pH elevado


Hélder Silva

Recommended Posts

Boas,

 

Recentemente decidi refazer completamente o meu aquário. Entreguei a maioria dos peixes e, em resumo, fiz o seguinte:

-Esvaziei o aquário;

-Retirei e lavei o areão;

-Lavei tubagens a fundo e substitui todo o meio filtrante do filtro externo;

-Colei umas pedras de xisto a uma placa acrílica com cola própria para aquários;

-Montei tudo novamente no aquário. Desta vez já coloquei uma parte areão, outra de substrato. Aproveitei ainda duas ou três peças do enchimento do filtro biológico numa tentativa de acelerar o ciclo do aqua.

 

Acontece que, alguns dias depois de tudo a funcionar, o pH estava a 7,9-8, bem acima dos meus pretendidos 6,8.

Já medi o pH da água dos garrafões que sobraram (são de fonte, não de compra) e está a 5,7.

Entretanto gastei uma boa porção de solução de ácido sulfúrico a 13.5% e no espaço de horas o pH sobe novamente.

 

Tanto quanto eu sei (pelo que li) o xisto é neutro...não sei que mais possa estar a alterar o pH.

 

Outros valores da água são:

 

kH = 3-4

NH4/NH3 = 1 ppm

NO2 < 0.1 ppm

0 ppm < NO3 < 5 ppm

 

Estou num ponto em que já não sei que fazer. Ainda quero plantar e colocar um tronco natural no aquário ( este último parece descer o pH, a longo prazo).

 

Alguém que tenha uma ideia do que se está a passar e saiba como proceder? Alguma ajuda será (muito!!!) bem vinda.

Editado por Hélder Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Hélder.

Não faço ideia do que te esteja a alterar o pH, mas faz o seguinte: mete um pouco de água do garrafão num copo junto com um pouco do areão, noutro copo um pouco de substrato, medes o pH, passado 24 horas voltas a medir. Assim saberás se algum dos 2 está a fazer subir o pH, se vires que são as pedras faz o mesmo processo.

 

Cumps.

 

 

Enviado usando o Tapatalk

  • Votar + 2

"Se ajudar os outros te parece difícil demais, tenta ao menos não prejudicá-los" (Dalai Lama)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De facto é uma boa ideia!

 

Entretanto devo comprar o tronco e talvez trufa para o filtro.

 

Obrigado!

 

Edit: Acham que o pH descerá com a acumulação de matéria orgânica (dejetos e afins)? Aquela água tem pouco mais de 1 semana.

Editado por Hélder Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem, fiz o dito teste. Tanto na amostra com areão como a amostra com substrato, o pH subiu de 5,7 para 6,1 e 6,3, respetivamente. Isto apenas algumas horas depois... Amanhã faço uma nova leitura.

Se o problema aqui for mesmo o areão e substrato, será com que com um tronco e trufa consigo resolver o problema? Não me dá jeito nenhum trocar agora o fundo todo do aquário :fart004:

 

Li algures que existem produtos para por o pH a um determinado valor (por exemplo a 6.5), que mexem com o pH, kH, gH, etc... será que resulta? De toda a forma eu preferia recorrer a meios mais naturais.

Editado por Hélder Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fiz hoje um novo teste. O pH inicial era de 5,7. Depois de um dia com areão e substrato o resultado foi o seguinte:

 

pH areão = 6,9 - 7,0

pH substrato = 7,3-7,4

 

Parece que encontrei dois dos culpados pela escalada do pH...

 

Será que com umas TPAs a coisa vai ao sítio?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Antes de mais, adicionar ácido sulfúrico à água do aqua não me parece boa ideia... Se bem me lembro liberta cloro na água, cloro esse que dificilmente se evapora (pode-se sempre fazer TPA's).

 

Se realmente for do areão e do substrato, dizem que a turfa faz mais efeito que o tronco (eu nunca precisei de ajustar pH por isso não posso confirmar). Mas mesmo assim não sei se será suficiente para estabilizar o ph em torno de um determinado valor. Uma vez que o aquário ainda não está plantado seria de considerar a alteração do fundo. Há substratos que estabilizam o pH, por exemplo da ADA (bem sei que são caros). Se aprendi algo nos meus anos de aquariofilia é que por vezes as poupanças no setup saem muito dispendiosas com o passar do tempo. De que interessa poupar agora 40 ou 50€ se depois vamos ter um aquários com peixes inadaptados, stressados e eventualmente a adoecer ou mesmo a morrer constantemente? A despesa para tentar corrigir o problema com turfas, corretivos para o pH, reposição de peixes e plantas, etc acaba por ser maior (apenas será mais diluída no tempo e não se nota tanto).

 

É a minha opinião e vale o que vale, mas já que se está a montar o aquário de fundo, mais vale fazê-lo mais lentamente e fazer algo que não traga arrependimentos mais tarde (os habitantes do aqua também agradecerão ;) ).

 

Cumprimentos,

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras
Semttulo.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Asol,

 

Obrigado pela sugestão.

Estou a ponderar as minhas hipóteses. Sendo uma delas aguardar mais uma ou duas semanas para ver como fica a água. Eventualmente coloco-lhe o tronco e turfa, faço umas TPAs e pouco mais. Quero ao máximo evitar produtos químicos.

 

O problema é que já me ofereceram peixes e os pobres coitados vão ter que ficar naquele aquário... até ter a certeza de que tudo está bem não quero pôr lá mais nenhum.

 

Se necessário terei então que substituir o substrato (que ainda foi caro). O areão não deve ser o maior problema visto que já o utilizava na minha configuração anterior e não tinha este problema...

 

Entretanto se tiver tempo logo à noite coloco aqui uma foto para que possam ver como está visualmente.

Editado por Hélder Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois um dia cheguei a casa e dei com peixes no aquário. Colocaram-nos lá enquanto trabalhava.

O substrato é da Special Ground. O areão já nem sei, comprei-o há umas temporadas...

 

Bem entretanto já comprei e montei o tronco. A turfa ainda não consegui encontrar à venda em lojas, mas já encomendei.

 

Fica uma foto do dito aquário. Nota que é um trabalho ainda por terminar ^^,

 

http://s11.postimg.org/9ryxjausz/IMG_20150905_154830.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde que o tronco está no aquário o pH desceu umas boas 8-9 décimas! :dance: Está agora a rondar os 7,1.
Agora estou tentado em esperar para ver até onde vai antes de colocar a turfa...não fosse passar de 80 para 8, se é que me entendem...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais