cavar pode dar para o torto.

Por outro lado colocava mais conchas se é para criar, e separava mais as rochas das conchas

Editado por JCarneiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, lagos africanos não é a minha praia :P por isso não te posso ajudar mas gosto de ver as cores dos peixes! ;)

 

Aquecedores - 2 x 150w Eheim Jager

Temp - 27º

 

Achas necessário usar dois termostatos de150W para 140L brutos? Ainda por cima com essa rocha toda deves ter muitos menos litros de agua!

 

Iluminação - HFL 1000 4 x 39w

 

Para que precisas de tanta iluminação? Presumo que não vás colocar plantas difíceis num aquário de tanganikas! :)

 

E cuidado com essa pilha, pois se começarem a cavar pode dar para o torto.

 

Pode sempre colar as rochas com silicone próprio para aquários. ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

essa "pilha" de pedras pode correr mal facilmente.

os africanos são peixes que escavam bastante, e certamente isso vai desmoronar-se.

se bate mais forte num vidro....já foste!

 

na minha opinião 27º é muito elevado.

25º é mais do que suficiente.

eu no meu aquario de malawis nem termóstato uso...

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Antes de mais o meu obrigado pela pronta ajuda / opinião de todos

 

Amigo JCarneiro, já imaginava que as conchas estariam mt perto das rochas, vou vêr como resolvo isso.

 

Amigo António Antunes, quanto aos aquecedores, estão na sump os dois, no entanto só tenho um ligado, ou outro está lá para se fôr necessário ligar durante o Inverno, quanto á luz, só duas é que vão estar ligadas, no entanto a Lumiaria tem quatro instaladas.

 

Amigo Rui Cardoso, de facto não tinha pensado nesse problema da "derrocada" efectivamente pode ser um sarilho, vou ter de tirar alguma pedra para baixar a altura, quanto á temperatura vou então baixar para os 25º.

 

Já agora e não querendo abusar, quantos ás especies a colocar o que sugerem ?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

 

outra coisa...

se tens sump , porque vais usar um filtro externo?

 

De momento estou a usar o filtro externo para filtração biológica, (só tem cerâmicas), pois não "gosto" de as vêr na sump.

 

Mas achas que devo retirar ?

 

Cumps

Editado por lili
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Quanto ás especies a colocar no aqua, o que acham ser as mais indicadas, sendo que vou tentar afastar mais um pouco as conchas das rocha e diminuir um bocado ás rochas.

 

Obrigada,

 

Cumps

Editado por lili
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu quando me estava a referir a casal, era 1M e 1F. O problema é encontrar nas lojas ou em importações exemplares sexados. Normalmente, eu compro três ou quatro exemplares e espero depois ficar com um casal e despachar os excedendentes, percebes?

Dos que te falei, são todos bons para começar, não é por aí.

As compatibilidades entre entre conchiculas e de rocha já mencionei. Está lá defenido no meu post.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, tenho pena que tenhas aberto 2° tópico sobre o teu aqua, não é melhor uni-los e dar um único título, que pode ser o que tens neste?

Sabes porquê? é que acho que estás a dispersar informação e fica mais complicado para o pessoal te ajudar, há que seguir um mesmo raciocínio.

Concordo com o que foi dito sobre o Layout, isso está perigoso.

Boas,

 

Quanto ás especies a colocar no aqua, o que acham ser as mais indicadas, sendo que vou tentar afastar mais um pouco as conchas das rocha e diminuir um bocado ás rochas.

 

Obrigada,

 

Cumps

Mas já pensaste que espécies gostavas mais? Ainda não falaste em nenhuma ou estou enganada?
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Sim ter os dois tópico num só era boa ideia, sabes-me dizer como se faz ?

 

Tb já estou a tentar alterar o layout de forma a que fique mais seguro.

 

Nas espécies é que reside o meu grande problema, pois como não tenho conhecimento sobre comportamentos, quantidades, hábitos alimentares ou tamanhos quando adultos, apesar de andar a lêr tudo o que posso ainda não cheguei a nenhuma conclusão.

 

No entanto estava a pensar em manter 2 colônias 1 de shell dwellers e outra de rock dwellers, só que dentro desta opção não sei nem que espécie nem em que quantidade.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais