Ampulária em ph 5.5


WavePhase

Recommended Posts

Boas,estou aqui com uma situação assim pró estranha,pois já possuo aquários há vários anos e neste momento não estou a descobrir o que causa isto.

Tenho um Aqua de 20 litros com ampulárias,o ph da água da torneira sai a 7,e o que se passa é que passado 3 ou 4 dias o ph baixa para 5.5,só tenho as ampularias,umas poucas plantas,uma concha do mar (que deveria elevar o ph) e uns seixos dum rio que apanhei...a unica coisa que me escorre,é os seixos,serão as pedras a fazer baixar o ph??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Manda fotos do aqua e das pedras e manda o set up

FICHAS --> Oto affinis - Pristela - Danio Gigante - Dáfnia Pulex - Tubifex tubifex - Colisa lalia - Oto zebra - Camarão Camaleão - Anentome helena



bowdownFaz reciclagem, não poluas os rios, não poluas os mares, não poluas a terra. bowdown


:Fade-colorSê feliz fazendo os outros felizes, não estragues o que não é só teu. :Fade-color


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muita carga orgânica?

Pois só se for! Tu, WavePhase, deves ter muitas folhas ou má limpeza do aquario, o fundo do aquario, tpas nao chega

FICHAS --> Oto affinis - Pristela - Danio Gigante - Dáfnia Pulex - Tubifex tubifex - Colisa lalia - Oto zebra - Camarão Camaleão - Anentome helena



bowdownFaz reciclagem, não poluas os rios, não poluas os mares, não poluas a terra. bowdown


:Fade-colorSê feliz fazendo os outros felizes, não estragues o que não é só teu. :Fade-color


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,não tenho folhas mortas e mudo a agua todas as semanas,pois é um aqua pequeno,fiz o teste e descobri a causa,a primeira é que a agua estava parada e a acomulação de co2 fez baixar o ph,meti uma bomba a movimentar a agua e o ph subiu um pouco,entretanto ontem á noite deixei um copo com agua e uma pedra das que tenho no aqua,e de manhã fiz o teste,e o ph já tinha descido para 6.5.

Resumindo,tenho de substituir as pedras,não esperava que estas pedras alterassem o ph,pois foram apanhados numa ribeira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedras que baixam o pH? Manda-me essas pedras que eu fico com elas! :)

 

Consegues medir os valores de gH e kH da agua do aquário? E por favor mete o setup completo do aquário e fotos!

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim,tb achei estranho,mas fiz o teste e realmente baixaram,o ph da agua da torneira é de 7,o kh é baixo,cerca de 2,mas já tive um comunitário de agua doce e nunca tive problemas com baixas de ph,aliás,quando tive discus ai é que baixei o ph deliberadamente com troncos,mas agora com esta situação é que fiquei parvo,desde que coloquei uma bomba a movimentar a agua que o ph subiu para 6.5,lol mas enfim,estou a culpar as pedras,são umas pedras acastanhadas tipo "macias",parece que estão a largar constantemente sedimentos.

Neste mm aquário fiz criação de guupys só para a brincadeira e usei claro a mm agua e o ph sempre se manteve estável,a unica coisa que está diferente desta vez foi mm a falta de movimentação de agua e estas pedras,por isso...eheh bruxaria.

Editado por WavePhase
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

a primeira é que a agua estava parada e a acomulação de co2 fez baixar o ph.


entretanto ontem á noite deixei um copo com agua e uma pedra das que tenho no aqua,e de manhã fiz o teste,e o ph já tinha descido para 6.5.


Acumulação de CO2 num aquário capaz de descer o pH significativamente e pedras que baixam o pH... encontraste o aquário ideal!!! :naughty: E ando aqui eu a gastar dinheiro em injecção de CO2 e substratos especiais... bang

A resposta ao problema é de certeza outra... mas para te podermos ajudar, como já te disseram, tens que nos dar informação suficiente. Falta o setup do completo do aquário com as rotinas de manutenção. :sorry:

 

Só por curiosidade... faz a mesma experiência do copo mas sem a pedra.

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu fiz a experiência num copo com apenas água e noutro com água e a pedra, deixei os copos durante a repousar, fiz os testes na manhã seguinte e no copo com a pedra o ph desceu para 6.5.

O setup não é nenhum lol, o aquário é de apenas 20 litros e só com ampularias, todas as semanas tiro a água toda e coloco nova. Não tenho substrato, apenas as ditas pedras e plantas. Mas desde que coloquei a bomba a movimentar a água, o ph subiu ligeiramente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Voltamos ao que disse o António Nunes... acumulação de matéria orgânica. Sem substrato e sem filtro é natural que se acumule.

 

Quanto ao trocar a água toda todas as semanas... bem as ampulárias aguentam, mas não deve ser muito bom.

