Dúvidas na equivalência de watts | Cálculo watts por litro


Miguel Simões

Recommended Posts

Boas,

 

Após ter feito uma calha para um aquário específico para um membro deste forum, deparei-me com a seguinte dúvida nos cálculos watts por litro, isto é:

 

Características da lâmpada em causa:

 

Economizadora (80%) >> 13w ~ 40w | 400 lumens | 6400k

 

A minha dúvida é, se 13w é equivalente a 40w de uma lampada normal, quais os valores que considero para os cálculos?

 

Na minha lógica seria os 40w visto ser a luz produzida e não os 13w por ser o consumo da mesma.

 

Foto da calha final (2*13w | 800 lumens | 6400k):

 

large.IMG_20150830_130124.jpg.fd34b43de9

 

large.IMG_20150830_130232.jpg.00b687d10e

 

Gostaria que alguém me ajudasse a resolver este dilema por favor! :)

 

Obrigado!

 

Cumps,

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Nelson, vou dar uma olhadela nesse link :)

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Lusky,

 

Isso da iluminação para aquário tem muito que se lhe diga, não é apenas somar o valor da potência das lâmpadas na calha e siga para bingo. Eu apontei alguns factores importantes num outro tópico mas a verdade é que não encontro a minha resposta :/

 

De qualquer forma, vê esta página da aquaeden que parece-me bem composta e pode-te ajudar: http://www.aquaeden-shop.net/conceitos_6.html

 

cumps,

David

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas dg12,

 

Obrigado pela tua ajuda :) sim está bem composta essa informação, pelo menos é da experìência dele e é o que me interessa é a experiência do pessoal ;)

 

Tens razão, não é só somar os valores, temos de ter em consideração muitos factores e cada caso é um caso.....eu criei este tópico no intuito de saber em que me deveria basear para o cálculo médio se watts de consumo ou se equivalência da mesma....porque vai muita diferença entre estes!

 

Caso 1 (watts consumo):

 

26w / 56L = 0.5w por litro

 

Caso 2 (watts de equivalência):

 

80w / 56L = 1.4w por litro

 

O problema aqui não é propriamente o cálculo por litro mas sim que informação considero para a potencia desta calha? calha de 26w ou de 80w?

 

Após ter lido o link que me disponibilizaste da Aquaeden com os valores lá apresentados, e no caso de eu não ter qualquer resposta viável, tendo em conta estes valores descriminados:

 

20 litros a 40 litros – 18w a 36w

40 litros a 60 litros – 36w a 72w >> o meu caso

60 litros a 100 litros – 72w a 85w

100 litros a 150 litros – 85w a 144w

....

 

Penso que poderei ficar descansado, os valores da calha são minimamente aceitáveis.

 

Pedirei ao membro uma foto do aquário para ver como a profundidade da luz se manifestou.

 

Cumps,

Editado por Lusky
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para aquários pequenos (aqueles que não tenham mais que 80cm de comprimento e uma coluna de água maior que 30cm) dá para ir, sem grande margem para erro, pela regra dos lumens por litro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

dg12,

 

Sim, pelo que já li sempre foi uma falha considerar-se Watts por litro porque apenas se trata do consumo da lampada.

 

Como dizes e bem "lumens por litro" é o mais adequado neste caso para medir o fluxo luminoso.

 

Neste caso já arrumei o que pretendia sem qualquer dúvida, isto é, para a calha que fiz tem as seguintes caraterísticas:

 

26w (2x13w) | 400 lúmens | 6400k

 

As equivalências é que me levaram a esta dúvida....:(........da próxima já sei :)

 

Mais uma vez obrigado!

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Lusky

 

Parabéns pela engenhoca! (mais uma ;) )

 

olha estou a tentar enviar-te mp mas não consigo :( preciso dos teus serviços no mesmo esquema que fizeste mas com outras dimensões ;)

 

Saudações,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva AndrePeixoto,

 

Pois, é como disse acima, entra muita coisa em causa... Vou-te dar alguns exemplos de factores:

- qual a tecnologia LED SMD das fitas que pretendes? 3528, 5050, 5630, 5730,...?;

- qual a fauna?;

- qual o substrato e hardscape?;

- as plantas serão de fácil manutenção?;

- low-tech ou hightec? Com fertilização, Co2 pressurizado?;

- 45cm de altura brutos, mas a coluna terá quanto?;

 

Há mais e talvez até mais importantes, mas para já, isto tudo entra nas contas aquando da dimensão do sistema de iluminação.

