Pseudo, biotopo do rio negro?


Vera Santos

Recommended Posts

Bem , não tenho actualizado como deve ser porque infelizmente a maquina fotografia acabou por ir para o lixo por falta de peça e ser um modelo descontinuado. Como me esforço sempre por tirar fotos minimamente decentes, ultimamente quer com o smartphone quer com uma Nikon Coolpix não têm saído como eu gosto e vocês já devem ter reparado. Associado a que o tempo disponível nem sempre dá para tudo...enfim, estou em falta.

 

Como sempre foi minha pratica, partilhar o que de mau acontece para além do bom, que sempre é agradável e ficamos felizes por partilhar , aqui vai.

 

O macho acabou por falecer em Setembro, estava lindíssimo, os parâmetros ok, enfim não houve mais nenhuma baixa, não faço ideia do que pode ter acontecido. Assim, a fêmea ficou sozinha, como a intenção do aquário sempre foi outra, pelos motivos explicados atrás, mas nunca se chegou a concretizar.

 

Fiz uma pausa na aquisição de qualquer peixe para este aquário, e fiquei pacientemente á espera, que surgisse algo. Há um ano e meio que não consigo arranjar de boa proveniência a espécie que queria mas parece-me que agora sim, estou á espera que ma entreguem. Portanto noticias frescas durante o próximo mês.

 

Desde Novembro, tenho perdido á razão de um Nannostomus beckfordi por mês, os parâmetros sempre bem sem alterações, continuo sem saber o que está a acontecer, sendo que a manutenção tem sido sempre a mesma.

Assim sendo contactei uma amiga que já os manteve durante muito tempo, e perguntei-lhe o que poderia estar a acontecer...estava desconfiada que tinha uma doença qualquer no aquário...mantenho o cardume vai para um ano e meio.

Pela primeira vez vi um, com um nadar muito errático, sempre na vertical, a tremelicar, nada normal, usei esha 2000, não tinha outro medicamento no imediato, não resolveu, mal não fez acho eu, ao fim de seis dias de não ver melhoras, optei por lhe fazer eutanásia. Opção minha porque não conseguia ver o peixe ali a sofrer, daquela maneira, mal comia, para quê fazê-lo sofrer. Por acaso na altura até pensei que pudesse estar com tuberculose, pois a espinha dorsal estava torta, e a barriga magra. E se fosse isso, arrasava com o resto da fauna e não havia medicamento que resolvesse, fosse qual fosse.

Umas 3 semanas depois foi outro nas mesmas condições e mesmo problema. O resto dos peixes bem, sem problemas.
Então disse-me que lhe tinha acontecido precisamente a mesma coisa, que achava que não era doença mas que também tinha ficado na duvida. E acrescentou que não viviam mais de 2 anos, 3 no máximo. E que não havia tratamento possível. Bem por um lado fiquei mais descansada, tirou-me um peso da consciência no sentido de pensar, "estou aqui a fazer alguma coisa errada".
Agora esta situação está mais normalizada, mas ontem vi mais um a caminhar para a mesma situação. :confused4:
E claro que não ando constantemente a verificar para metros mas fui ver:
Amonia: 0
Nitritos: 0
NO3: 5mg/L (ppm)
kH: 3
gH: 6
pH: 6.8
Ficam aqui os vídeos de um dos peixes, gravado com pouca qualidae mas dá para verem o pretendo:
:unsure:

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Vera,

antes demais parabéns por mais um belo aquário(ainda não tinha visto este)...

olhando para o teste não encontro carências...

porem não posso deixar de pensar que as plantas/planta nunca vieram...

e pensando no que pode estar a variar no biótopo:

O termo está a funcionar em pleno? com as temperaturas nocturnas podes estar a ter baixas de temperatura?

Como TPA's de certeza que estás em cima disso,como está a filtragem/oxigenação da agua?

 

força nisso,

vai dando news,

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Vera,

antes demais parabéns por mais um belo aquário(ainda não tinha visto este)...

olhando para o teste não encontro carências...

porem não posso deixar de pensar que as plantas/planta nunca vieram...

e pensando no que pode estar a variar no biótopo:

O termo está a funcionar em pleno? com as temperaturas nocturnas podes estar a ter baixas de temperatura?

Como TPA's de certeza que estás em cima disso,como está a filtragem/oxigenação da agua?

 

força nisso,

vai dando news,

cumps

 

Boas as plantas não vieram nem vêm, já aqui tive flutuantes, mas a iluminação era fraca, e mesmo sendo um low-teck, não se iam aguentar.