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já fiz em tempos,criação de ampulárias,fazia exactamente o mm sem qualquer problema,para mim fazer tpas num aquario tão pequeno e com animais que sujam tão pouco,não tem muita lógica,pois 10 ou 20% de agua da tps é insuficiente para diluir seja o que fôr em tão pouco volume,o que iria acontecer seria uma subida crescente de amónia,e toda a gente sabe que estabilizar um áqua tão pequeno é só dor de cabeça,para mim é preferivel substituir a água toda,nem que seja várias vezes por semana,pois 20 litros é uma questão de 10 minutos a substituir.E por ser sem substrato facilita a muda,e como já disse anteriormente, fiz o teste com as pedras e a não ser por magia que o ph num copo me baixa para 6.5 numa noite e no outro copo sem nada,que o ph se mantenha a 7.

A alimentação que dou aos bichos é minima pois comem pouco obviamente.

eu culpabilizo principalmente as pedras porque fiz o teste e vi com os meus olhos,e a ffalta de movimentação da água,pois desde que coloquei um fitro que com bomba que o ph está estabilizado nos 6.5.

Ter em conta que tenho uma cocha e adicionei tb um pedaço de esqueleto de coral o que deveria subir o ph,coisa que não acontece.

Mas obrigado a todos pelas opiniões,cá estamos para isso :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi, oi, oi!!

Não vi ai nenhum termostato para as ampularias!

FICHAS --> Oto affinis - Pristela - Danio Gigante - Dáfnia Pulex - Tubifex tubifex - Colisa lalia - Oto zebra - Camarão Camaleão - Anentome helena



bowdownFaz reciclagem, não poluas os rios, não poluas os mares, não poluas a terra. bowdown


:Fade-colorSê feliz fazendo os outros felizes, não estragues o que não é só teu. :Fade-color


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu neste momento tambem nao uso termostatos.....

Então é preferível as bichas sofrerem com o ph que com a temperatura.

Isso que estas a fazer é doloroso e mau. Era a mesma coisa que no inverno não te deixassem usar roupa e a esperança de vida delas diminui drasticamente.

Editado por R.F.S.F.

FICHAS --> Oto affinis - Pristela - Danio Gigante - Dáfnia Pulex - Tubifex tubifex - Colisa lalia - Oto zebra - Camarão Camaleão - Anentome helena



bowdownFaz reciclagem, não poluas os rios, não poluas os mares, não poluas a terra. bowdown


:Fade-colorSê feliz fazendo os outros felizes, não estragues o que não é só teu. :Fade-color


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se tiveres sempre a mesma temperatura (-ou+) nao tens problemas

claro que se existir variaçao de temperaturas e mau

Faz umas pesquisas e depois diz-me alguma coisa. Cada um mata como quer, ha quem tente matar a morte outros tentam matar a vida.

  • Votar - 1

FICHAS --> Oto affinis - Pristela - Danio Gigante - Dáfnia Pulex - Tubifex tubifex - Colisa lalia - Oto zebra - Camarão Camaleão - Anentome helena



bowdownFaz reciclagem, não poluas os rios, não poluas os mares, não poluas a terra. bowdown


:Fade-colorSê feliz fazendo os outros felizes, não estragues o que não é só teu. :Fade-color


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quando falo falo por experiencia nao por pesquisas

e aposto contigo que muitos membros nesta altura do ano tem o termostato desligado, mas cada um com a sua, mas informo te que os ampularias e restante fauna estao muito bemja a uns anos valentes

Editado por Ricardo Rocha
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ampularias sem termoestato em casa não é mau... e é preferivel manter ampularias a 18C que a 28C. Está tudo bem na manutenção. Excepto tanta rocha pode encalhar as ampularias.

 

O problema pode ser falta de TPA ou de limpeza do filtro... detritos...

  • Votar + 1
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ampularias sem termoestato em casa não é mau... e é preferivel manter ampularias a 18C que a 28C. Está tudo bem na manutenção. Excepto tanta rocha pode encalhar as ampularias.

 

O problema pode ser falta de TPA ou de limpeza do filtro... detritos...

Ahahahaha claro, não convém dizer como se faz a reprodução delas ;)

FICHAS --> Oto affinis - Pristela - Danio Gigante - Dáfnia Pulex - Tubifex tubifex - Colisa lalia - Oto zebra - Camarão Camaleão - Anentome helena



bowdownFaz reciclagem, não poluas os rios, não poluas os mares, não poluas a terra. bowdown


:Fade-colorSê feliz fazendo os outros felizes, não estragues o que não é só teu. :Fade-color


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 anos depois...
On 10/09/2015 at 09:06, Quo disse:

Reproduzo ampularias há 5 anos e o termoestato nunca teve importância nisso.  tambem nao to usando termostato pois a conta de luz ta caro e tambem nao vejo nesecidade para isso apesar de aqui fazer 10 graus ou menos

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais