A tão famosa Cloramina


Fabio11scp

Recommended Posts

Um tema que não é consensual e que não há uma resposta exacta.

Contudo vou iniciar um aquário de 20L de camarões e precisava de algumas opiniões em concreto.

 

Pode parecer ridiculo mas a minha questão é a Água do garrafão contém cloraminas? (desconheço completamente), mas se não tiver visto que são 20 L e as tpas deverão ser normalmente de 6 litros semanais pouparia bastante em relação aos comuns produtos de anti-cloro, que sinceramente é o que me custa mais na Aquariofilia, gastar dinheiro tanto dinheiro nesses frasquitos.

 

Para além disso, deixando a água a repousar os tais 2 dias sabendo que elimina o cloro, se estiver com uma pedra difusora elimina também as cloraminas dessa forma?

 

Agradeço uma ajuda por favor.

Os melhores cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Coloco á água de repouso durante 24h e acredita que o cloro que contém sai. E se tirares água com alguma pressão também sai rapidamente. Também podes tirar água a ferver (O cloro evapora de imediato) e utilizar quando estiver a boa temperatura.

 

Dares-te ao trabalho de andar a reboque com uma bomba de ar por causa das tpa´s é que acho irrelevante e desnecessário. É a minha opinião claro, não quer dizer que não hajam outras. :smile2:

Editado por Vera Santos
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cloramina é em princípio 2 iões de cloro para um de amónia.

O cloro sai se arejado ou seja agua repousada e arejada deverá dissipar o cloro.

Mede, se não der, usa tiosulfato de sódio.

Duvido que precises.

"A água distribuída pela Câmara Municipal do Barreiro é submetida a um processo de desinfeção. Para esse fim, utilizase o Hipoclorito de Sódio (NaOCl). Este desinfetante é aplicado nos pontos de cloragem existentes garantindo um nível residual de cloro ao longo da rede de abastecimento de água. O Decreto-Lei n.º 306/2007, de 27 de Agosto, recomenda que as concentrações de Desinfetante Residual estejam entre os 0,2 e 0,6 mg/l de cloro residual livre. Durante o ano de 2014, foram detetadas 41 situações de valores de cloro residual disponível na rede de abastecimento fora da concentração recomendada."

 

 

Pelo sim pelo não, não deixes subir o ph acima de 7 durante as tpa´s.

 

http://www.cm-barreiro.pt/uploads/writer_file/document/5905/relatorio_anual_2014.pdf

 

 

cpts

frame.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A eliminação da cloramina ocorre através da oxidação. A água contém oxigênio, como tal ocorre essa reação naturalmente quando se deixa a água em repouso as 24 h mínimas para se fazer uma tpa em segurança.

 

 

Cumps.

 

Enviado usando o Tapatalk

Editado por KukoPT

"Se ajudar os outros te parece difícil demais, tenta ao menos não prejudicá-los" (Dalai Lama)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora fiquei com uma duvida, agua dentro de garrafoes tapados o cloro desaparece?

E se ficar sem rolha durante 48 h resulta?

Estás desatento ou leste o que o pessoal disse na diagonal. Referiu-se que o cloro sai se deixar o garrafão arejado durante 24h. Se se disse arejado com certeza não é fechado.
  • Votar + 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.