Recommended Posts

Olá,

 

Gostava de saber se Vos acontece o mesmo que a mim?

 

Os temporizadores que se compram no AKI e em Grandes Superfícies (os mais simples) duram apenas 2 semanas com os projectores de HQI!!!

 

Tenho tido destes temporizadores há mais de 2 anos e nunca falharam! Desde que montei as HQI tenho trocado de temporizador de 2 em 2 semanas!

 

Tenho os dois projecores ligados ao mesmo temporizador para que as duas lampadas liguem ao mesmo tempo e hoje mais uma vez não se desligaram.... alguém me sabe explicar este fenómeno?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Embora não perceba nada disso, arrisco dizer que poderá ser carga a mais das duas lampadas no mesmo temporizador.

 

Experimenta um temporizador para cada lampada. Não vejo grande inconveniente no facto de andarem as duas desfasadas um pouquinho.

 

Procura uma boa casa de eléctrónica e expõe o problema. Talvez te ajudem.

 

 

manklit

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo com o manklit, isso dos temporizadores ficarem estragados ao fim de duas semanas deve dever-se ao facto desses projectores exigirem um intensidade de corrente acima da capacidade desses temporizadores e ao fim de algum tempo pode haver o desgaste do material.

 

O que pode resolver é antes de comprares veres as especificaçoes dos temp. e ver se realmente são bons para a potência de projectores que tens, ou então compra um de melhor qualidade. :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Diogo!

Eu também utilizo os temporizadores mas intrecalo um contactor que vai até 25A. Assim a potência que passa no temporizador é miníma porque o temporizador só vai alimentar a bobine do contactor, (A1e A2). A alimentação p/ as lâmpadas sai do contactor que liga com o sinal do temporizador.

 

Abraços, JOÃO

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

O temporizadores têm uma potência máxima de 3500W (como devem calcular não deve ser esse o problema!!!)

 

 

Eu também utilizo os temporizadores mas intrecalo um contactor que vai até 25A. Assim a potência que passa no temporizador é miníma porque o temporizador só vai alimentar a bobine do contactor, (A1e A2). A alimentação p/ as lâmpadas sai do contactor que liga com o sinal do temporizador.

 

João - gostava que me explicasses um bocadinho melhor tudo isso!!! O que é um contactor?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diogo eu uso um temporizador para cada lampada, mas já usei duas lampadas no mesmo.

 

Tanto em electrónicos como em analógicos isso me acontece, de vez em quando. Mas nunca com a frequência de 2 semanas. Diria que me acontece uma vez por cada 2/3 meses +/-.

 

Nos analógicos pensei que fosse normal, precisamente por serem analógicos, mas com os digitais acontece o mesmo, o que é bem estranho.

 

Não serão mesmo a qualidade dos temporizadores?

 

NOTA: Eu também uso desses do AKI e loja dos 300... :shock:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OLÁ!

Um contactor faz a mesma função de um relé só que suporta + potência.

Eu também já tive problemas c/ os meus temporizadores, porque os relés que neles vem incorporados em algumas marcas não suportam as HQI.

Por esse motivo montei os contactores nunca + tive problemas.

 

Abraço, JOÃO

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 anos depois...
eu tenho 3 calhas (de 3 Aqurios) e uma bomba de ar ligadas ao mesmo temporizador

Calhas HQI? :) De quantos watts? ;)

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Calhas HQI? :) De quantos watts? ;)

ola pessoal muito boa tarde a todos

 

A respeito dos temporizadores eu não tenho tido problemas tenho os meus à varios anos

 

tenho 1 para duas lampadas hqi de 150w e numca deram problemas

 

 

um abraço a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois eu cá tenho 2 x 250 e já foram 3 temporizadores à vida :)

 

Este se problema só se coloca quando o disparo provocado pelas hiq é demasiado grande para os temporizadores. Se os vossos aguentam, então é porque não é problemático.

 

Para quem tiver muitos watts, deve ponderar a hipótese de instalar um contactor pois resolve esse problema.

 

Abraço,

JB

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois eu cá tenho 2 x 250 e já foram 3 temporizadores à vida cabecadura

 

Este se problema só se coloca quando o disparo provocado pelas hiq é demasiado grande para os temporizadores. Se os vossos aguentam, então é porque não é problemático.

 

Para quem tiver muitos watts, deve ponderar a hipótese de instalar um contactor pois resolve esse problema.

 

Abraço,

JB

 

Ou então abrir o temporizador e substituir os condutores por outros de, por exemplo 2,5mm (creio que maioria tem de 1,5 ou menor secção).

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais