Escolha de iluminação para um aquário de água doce


dg12

Recommended Posts

Boas Luis

 

Em primeiro lugar deixo aqui um pequeno video ( pena estar em inglês) porque acho que anda aí um bocadinho de confusão em relação ao termo PAR .

 

Em relação à fonte se for uma diferença pequena, como no meu caso de cerca de 0.5V por led, não é muito significativo existe sempre alguma tolerância mas é sempre preferível voltagem a menos que a mais ou então usar resistores para ajudar a regular.

 

Em relação ás tiras de led:

Eu usei recentemente num projecto de um cubo de 40x40x40 , tiras de led 7020 em tiras de alumínio e sinceramente não fiquei convencido .

 

IMG_20150929_115517_zps2jmkt8fw.jpg

 

Como podes ver usei 4 tiras com cerca de 30 cm ou seja para este projecto precisava para aí de umas 12 tiras o que no final teria de ter quase 15A na fonte.

 

Já agora uma breve explicação sobre as fitas led:

Como é sabido as tiras led podem ser cortadas de 3 em 3, e Porquê ?? porque são ligadas em paralelo de 3 em 3 . :blink::whocares::alberteinstein:

Explicando:

cada 3 leds são ligados em serie ou seja cada led precisa em media de 3.4V x 3 = 10.2V daí usarmos as fontes de 12V nos leds.

A amperagem deve ser multiplicada pelo numero de conjuntos de 3 que tivermos, por exemplo nos 5050 a amperagem é de 60mA

se tivermos 30 leds fica 10x60mA=600mA ou seja uma fonte de 12V e 1A é suficiente.

 

Em relação ao tópico a ideia do amigo dg12 quando criou este era poder reunir toda a informação relativa à iluminação num só lugar mas quando começar a montagem eu crio um tópico com o passo a passo.

 

Cumps

Filipe quando falava em par, falava em Photosynthetically active radiation designates the spectral range (wave band) of solar radiation from 400 to 700nanometers that photosynthetic organisms are able to use in the process of photosynthesis

 

Quanto ao resto percebi. Obrigado por partilhares! E fico a espera do tal projecto!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Luis

 

Obrigado pela explicação não conhecia esse termo e parece ser uma tema bem interessante.

Já agora de alguem quiser aprender mais e não for amigo do inglês o termo português ( Br ) é

Radiação Fotossinteticamente Ativa

 

https://pt.orphek.com/par-photosynthetically-active-radiation/

 

Obrigado Luis

 

Cumps

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 9 meses depois...

 

Existe uma regra também, que eu não suporto ver: a Watt/litro. É uma regra irritante e bastante mal-feita, e talvez um dos principais motivos de confusão para os principiantes, sendo muitas vezes usada até por empresas conceituadas. Identicamente à regra anterior, recomenda-se 0.25-0.5Watt/litro para plantas de fácil manutenção, 0.5-1Watt/litro para plantas de média manutenção e +1Watt/litro para plantas de fácil manutenção. Vamos deitar esta regra abaixo da seguinte forma: por exemplo... Uma lâmpada incandescente de 100W é capaz de debitar 360º volumetricamente uns 1500 lúmens, mas um foco LED de 3chips de 5W (15W total) consegue debitar num ângulo de 120º volumétricos a mesma quantidade. Esperem... mas assim, um aquário de 200lt, com a lâmpada incandescente de 100W pode ter plantas de fácil/média manutenção... E com o foco LED que tem um nível de eficiência muito melhor, com o mesmo débito luminoso, nem plantas de fácil manutenção pode ter?? :eusathink:

 

 

Boas,

 

Antes de mais obrigado ao dg12 e a todos que colaboraram pelo excelente tópico, ajudou-me imenso a tirar algumas duvidas.

 

Só uma chamada de atenção, onde diz +1Watt/litro para plantas de fácil manutenção, não seria "difícil manutenção"?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Abel Carvalho,

 

Sim, tem razão, uma gralha minha! Mas eu já não tenho permissão para alterar o post. Vou alertar os moderadores e pedir para corrigir.

 

Obrigado e abraço,

David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
  • 1 ano depois...

Boas pessoal,

Tenho no meu aquario uma lampada sylvania standart F15W/54-765, e tenho de momento apenas anubias, acham que esta lampada é suficiente?

O aquario tem 60 cm de comprimento e 30 de altura.

Cumprimentos,.

[gallery640x480]
[album]4900[/album]
[/gallery]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Bom tópico.

E para um aquário sem plantas, apenas com peixes, como por exemplo para ciclídeos? Qual poderia ser o rácio lumens/litro de forma a minimizar a proliferação de algas por pouca ou demasiada luz?

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom tópico.
E para um aquário sem plantas, apenas com peixes, como por exemplo para ciclídeos? Qual poderia ser o rácio lumens/litro de forma a minimizar a proliferação de algas por pouca ou demasiada luz?
 
Boas
Acho que nesse caso quanto menos luz melhor não tens de seguir nenhum racio pois isso so é importante para as plantas.

Cumprimentos

Enviado do meu Galaxy A3 através de Tapatalk

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Obrigado pela resposta.

O que é estranho é que tenho algas castanhas a começarem a aparecer no vidro junto à areia, ou seja no fundo do aquário. Diria que a causa seria a iluminação a chegar aí não seria suficiente?

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

dg12, excelente tópico, obrigado.

Uma dúvida que sempre tive: os W/litro, ou lumen por litro, vai depender da direção de emissão de luz, certo? Uma t8 ou t5 sem refletor basicamente vai enviar mais de metade da intensidade para fora do aquário; LEDs a 120º vão enviar basicamente tudo para o aquário.

Ou seja, o antigo 1W/litro com T8, que corresponderia mais ou menos a 60-65 lm/litro para um aqua plantado exigente, com LEDs não será algo mais parecido com 35 ou 40 lm/litro?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...

Boa tarde,

Sou novo nisto da aquariofilia e preciso de ajuda, comprei um aquário de 100 litros, vinha com uma tira Led que já cheguei á conclusão que para um plantado é mais que insuficiente. As soluções que há são extremamente dispendiosas, então tenho feito muita pesquisa no sentido de arranjar uma solução fácil eficaz e barata. Vi uns projetores Led numa loja e acho que podem ser a solução

Cada um tem 6500 k , 50w, 4250 lm

São smd ip65

Que me dizem??

Agradeço toda a ajuda

Cumprimentos

 

 

 

Editado por pinheiro444
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...
On 04/09/2015 at 15:22, dg12 disse:

- SMD 5630 e 5730 - Em termos de eficiência, opta-se sempre por estes dentro da tecnologia SMD, conseguindo dar uma intensidade iluminativa muito boa. Uma tira de um metro disto, com um transformador adequado, ilumina um aquário 100cx50lx50a até ao fundo, consumindo horariamente apenas 14-15Wh. Sempre que tenho hipótese, é esta tecnologia que uso nos meus aquários, seja em tiras ou módulos impermeáveis;

Boas! Venho um pouco tarde desde a criação do topico, mas o meu aquario é 90c*45l*45a, sendo para plantas de facil de dificil manutenção na ordem dos LEDs que w lumens e k recomendarias?
Entendi que quanto mais altos forem os lumens melhor.
Agora o resto fiquei um pouco confuso pois não entendo muito da materia...
Não existe tipo fitas ou lampadas que possa comprar numa loja sem ser ebay?
Tenho as tubular T5 mas já nao encontro à venda as lampadas.
Já tive problemas com algas, e nao o queria voltar a ter, pesquisei por calhas LED por exeplo na ecoarium mas ficam pelos 200 a 300€ para as dimensoes do meu aqua ;(

Obrigado!

FICHAS --> Oto affinis - Pristela - Danio Gigante - Dáfnia Pulex - Tubifex tubifex - Colisa lalia - Oto zebra - Camarão Camaleão - Anentome helena



bowdownFaz reciclagem, não poluas os rios, não poluas os mares, não poluas a terra. bowdown


:Fade-colorSê feliz fazendo os outros felizes, não estragues o que não é só teu. :Fade-color


Link to comment
Partilhar nas redes sociais