Going Dutch by the book!


Pedro Rosa

Recommended Posts

 
(editado posteriormente)
Foto Final:
T_x8N2C-vDQ2HBNuMO3jW96K2X4CJOzKxF7NBPqw

 

Os projetos de 2015 terminaram!

As férias também acabaram…

… sendo assim é tempo de começar algo de novo.

O que escolhi é mesmo algo de novo para mim, mas algo de muito clássico na Aquariofilia: Um Aquário Holandês seguindo as regras estritas… assim espero :)

Agradeço à Tropica o interesse em patrocinar o aqua, espero utilizar os magníficos produtos deles da melhor forma. Agradeço tb à Aquaeden pq continua a ser a “casa” da Tropica em Portugal e ao Rui a pessoa que melhor conhece as plantas.

Ainda existem uns quantos problemas a resolver antes de avançar.

Quem tiver experiência em holandeses que se chegue à frente para dar sugestões.

Provavelmente este projecto durará até Fev/Mar de 2016, altura em que provavelmente voltarei ao Natural Aquarium / Landscape / whatever. Tudo dependerá de ter conseguido atingir os objectivos.

Tenho a ideia de fazer este projecto desde o inicio do ano. É verdade que entretanto até fiz o Dark Land, mas a ideia já cá estava.

Porquê? Porque adoro este tipo de aquários, ainda para mais sendo obrigado a seguir regras bem definidas. Acho-os aquários lindos quando bem conseguidos.

Alem disso quero aperfeiçoar as técnicas de podas com grandes quantidades de plantas e diferentes espécies. Cada tipo de plantas tem a sua velocidade de crescimento e portanto as podas têm que ter isso em consideração por forma a ter o aquário agradável a maior parte do tempo.

 

e como se sabe um Aquário Holandês “é” crescimento e arranjo das plantas no aquário!

 

Nos últimos meses li muito acerca do assunto. Nos últimos dias de agosto reli muita coisa e tenho tido a sorte de ir conversando com alguém experiente na matéria.

Uma das melhores leituras foi uma página no UKAPS: UKAPS: http://www.ukaps.org/forum/threads/crash-course-dutch-style-aquascaping.8713/, um post muito interessante do Marco Aukes.

Para quem não sabe a NBAT (Dutch Society for Aquarists) fundou o conceito de Aquário Holandês (cerca de 1930s) e escreveram as regras.

A organização tinha um grande número de membros e os concursos que organizavam eram excelentes. Eram julgados “ao vivo”, isto é, os juízes iam a casa das pessoas para verificarem todo o aquário, nomeadamente: o local do aqua na sala, ligações eléctricas, saúde genérica do aquário, regras relacionadas com plantas, etc.

 

Portanto o que pretendo?

Quero um aquário com uma bom primeiro impacto, bom contraste entre as plantas e uma profundidade aceitável, sabendo que isto tudo só pode ser atingido com plantas.

 

Provavelmente não conseguirei cumprir todos os objectivos…

Das minhas leituras e conversas com gente entendida, fiz uma pequena lista de regras:

- Os pontos focais são os tradicionais / regra dos terços. As plantas vermelhas são tipicamente colocadas nestes locais.

- Não deverão estar juntas duas plantas com a mesma cor (nem cores parecidas).

- Plantas com o mesmo formato de folhas também não devem estar juntas.

- As plantas deverão criar “ruas”, mais largas à frente e mais curtas atras, escondendo-se por trás de outras plantas - para criar uma melhor profundidade.

- Não se podem repetir plantas.

- Tentar conseguir bons contrastes entre plantas mas também simplicidade.

- Não há hardscape (a menos que sirva para colocar musgos, etc).

 

Creio que é claro que num aquário deste tipo existe um grande número de plantas. A regra é uma planta por cada 10 cm de largura do aquário (para 50 cm de profundidade). Poderá ter mais, mas pouco mais. Portanto aqui deveria ser 12 (vão ver que está de facto um pouco mais).

Controlar este numero de plantas é uma necessidade absoluta ou será o caos :)

Uma das dificuldades que tive foi diminuir as cerca de 20 plantas que tinha inicialmente pensado e depois colocar tudo o que sobrou num diagrama.

Outra das regras muito importantes é o local onde as plantas são colocadas, tenso em conta a sua cor e forma das folhas.

Para esta dimensão do Aqua eu não deveria ter mais de 2 a 3 plantas vermelhas, colocadas nos pontos focais… seguindo ao mesmo tempo as regras da não colocação de plantas da mesma cor e/ou tipos de folhas juntas.

Seguir a regras do formato das folhas é relativamente fácil, mas a da cor é bem mais difícil… ou escolhi mal as plantas!

Outro factor é a altura das plantas, que devem ser diferentes em plantas que estão perto.

… e existem plantas frontais, meio plano e de fundo do Aqua… e as plantas devem fazer as tais “ruas” descritas ao longo (ou passando por) estas três áreas.

Quanto a peixes já pensei num cardume de tetras e um pequeno cardume de peixes de maior dimensão (por exemplo Rainbow Fish)… mas podem haver outras opções de peixes maiores…

Diagrama proposto:

diagram1.jpg

 

Plantas da Tropica:

1 - Murdannia Keijak

2 - Rotala Macrandra

3 - Pogostemon Erectus

4 - Limnophila hippuridoides

5 - Myriophyllum mattogrossense

6 - Ludwigia Palustris

7 - Heteranthera Zosterifolia

8 - Crinum calamistratum

9 - Cryptocoryne Petchi

10 - Lobelia Cardinalis

11 - Bacopa caroliniana

12 - Taxiphyllum 'Flame'

13 - Staurogyne Repens

14 - Utricularia graminifoli

15 - Alternanthera reineckii 'Mini'

16 - Pogostemon Helferi

 

Pontos focais: Rotala Macrandra e Ludwigia Palustria… red althernathera à frente pode levar-nos à Ludwigia que se encontra no fundo, mas tambem colide com a regra de estarem duas plantas vermelhas quase juntas, embora separadas pelo Flame Moss

 

Outros problemas:

- A Limnophila hippuridoides ficará por tras da Lobelia e perto da Myriophyllum mattogrossense e Pogostemon Erectus... É uma planta com uma cor particular, isto é colorida, o que tambem pode colidir com a existence de apenas dois pontos focais da Rotala Macrandra and Ludwigia Palustris, mas também pode servir de “ligação entre ambas.

- Tenho visto até cerca de 4 plantas coloridas em aquários de 1,40m e 1,60m… portanto poderei ter aqui um problema com as plantas que tenho em apenas 1,20m
- Lobelia atras da UG… mesmo verde? … e UG perto da Bacopa caroliniana… quase o mesmo verde?
- Finalmente(?) Staurogyne Repens em frente à Crinum calamistratum… o mesmo tom de verde?

 

Por enquanto chega
Sugestões são bem vindas dentro deste contexto.

 

Pedro.

 

Editado por Pedro Rosa
  • Votar + 4

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro,

Ainda bem que vais tentar experimentar algo novo, a tua disciplina e dedicação para com o hobby já é meio caminho andado para o sucesso.

 

A minha última montagem (a que foi involuntariamente a concurso do IAPLC) foi uma pseudo tentativa de um holandês, apesar de ter algum hardscape.

Acabei por aprender e relembrar bastante sobre algo que já não fazia hà muitos anos. E sem dúvida um holandês e isso mesmo...

 

 

e como se sabe um Aquário Holandês “é” crescimento e arranjo das plantas no aquário!

 

Aquilo que para mim foi mais dificil, além de uma outra escolha dúvidosa de plantas, foi a competição entre plantas que por sua vez influência as taxas de crescimento e como tudo isto implica nas podas.

É mm dificil encontrar o timming exato para uma poda, para que no fim desta o conjunto se mantenha no ponto e que depois os crescimento da planta podada acompanhe as outras que não o foram.

 

Outra coisa que aprendi foi o ter mesmo em consideração o espaço vital de cada uma das plantas e como algumas convivem mal quando "apertadas" por outras. Dar espaço a mais é sempre melhor que espaço a menos, pode ficar mais feio no início mas despois permite que estas se desenvolvam como se pretende.

 

Força nisso e vai dando notícias

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

acho que vou adorar.

 

gosto imenso desse tipo de aquários e documentados por ti com os passos todos, vai ser uma grande mais valia para mim, e claro, para quem também gostar.

 

que a força esteja contigo :cool2:

 

abraço,

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro,

 

Não interpretes mal, mas ainda bem que as tua férias acabaram, assim está na hora de esfregar as mãos e aguardar mais um dos teus suberbos trabalhos! :)

 

É de louvar poder apreciar todo o teu empenho e qualidade pormenorizado em cada processo elaborado, é preciso saber-se um pouco de tudo e tudo leva o seu tempo para ficar perfeito.

 

Estou certo que será um bom trabalho, daqueles de ficar sentado a apreciar como se se tratasse de um filme em estreia :)

 

Força Pedro, habilidade não te falta ;)

 

Cumps,

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Do que tenho lido, já estava mesmo à espera! :P

 

Apesar de "não ser a tua praia", não tenho dúvidas que conseguirás atingir os objectivos! Com a tua dedicação e rodeado de pessoas como o Rui, Miguel ou Francisco, isso tem tudo para dar certo!

 

Estou curioso para ver o que vai sair daí...

 

Abraço

  • Votar + 1

Cumpts,

João Marujo

Vipasca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pessoal. Vamos ver se o monto nos próximos dias / fim de semana se for possível ter cá tudo.

Ficará basicamente como está substituindo o Flame Moss por Eleocharis sp.

Vai ser um trabalho interessante de podas.

Contrariamente a este o novo 60l será de baixa manutenção a nível de podas ;)

 

Pedro.

  • Votar + 3

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Também gosto muito dos aquários estilo Holandês, estou ansioso por ver a evolução. Tens a certeza da eleocharis sp.? Acho que muito rapidamente ficas com eleocharis por todo o aquário.

  • Votar + 1

River of the Stone Age (acabado)

____________________________________

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Também gosto muito dos aquários estilo Holandês, estou ansioso por ver a evolução. Tens a certeza da eleocharis sp.? Acho que muito rapidamente ficas com eleocharis por todo o aquário.

 

Com a Eleocharis sp.? Isso querias tu :) É uma planta lentissima...

  • Votar + 1

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro

Bom projeto que tens pela frente...eu também já arranquei com o meu...e também a puxar mais para o holandês...sendo o meu estilo preferido...

É um pouco complicado colocar todas as plantas que pretendemos sempre em aquas para nós sempre pequenos...mas vai ficar excelente de certeza...abraço

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Está feito!

No ultimo fim de semana comecei este projecto.

Estou bastante satisfeito em poder montar algo tão diferente do normal. Algo que me dará bastante trabalho a nível de podas, colocação e tratamento de plantas... na grande maioria de caule.

 

 

A Tropica foi bastante simpática e de facto recebi os produtos todos com uma grande qualidade.

 

Vou atualizar o tópico em três posts, um por dia.

 

Não se deve esperar nada de "espetacular" nos primeiros dias pq ao contrário do Natural Aquarium onde o hardscape dá logo uma forma interessante, aqui está tudo com dimensões muito reduzidas.

 

Dia da Montagem

 

20150919-day0-1.jpg
Foram quase 70 vasos de plantas... praticamente uma tarde inteira a preparar e plantar.
20150919-day0-2.jpg
20150919-day0-3.jpg
20150919-day0-4.jpg
20150919-day0-5.jpg
Na próxima já estava um pouco mais de 1/3 plantado. Os paus e as marcas no vidro servem para marcar os locais da plantação segundo o diagrama anterior. Não é assim tão fácil plantar exactamente como planeado.
20150919-day0-6.jpg
Alguns detalhes:
20150919-day0-7.jpg
20150919-day0-8.jpg
20150919-day0-9.jpg
20150919-day0-10.jpg
Uma visão mais ampla:
20150919-day0-11.jpg
Some time after... almost all planted:
20150919-day0-12.jpg
Da esquerda para a direita:
20150919-day0-13.jpg
20150919-day0-14.jpg
20150919-day0-15.jpg
Mais alguns detalhes. É engraçado ficar com imagens do inicio para se comparar no futuro as ENORMES diferenças nas formas, cores e dimensões das plantas.
20150919-day0-16.jpg
20150919-day0-17.jpg
Algumas plantas com as identificações:
20150919-day0-18.jpg
20150919-day0-19.jpg
20150919-day0-20.jpg
20150919-day0-21.jpg
20150919-day0-22.jpg
20150919-day0-23.jpg
20150919-day0-24.jpg
20150919-day0-25.jpg
20150919-day0-26.jpg
20150919-day0-27.jpg
20150919-day0-28.jpg
20150919-day0-29.jpg
20150919-day0-30.jpg
  • Votar + 4

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

24 horas depois

Algumas plantas mudaram muito nas primeiras 24 horas.
Tenho 3 a 4 bps de CO2 (a aumentar no futuro com a massa vegetal esperada) e estou a dar 15 ml de Tropica Scpecialized diariamente desde o primeiro dia (as plantas 1-2-grow precisam de fertilização desde o primeiro dia).
Quase todas as plantas já direitinho. As 1-2-grow vão demorar um pouco mais a estabelecerem-se mas depois crescem bem rápido.
Duas gerais:
20150920-day1-19.jpg
20150920-day1-20.jpg
Myriophyllum mattogrossense é a campeã de crescimento:
20150920-day1-1.jpg
20150920-day1-4.jpg
Adoro esta Cryptocoryne Petchi:
20150920-day1-2.jpg
20150920-day1-13.jpg
Ludwigia Palustris, atras da Eleocharis sp., é outra que está a crescer (e mudar a cor) bastante rápido:
20150920-day1-3.jpg
20150920-day1-5.jpg
20150920-day1-6.jpg
A linda e sempre muito diferente Pogostemon Helferi:
20150920-day1-7.jpg
Grandes cores desde o primeiro dia para a Alternanthera reineckii 'Mini':
20150920-day1-9.jpg
Adoro esta foto (Bacopa caroliniana):
20150920-day1-10.jpg
A Lobelia Cardinalis ainda com as cores do formato emerso, depois passa a verde:
20150920-day1-11.jpg
A brevemente linda Limnophila hippuridoides:
20150920-day1-12.jpg
A ainda muito pequena Staurogyne Repens, vinda do formato 1-2-grow:
20150920-day1-14.jpg
Esta é a Pogostemon Erectus, ainda uma miniatura do que ficará e que veio em 1-2-gow. Adoro-a!
20150920-day1-15.jpg
A "planta dificil" - Utricularia graminifoli - crescerá?
20150920-day1-16.jpg
  • Votar + 5

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isto vai-te dar uma bagagem enorme no manuseamento das plantas.

É mais um passo na tua magnífica ascensão no hobby.

Parabéns e cá estou a acompanhar e a aprender.

  • Votar + 1

Cumprimentos
Luís Cardoso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

72 horas depois

Uau! Era assim que estava o Aqua qd cheguei na terça à noite:
20150922-day3-1.jpg
20150922-day3-2.jpg
Da direita para a esquerda... até as plantas que vinham em formato 1-2-grow já começaram a dar o ar da sua graça.
20150922-day3-3.jpg
20150922-day3-4.jpg
20150922-day3-5.jpg
Alguns detalhes:
20150922-day3-6.jpg
20150922-day3-7.jpg
20150922-day3-8.jpg
Rotala Macandra... adoro esta planta... ainda muito pequena mas começa a arrancar:
20150922-day3-9.jpg
A UG ainda cá está...
20150922-day3-10.jpg
Lobelia:
20150922-day3-11.jpg
  • Gosto 1
  • Votar + 5

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedro isso está top! :smile2:

 

A UG, se chegar a meltar, dá-lhe Co2 que ela gosta!

Desconfio que esta seja a tua montagem que vou gostar mais!

A tua sala vai ficar brutal,

abraço

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedro isso está top! :smile2:

 

A UG, se chegar a meltar, dá-lhe Co2 que ela gosta!

Desconfio que esta seja a tua montagem que vou gostar mais!

A tua sala vai ficar brutal,

abraço

 

:thumbup3:

Vamos ver como tomará forma no futuro próximo.

Neste solo da Tropica parece-me que a UG costuma crescer mas daqui a uma semana já saberei :)

 

Neste momento creio que deves ser dos poucos a dizer que vai gostar do aqua :) Com hardscape vês logo uma forma ao aquário, que podes gostar ou não. Aqui, por enquanto, vê-se plantas em miniatura :)

  • Votar + 2

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fotos fantásticas, escolha de plantas igual, adorei ver a evolução entre 24h e 72h, não é que se nota bem a diferença!?

Fotos fantásticas, escolha de plantas igual, adorei ver a evolução entre 24h e 72h, não é que se nota bem a diferença!?

  • Votar + 2

River of the Stone Age (acabado)

____________________________________

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

está fantástico, vou adorar ver isso a crescer.

 

vais ter de afiar bem as tesouras, lol

 

abraço,

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

está fantástico, vou adorar ver isso a crescer.

 

vais ter de afiar bem as tesouras, lol

 

Não há problema, tenho várias boas tesouras :)

 

Olá Pedro,

 

Está a ficar espectacular.

Com essa cadência de CO2, que fauna estás a pensar colocar, se alguma?

 

Cumps.

 

José

 

A cadência é a mesma que tinha nas montagens anteriores. Se tiveres consumo isso não é um problema para a fauna. Aqui o consumo de CO2 será GRANDE. Claro que o poderia baixar no inicio mas não tendo fauna também não tenho razão para o fazer e comprometer o desenvolvimento das plantas.

Alem disso tenho sempre alguns cuidados: o CO2 desliga uma hora antes das luzes (há ainda consumo sem haver injeção) e tenho uma bomba de ar 6 a 7 horas durante a noite (bom para a fauna, filtro e impede camada "gordurosa" no topo da água). A bomba só começará a trabalhar a partir do dia em que houver fauna (as plantas não precisam de oxigênio adicional durante a noite).

 

... e o Tropica Specialized aumentou esta semana para 20ml por dia = 140 ml / semana.

 

Pedro.

 

Pedro.

  • Votar + 1

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns Pedro....

Bela horticultura!!! Continua que agora é que festa vai começar!!!!

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

É o tipo de aquário que gosto ;) Venham de lá fotos com fartura, vai ser em grande como nos tens habituado!!!!

 

Já me deste uma ideias para o meu que comecei há um mês, mas não projectei como tu, aproveitei o que tinha no anterior e tenho feito algumas adições...

 

Grande Abraço, é um tópico a seguir de perto ;) inspirem-se!

  • Votar + 1

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Já me deste uma ideias para o meu que comecei há um mês, mas não projectei como tu, aproveitei o que tinha no anterior e tenho feito algumas adições...

 

 

Ainda bem :thumbup3:

 

Gastas um frasco de specialized por semana ?

 

Os frascos maiores têm 300 ml, seria dois por mês :) ... mas tenho um garrafão de 5l por isso não há-de faltar :)

De qq forma a velocidade do aquário cada um decide. Se dás mais fertilizante (e CO2 tb) e tens luz para isso, podes acelerar. O crescimento obviamente que também será bem menor.

O que é preciso é não reduzir a fertilização abaixo do normal e mater muita luz.

 

Pedro.

  • Votar + 1

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais