Construir iluminação! ajuda.


Recommended Posts

Pois é vou dar o proximo passo, já construi o aquario, ja tem agua, equipamento, plantas, mas falta-me a iluminaçao...

E queria construir uma, ja pensei numa tampa de acrilico para o aquario e depois construia em cima da tampa a iluminaçao, mas depois pensei e a agua que evapora???e o oxigenio?(embora tenha 2 pedras mais filtro com oxigenação)

 

Alguem me pode ajudar e dar ideias? é para um aquario de 70*40cm , agua quente, tava a pensar colocar 2 tipos diferentes de lampadas (ainda nao sei quais porque pouco percebo disto, mas uma em de ser daquelas rochas porque senao a minha namorada nao me larga o juizo).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, KI_KO,

Pelo que percebi, estás a montar um aqua de água doce tropical. Bom, é bem fácil fazer uma luminária onde possas por a iluminação para o teu aquário. Eu próprio estou a construir uma para o meu REEF e mais à frente vou-te colocar aqui fotos dos materiais e montagem. O que varia é a iluminação própriamente dita. Em qualquer loja de bricolage vais encontrar todo o material para a construção. Não reparei se és de Lisboa, mas, se fores, posso arranjar-te o material inicial que vou marcar de seguida com (x) na lista de componentes.

LISTA DE MATERIAL :

 

1 - Calha técnica plástica de 200 mm . (x)

2 - Chapa acrílica alvéolar. (x)

3 - 2 topos para a calha técnica.

4 - 1 ventoínha de PC das pequenas 12 v ( para refrigeração ).

5 - Balastros para as lâmpadas que pretendes, suportes de arrancadores, suportes das lâmpadas, e fio para as ligações. ( Vou postar tb um esquema de como ligares tudo isto ).

 

Agora não falando de custos de comprar já feito, ou fazer, a mim dá-me um gozo especial ser eua fazer, pois, posso personalizar à minha maneira, além de que: fica muito mais barato fazer do que comprar.

Alguma dúvida, pergunta.

Abraço,Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Octopus,

 

gostei bastante da descrição do projecto, o que parece estar muito bom, agora avançando um pouco, não tens nenhum desenho/projecto disso?

 

O material que referis-te arranja-se onde?

 

Estou de momento a avançar para um Reef e que montar a minha própria calha de iluminação, se podesses adiantar o desenho dava para ter noção visual melhor.

 

ki_ko, paço desculpa por utilizar o teu tópico, mas visto que também te vai ajudar, penso que não levarás a mal :)

 

Sem mais . . .

Os melhores cumprimentos,

Nelson Ferreira

 

673_1394.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Como prometido, aqui vão as fotos do material para a calha :

 

CALHA TÉCNICA DE 200mm e CHAPA ACRÍLICA ALVEOLAR

pic_4822_2.jpg

BALASTRO, SUPORTES DE LÂMPADA E ARRANCADOR...

pic_4822_3.jpg

VENTOÍNHA E TOPO DA CALHA JÁ PERFURADA PARA A VENTOÍNHA

pic_4822_4.jpg

 

Durante a semana vou colocando aqui fotos da montagem.

Esta calha é só para lâmpadas fluorescentes. Como é fácil de entender, por causa do aquecimento, a HQI fica num projector à parte.

 

Abraço, Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Aqui vão mais umas fotos :

A DITA CHAPA JÁ NA CLALHA acho que dá para ver de que chapa se trata

pic_4822_7.jpg

A FORMA DE CORTAR A CHAPA PARA ENCAIXAR NA CALHA

pic_4822_6.jpg

O ENCAIXE DA CHAPA NO REBORDO DA CALHA

pic_4822_5.jpg

 

Acho que dá para verem ( apesar das fotos desfocadas ). Durante a semana vou começar a montagem e vou colocando fotos.

Abraço, Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

BOas octopus,

 

nota-se bem o procedimento, espero por novas evoluções e se não te importares colocavas o esquema,

 

" ( Vou postar também (palavra corrigida) um esquema de como ligares tudo isto ) "

 

Obrigado. . .

Os melhores cumprimentos,

Nelson Ferreira

 

673_1394.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

PaNcRoNi,

É claro que vou postar o esquema, só que o tempo não é muito, :lol: ( tenho o meu pai internado e bastante mal, espero que compreendam ), se precisares de um pouco desta chapa acrílica ( até cerca de 80 cm de comprimento ), se vieres buscá-la ao Restelo, eu ofereço-ta. Liga-me : 961236014.

Abraço,PAULO

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá :shock:

 

Curiosamente tambem estava com a mesma duvida que tu.

Encontrei um site espanhol muito interessante onde mostra como fazermos nós mesmo varias coisas como calhas de iluminação, filtros, aquarios.

Deixo aqui a morada para darem uma vista de olhos.

http://www.drpez.com/drbric.htm

embora ache que já tens aqui um grande professor :shock:

 

 

fiquem bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

MIASHIRA, obrigado pelo elogio, mas, aqui somos todos alunos. É como um trabalho de grupo. Todos aprendemos com todos. Uns, percebem mais disto, outros, mais daquilo e é assim que conseguimos evoluir e manter os belos aquários que se podem ver nas fotos aqui do fórum. Se te puder ajudar, pergunta....... eu de certeza que vou precisar da tua ajuda quando eu não souber alguma coisa que tú saibas.

Abraço, Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só uma coisa, essa calha de plástico não vai derreter com a teperatura das lampadas??

Digo isto porque a minha calha costuma aquecer muito e só tem uma lampada tubular de 25 watts.

E já vi pessoal com placas de acrilico a fazer de tampa de aquário que ficaram todas tortas com o calor omg

Trust No One - not even a fish! :wink:

 

O meu Aquário: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=50272

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

XLIFES,

Não deves ter reparado, mas, esta calha vai ser ventilada com uma ventoínha de Pc. Um dos topos é perfurado e no outro topo é colocada a ventoínha a EXTRAIR o ar quente.

Abraço, Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Saindo um pouco do contexto da conversa...KiKO, disseste no inicio do teu tópico que tinhas plantas no teu aqua e que tens 2 pedras difusores a bombat oxigénio...se keres ter umas plantas saudáveis e em boas condições, aconcelho-te a tirar o oxigénio e meter CO2, as plantas nao necessitam de O2, mas sim de CO2. O que elas fazem é produzir o O2, como deves saber...

De resto, aconcelho tb a colocares uma boa iluminação, mas pelo que vejo ja estás a tratar disso...eu fiz a minha calha td artesanal...tenho eskemas e fotos, se precisares de alguma coisa...ja sabes..

 

Fika bem..

Fábio Martins

Faro - Algarve

 

www.fabiomartins.org/blog

A minha galeria fotográfica

 

"Never Never Never Give Up" - Winston Churchill

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, nos,

Como primeira lâmpada brilhante ? O esquema refere-se a apenas uma lâmpada. Para duas lâmpadas, tens de fazer duas montagens. Para três lâmpadas......................! Se ligares duas lâmpadas com este esquema....não tens luz nenhuma.

Abraço, Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.