Nem substrato fertil tenho, é mesmo inerte, mas num blackwater puro e duro é normal.

 

O termo está, quando baixa a temperatura arranca, mas de facto não tenho reparado em grandes variações de temperatura, até porque o meu quarto está virado para sul e as temperaturas nunca são baixas, durante o inverno são amenas e no verão também , nada de especial.

 

A nível de tpas, normalmente uma vez por semana, no máximo duas, limpeza de filtro de 2/2 messes no máximo 3 ás vezes, estou sempre a tenta ao caudal, a ver se reduz, se está na mesma.

 

Em Agosto/Setembro esqueci-me de dizer experimentei o Tormec da JBL, em vez da turfa granulada, foi um erro! Como conhecia o dono da loja onde comprei, perguntei se o Tormec tinha o mesmo efeito da turfa, claro que disse que sim, mas houve uma coisa que não me referiu sobre o tormec, que tinha uma concentração de turfa maior em menos quantidade, daí que confiei que era igual, e coloquei a quantidade do costume no cesto , resultou que em menos de 12 horas o ph, desceu 2º, dai que um L201 quinou e o macho Gephyra em duas semanas também se foi, se calhar neste ultimo também teve influência.

 

Erros que se cometem por desconhecimento, por confiança, sei lá, também os tenho, acontece, com os erros também aprendemos...

 

Depois o aqua estabilizou e foi a partir de Novembro, que isto aconteceu, nessa altura aproveitei e em Dezembro substitui o Tormec por turfa granulada. Caraças não volto a usar Tormec, é uma porcaria, ainda por cima desfaz-se que é obra, não gosto.

 

Tenho fotos, que é certo é que o ultimo peixe estava com as escamas eriçadas, não em demasia, até parecia sintoma de hidropsia....depois edito o tópico e coloco foto.

 

DSCN0647.jpg

 

DSCN0645.jpg

 

PS. : Não tenho nenhuma bomba de ar, só utilizo em caso de algum problema, na altura do tormec, coloquei-a a funcionar, o L201 estava muito perto da superfície com falta de ar. Com a sua utilização safei-os a todos menos a este que se foi e eu a ver, foi um desespero.

 

O outflow está sempre de modo a movimentar a superfície da água, de modo a gerar oxigenação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

humm... então deve ter mesmo tido a ver com o Tormec...

no entanto, acho que a oxigenação deve ter influenciado,até pk quando colocaste a bomba de ar eles agradeceram...(aparentemente)

se continuarem a ter dificuldades talvez veres se é falta de oxigenação??

de resto,impek...

 

PS: sorry pelos L201's e já agora onde arranjas essa turfa granulada?(num plantado as plantas devem fazer vénias à turfa)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

humm... então deve ter mesmo tido a ver com o Tormec...

no entanto, acho que a oxigenação deve ter influenciado,até pk quando colocaste a bomba de ar eles agradeceram...(aparentemente)

se continuarem a ter dificuldades talvez veres se é falta de oxigenação??

de resto,impek...

 

PS: sorry pelos L201's e já agora onde arranjas essa turfa granulada?(num plantado as plantas devem fazer vénias à turfa)

 

Só morreu um L, ainda cá está o outro, safou-se porque já era adulto, portanto mais resistente, a fêmea é que se foi, era mais jovem. :rolleyes:

 

A turfa granulada, comecei por comprar de uma marca chinoca, numa loja perto de mim, mas deixaram de ter.

 

Depois experimentei da Eheim

 

2511051-turba-granulada-1-l-130115040105

 

 

e da fluval

 

turba_fluval.jpg

Agora a ultima é da Sera Bio peat apenas por ficar mais barata, estava lá esquecido o saco na loja.

 

sera-pond-biopeat-tavi-tozeggranulatum-2

A turfa granulada serve essencialmente para acidificar a água, eu no meu caso coloco dentro do filtro, é mais uilizada para quem tem peixes de águas escuras, apistogrammas, escalares, discus, etc, nunca usei para plantados, não te sei dar feedback, nesse sentido. Acho que escurece ligeiramente a água, também não fica aquela cor de chá muito escura, aqui no aquário acontece porque também deito para lá folhas de carvalho, catappa, é conforme o que tenho á mão.

 

Daqui a bocado vou abrir o filtro para ver se está com muita sujidade, na semana do natal limpei-o, de qualquer modo, ver não faz mal nenhum.

 

Hoje passei por uma loja em Carcavelos, vi lá o Purigen da seachem, já não utilizo á 3 anos, se calhar não era má ideia, ainda por cima estava com 50% de desconto, para despachar. A Seachem foi comprada, alguns produtos vão ser descontinuados.

 

s-l300.jpg

 

"Purigen® is a premium synthetic adsorbent that is unlike any other filtration product. It is not a mixture of ion exchangers or adsorbents, but a unique macro-porous synthetic polymer that removes soluble and insoluble impurities from water at a rate and capacity that exceeds all others by over 500%. Purigen® controls ammonia, nitrites and nitrates by removing nitrogenous organic waste that would otherwise release these harmful compounds.

 

Purigen é a resina de filtração biológica com mais elevada capacidade no mercado. Nenhum outro produto se pode comparar à sua capacidade de limpar nebulosidade e polir a água para uma clareza incomparável. Ao contrário de outros produtos no mercado que são simples resinas de troca iónica, Purigen é especificamente projetado para ser uma resina de lavagem orgânica. Quando as resinas de troca iónica esgotam a sua capacidade devido metais e outros contaminantes, Purigen mal começou a atingir o seu potencial. Purigen geralmente ignora compostos elementares simples, tendo uma afinidade extrema para produtos orgânicos nitrogenados. A principal fonte de compostos nitrogenados em um aquário é o desperdício. Peixes, corais, até mesmo as plantas produzem resíduos nitrogenados. Purigen remove os resíduos de forma mais rápida e completa do que qualquer outra coisa no mercado.

Purigen possui maior capacidade, devido à sua grande área de superfície. Todas as outras resinas no mercado são puramente grânulos extrudados esféricos, estes são lisos mesmo sob um microscópio. Purigen é tanto esférica como macro-reticular, tem poros microscópicos que aumentam a sua área de superfície utilizável, muito mais vezes que uma resina puramente esférica.

 

Modo de uso:

Lavar antes de usar. Use em um saco de filtro de malha fina. Cada 1L trata até 4.000 L (1.000 galões) até seis meses. O esgotamento é indicado por uma coloração pronunciada dos grânulos a castanho escuro ou negro.

Purigen também pode ser regenerado. Como ele absorve os resíduos, mudará de cor de um branco pálido para um castanho escuro, quase preto. Uma vez esgotado, pode ser regenerado com uma solução de lixívia e água. A lixívia vai literalmente “queimar” os compostos orgânicos que foram removidos do aquário.

 

Regeneração:

Mergulhe em uma solução de água com lixivia de 1: 1, durante 24 horas num recipiente não metálico numa área bem ventilada e longe das crianças. O uso regular 8,25% de hipoclorito de lixívia doméstica (não-perfumado, sem corantes). Enxague bem, então deixe de molho por 8 horas com uma solução contendo 4 colheres de sopa de Prime ®, ou um produto equivalente, por copo de água. Enxague bem. Para o uso em água doce, deixe de molho por 4 horas com uma solução contendo 2 colher de sopa de tampão por copo de água (Discus Buffer®, Regulator® neutro). Cor original e plena atividade deve agora ser restaurada e Purigen® está pronto para reutilização. Atenção: alguns produtos podem permanentemente sujar Purigen® e tornar difícil regeneração. Não reutilize se o odor a cloro é detectável. Em caso de dúvida, deixe de molho em pequenas quantidades de água e teste o cloro residual com um kit de teste de cloro."

 

Que é que tu achas???

 

Qual é o teu primeiro nome? Está aqui a fazer-me confusão, a gente a conversar e não te tratar pelo nome... :tongue:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, o meu user do forum já tem uns anos... hahaha(fase badboy :fart004: )

chamo-me Ivan,

epá pela definição de turfa,deduz-se que seja boa para plantas e visto que estou em vias de re-activar a banheira(e essa leva muitos kilos de substrato para ir para amazonias)...

a Purigen usas como areao/substrato?

pela descrição fiquei baralhado...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Algumas fotos, actualização tardia, mas sempre a tempo.
Não têm surgido problemas.
Este aquário é para acabar e desmontar, não sei é quando... 86e60398c65d959471526a5de2eac342.jpg6f9b87a467cedf7996338d219d292784.jpg3a0fd9ab6398a033f86e092e683db8a7.jpg

Enviado do meu VKY-L09 através do Tapatalk

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.