Como fazer um filtro UV por 25€


Recommended Posts

Olá boa tarde a todos.

 

Alguns meses atrás pensei em fazer um lago de jardim com cerca de 300 litros e por-lhe alguns peixes. Depois de muito pesquisar, ler e visualizar alguns videos acerca de como manter a agua limpa por mais tempo, cheguei a conclusão que o melhor método é um filtro de raios UV.

 

O problema destes filtros é que são muito caros. Eu ainda não percebi o porquê de estarem tão inflacionados, visto que se pode fazer um filtro destes por um preço muito abaixo dos praticados pelos lojistas, ou fabricantes deste tipo de filtros.

 

No mês de Junho quando pensei em dar inicio ao meu lago verifiquei que a água começava a ficar verde ao fim do segundo dia foi quando comecei a pesquisar como manter água cristalina por mais tempo.

 

Instalei um sistema de filtragem que vi neste fórum que saí barato e é simples de fazer. Arranjei uma lata de 5 litros enchi com leca, bocados de tijolo e com bocados de tubo de plástico. Fiz um filtro onde não gastei dinheiro nenhum (deram-me a leca).

 

Com este sistema a água mantinha-se limpa por uma semana, limpava o filtro, o lago e a bomba (http://www.leroymerlin.pt/Site/Produtos/Jardim/Decoracao-de-jardim/Lagos/17391094.aspx) de sete em sete dias.

 

Depois de ver alguns videos no youtube de como fazer um filtro UV caseiro, experimentei fazer um, mas com outros materiais, idênticos aos dos videos que vi, mas mais fáceis de encontrar no nosso país.

 

Tentei arranjar uma lâmpada UV em Portugal, mas foi difícil, então decidi mandar vir da china através do ebay.

 

Vou mencionar os materiais que usei.

 

Lampada:

 

http://www.ebay.com/itm/111691297608?_trksid=p2057872.m2749.l2649&ssPageName=STRK%3AMEBIDX%3AIT

 

Tubo:

 

Tubo de 1" 1/4 preto (tubo de rega rígido, fácil de encontrar em lojas que vendam material de rega como drogarias, casas de rações etc.)

 

Tampões:

 

Dois tampões para tubo preto rígido de 1" 1/4 para por nas extremidades

 

 

Uniões:

 

Duas uniões para unir os tubos que saem da bomba ao filtro (o diametro das uniões depende do tipo de bomba que usam e se querem mais caudal ou mais pressão).

 

Mangueira:

 

Usei 3 metros de mangueira para o diametro das uniões que usei (os metros de mangueira depende da distância a que se encontra o filtro da bomba).

 

Outros materiais/ferramentas:

 

Uma pistola de cola quente

 

Um ferro de soldar a estanho

 

Um berbequim

 

Fotos:

 

 

IMG-20190421-092035-1.jpg

 

IMG-20190421-092133-1.jpg

 

 

 

Como podem ver na imagem é uma montagem muito simples. Dentro da embalagem de comida dos peixes encontra-se o transformador da lâmpada para evitar a humidade.

 

20150906-112046.jpg

 

O transformador teve de ser aberto, des-soldado para passar os cabos pelos orifícios, nada muito complicado.

 

IMG-20190421-092326-1.jpg

 

IMG-20190421-095353-1.jpg

 

IMG-20190421-101507-1.jpg

 

 

20150906-113931.jpg

 

 

Nesta imagem como podem ver a água faz o circuito através da entrada e saída.

 

 

20150906-123118.jpg

 

 

 

20150906-123130.jpg

 

 

Como podem ver esta água tem um mês e continua cristalina. O verde que se vê é das bacterias que se encontram agarradas ao fundo e ás paredes do lago.

 

Estou bastante satisfeito com o resultado deste filtro, Tenho este filtro a funcionar a dois meses, a ultima vez que o lago foi limpo, foi no principio do mês de Agosto, estamos em Setembro e continua cristalina.

 

 

 

Preço dos materiais:

 

Uniões: 0.50€ x 2

 

Lâmpada: 15.09€

 

Tampões: 3.85 x 2

 

Tubo: 1€

 

 

Total: 24.79€

 

Estes preços podem variar, já encontrei o mesmo material mais barato.

 

O projecto simples de executar e que fica muito mais barato do que se encontra em lojas. A ultima vez que pedi preços, para um filtro com uma lâmpada de 10W pediram-me 120€.

 

 

Espero que este tópico seja útil a todos o que queiram um filtro UV.

Editado por Nonnus mercon
novos links das imagens
  • Votar + 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito Bom trabalho sim senhor :)

 

 

Gostei de ver.

 

Fiquei foi pasmado com os inergumes dos chineses, que enfiam a lampada dentro do aquario expondo os peixes, e as pessoas aos raios UV-C...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 anos depois...

Boas,

apenas um update dois anos e meio depois de ter construído este filtro, o filtro continua a funcionar tal como foi construído, com os mesmo materiais e com a mesma lampada. A única coisa que tive de substituir usado no projecto inicial, foi a bomba, que por algum motivo deixou de funcionar.

Agora tenho uma bomba de aquário da loja do chineses que custou apenas 10€ e funciona muito bem neste projecto.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 11 meses depois...
há 4 horas, hugo_pn disse:

Não se consegue ver as imagens.

Será que me pode enviar as mesmas? Podemos combinar via MP.

Olá Hugo, infelizmente nos últimos anos houve vários serviços de alojamento online de imagens que acabaram ou passaram a querer cobrar o que levou a que muitos tópicos neste e noutros fóruns no mundo inteiro tenham ficado incompletos  sem as imagens ! 

O ideal seria que quem criou o tópico pudesse actualizar os links das imagens para que, não só tu mas toda a comunidade, pudesse tirar partido deste diy.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 12/3/2018 at 10:02 PM, Tozé Nunes said:

Olá Hugo, infelizmente nos últimos anos houve vários serviços de alojamento online de imagens que acabaram ou passaram a querer cobrar o que levou a que muitos tópicos neste e noutros fóruns no mundo inteiro tenham ficado incompletos  sem as imagens ! 

O ideal seria que quem criou o tópico pudesse actualizar os links das imagens para que, não só tu mas toda a comunidade, pudesse tirar partido deste diy.

 

🤞

pode ser que o autor veja.

Obrigado, estou a voltar a este mundo maravilhoso após um interregno forçado.

Estou completamente desactualizado...

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Infelizmente já não tenho as fotos. Em todo o caso vou tirar outras e depois volto a pôr.

Voltei ao tópico para informar que a lâmpada ao fim de 4 anos acabou por avariar. Não foi propriamente a lâmpada, foi o transformador que ardeu. 

Ainda assim uma lâmpada que custou na altura 15€ durou 4 anos, não foi mau. Vou agora tentar fazer uma adaptação com outro transformador, caso não resulte mando vir outra igual.

 

edit:

 

Já voltei a por algumas imagens para terem uma ideia de como se faz. Actualmente penso que já não compense fazer, já se encontra no ebay um filtro pronto a usar por cerca de 30€, na altura que fiz este (em 2015) não havia. Na altura o mais barato andava entre os 60€/70€ dependendo da potencia da lâmpada. 

 

Edit:

 

Consegui recuperar as imagens antigas. Aproveitei e ficam as novas e as antigas. 

Editado por Nonnus mercon
Link to comment
Partilhar nas redes sociais