 

cumps

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

O dg12 tem razão, existem mesmo muitos factores a considerar, os calculos por litro foi uma situação "criada" apenas para ajudar os iniciantes a terem uma pequena noção do que seria mais adequado.

 

O cálculo lúmen por litro acaba por ser mais correcto que o cáculo watts por litro, no entanto, acho que vai dar quase ao mesmo, porque ao aumentares os lúmens estarás a aumentar também os watts...... só por dizer que ao calcular em lumens estamos mais perto das necessidades pretendidas considerando os 60 ou 70 lúmens por litro.

 

Considerando que o teu áqua tivesse 60 Litros, então seria 60Litros x 60 Lumens = 3600 Lúmens, a cor já é do teu gosto sabendo que a mais idêntica á luz do dia é entre os 5500k e os 6500k mas há quem goste mais quente ou mais frio.

 

Isto é um calculo relativo, quando não se tem todos os dados conforme o dg12 mencionou.

 

Cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sou da opinião que se havia de criar um tópico inamovível do tipo 'Considerações aquando da dimensão de um sistema de iluminação para aquário', na secção DIY (Faça Você Mesmo), OS PRIMEIROS PASSOS NA AQUARIOFILIA DE ÁGUA DOCE ou EQUIPAMENTOS, TÉCNICAS E MANUTENÇÃO.

 

Algo tipo a página do link acima, mas mais 'básico' e ao mesmo tempo 'completo', com cada um a poder dar o contributo (aqueles que entendem mais de plantas e plantados darem a sua palavra, tal como os que entendem mais de contrastes com hardscape darem a sua, etc...).

 

Creio que é algo que fica em falta. Que dizem moderadores? :)

 

cumps,

David

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou totalmente de acordo!

 

É uma informação que ainda está muito verde no que toca a confirmações, muitos tópicos param de ter feed back a um certo momento eu acho que se todos experientes se unirem com as suas sabedorias de certeza que poderíamos chegar a uma média mais plausível.

 

Sabendo que é necessário os seguintes dados:

 

- qual a tecnologia LED SMD? 3528, 5050, 5630, 5730

- qual a fauna

- qual o substrato e hardscape

- as plantas serão de fácil manutenção

- low-tech ou hightec? Com fertilização, Co2 pressurizado

- qual a coluna de água

....e não só!

 

Deixo aqui uma pergunta a todos os aquariofilistas que não param de modificar completamente os aquarios de x em x tempo:

 

- Sempre que descontinuam um aquário e preparam outro com hardscape, fauna, substrato, etc diferente também mudam sempre de iluminação?

 

Cumps,

Editado por Lusky
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...Creio que é algo que fica em falta. Que dizem moderadores? :) ...

boas,

 

por uma questão de bom senso não se pode tornar um tópico inamovível, apenas porque pode vir a ter diversas contribuições.

 

apenas o fazemos quando já tem essas contribuições que lhe conferem importância suficiente para reconhecermos nele uma mais valia para quem o lê :cool2:

 

continuem com essa saudável discussão e quem sabe se o tópico não se virá a tornar digno de ser de facto uma referência biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

abraço,

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

por uma questão de bom senso não se pode tornar um tópico inamovível, apenas porque pode vir a ter diversas contribuições.

 

apenas o fazemos quando já tem essas contribuições que lhe conferem importância suficiente para reconhecermos nele uma mais valia para quem o lê :cool2:

 

continuem com essa saudável discussão e quem sabe se o tópico não se virá a tornar digno de ser de facto uma referência biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

abraço,

 

Viva A. Ferreira,

 

O que eu estava a querer explicar é que não era este tópico para fixar, mas sim outro criado de raíz e completo. Um exemplo do que pretendia seria o do seguinte tópico inamovível do CO2 de Botija do pedronb:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=127379

 

A mesma coisa seria aplicável à complementação do tópico anterior com todos os tipos existentes de injecção de CO2 em aquário, tal como todos os tipos de fertilização, coisas que eu não entendo nada, mas que tenho a certeza que seria interessante do ponto de vista de um novo membro que queira entrar neste fórum e fazer algo mais do que colocar um peixinho vermelho num globo de 5 litros.

 

cumps,

David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas A.Ferreira,

 

Concordo plenamente consigo e só assim tem lógica tornar um tópico inamovível, e confirmo que existem tópicos muito bons neste forum relativo a este assunto, o problema é quando não há certezas, passam a responder com perguntas tornando impossível a sua resposta pelos pormenores tão complexos que são expostos, e a partir daí o tópico começa a desmoronar-se.....por não entender, pelo medo de responder, de ser criticado, enfim vários factores.

 

Apenas gostaria que esquecêsse-mos a iluminação mínima para aquários não plantados, e se realizasse uma média mínima para um aqua plantado, isto é, o exemplo de um aqua 60*30*36 necessita de uma luz de X watts e com X lúmens para garantir minimamente um plantado independentemente dos restantes factores.

 

Já se sabe que os restantes factores como CO2, substrato fértil entre outros produtos são imprescindíveis para a boa evolução das plantas mas eu tenho em mente que certamente haverá um mínimo aceitável.

 

Para mim no exemplo das medidas acima bastariam 50W e +/- 40 lumens por litro, mas isto é a minha opinião.

 

Na tentativa de obter uma melhor média para quem se inicia em plantados.

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Vou ver se consigo criar uma espécie de tópico que eu pretendia explicar. Depois postarei aqui o link para cada um que queira contribuir analisar, corrigir e adicionar até pontos importantes que me possa esquecer.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas dg12,

 

Sim faz isso, irei contribuir com toda a informação que puder ;)

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva pessoal,

 

Após umas valentes horas, aqui está: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=244609

 

Por favor moderadores e entendidos do assunto, dêem o vosso contributo!

 

cumps,

David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pronto além do que foi dito, e para responder ao AndréPeixoto, alem da flora q vai ter, o tipo de aqua, se é low tec ou higtech, importa referir q a utilização de leds em aquarios ( e falo por experiencia propria ) só compensa, em relação a T5 e T8, se os leds em causa forem leds de alto brilho, ou alta potencia, passo a explicar.

 

As tiras de leds mais comuns no mercado ( chinês sobretudo ) que melhor relação tÊm entre lum/watt, são os smd 5730.

Mas mesmo dentro destes, tens diferentes tipos de chips ( fabricantes diferentes ) dos melhores q podes ter são os da samsung. são os que têm maior relação lum/watt.

 

Além destes depois tens os cree em q chegas a ter leds de mais de 5w cada.

 

Se não for um destes 2 tipos de led, não vale a pena sequer gastar dinheiro, pq como eu, acabas por gastar dinheiro e depois não te rende o q estavas a espera.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois porque pelo que vi vai ficar a consumir quase o mesmo só se ganha em tempo de vida, sim porque as lâmpadas da Hagen só são feitas para durar 6 meses

Mas olha q os leds do chineses, nomeadamente aqueles q têm silicone a fazer de impearmibilização, queimam ao fim de 3/4 meses, por isso.... os outros, menos "chineses" :P duram 6/7meses, so os leds mesmo bons, é q duram as horas todas ( cerca de 50000 )...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho leds chineses 5050 impermaveis a bombar à 12 meses /8h dias... esquisito não é? E não perderam muito do seu brilho original... :doofywave:

A luz que emitem para um aqua com 35 de altura chega para as anúbias, musgo java ou flame já não é suficiente.
Estas tiras só funcionam para shrimp tanks baixinhos com uns 25cm de altura com anubias e musgos. E têm de ser umas 4/5 tiras para uma area de 35x45.

Editado por Nelson Matos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho leds chineses 5050 impermaveis a bombar à 12 meses /8h dias... esquisito não é? E não perderam muito do seu brilho original... :doofywave:

A luz que emitem para um aqua com 35 de altura chega para as anúbias, musgo java ou flame já não é suficiente.

Estas tiras só funcionam para shrimp tanks baixinhos com uns 25cm de altura com anubias e musgos. E têm de ser umas 4/5 tiras para uma area de 35x45.

Pois, eu tive umas 5050 dessas e duraram 6 meses, depois comprei outras mais baratas, e só me duraram 3... E com os 5730 idem...

 

Enviado do meu A0001 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais