Tuberculose???


XRLSlade

Recommended Posts

Boas,

 

Tenho um aqua comunitário, e há algum tempo alguns dos peixes começaram a ganhar uma aparência estranha.

Tinham os olhos "saídos" e enevoados, tinham o ventre bastante magro e a coluna deslocada.

Também nadavam inclinados.

Será tuberculose???

Como se contagia a tuberculose???

E o q faz com q apareça???

Tou muito preocupado 😢

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois pela descrição é isso mesmo! Não há muito a fazer.

 

A tuberculose provoca o emagrecimento do peixe, continuando este a alimentar-se.

Esta doença ataca os indivíduos enfraquecidos, sem sinais clínicos aparentes, quando ela se manifesta de modo visível, detectamos primeiro um emagrecimento do peixe, seguido de lesões e deformações, perda de cor e os olhos do peixe salientes, por vezes.

 

Muitas vezes, nenhum sintoma precede a morte súbita, outras vezes apenas um ou outro sinais da doença são detectáveis. Simultaneamente com os sintomas apresentados podem vir ocorrer definhamento das barbatanas,os problemas podem afetar os órgãos internos como os intestinos, o fígado, os ovários, o baço, bexiga natatória, os rins, por fim a dilatação do abdómen.

Antigamente eu eliminava logo os suspeitos!

 

Portanto o que fazer:

ligar bomba de ar

retirar todas as matérias em decomposição.

dando luz suficiente e se possível submetendo a água à acção dos raios ultravioleta.

alimentação rica em alimentos vivos)

não compre mais peixes, pôr aqua de quarentena!

antibióticos são a estreptomicina e a tetraciclina.

 

Mais:

 

Para a tuberculose podes ainda adicionar Vitamina B6.

O tratamento mais eficaz contra a tuberculose é feito com Kanamycin + Vitamina B6, o mesmo que nos humanos, mas em Portugal é complicado conseguir arranjar para o tratamento.

 

E

 

Importante também é que a tuberculose dos peixes pode infectar humanos.

Uma das bactérias causadora de tuberculose nos peixes (Mycobacterium Marinarum) é transmissível aos humanos. Em caso de suspeita de tuberculose no aquário, utilizar luvas.

 

Agora por acaso não estou no PC, mas tenho lá uma foto minha de um peixe com tuberculose, se quiseres posso mostrar.

 

Já agora vai dando notícias, para sabermos como correu a coisa. OK?

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, mas no aqua tenho1 zebra, 10 néons negros, 3 néons rosa, 3 néons e 5 tanitchis.

Só um neon negro, um neon rosa, o zebra e os três néons estão infectados.

Retiro só esses para um "aquário hospital" e desinfecto o outro, ou tiro todos???

Cumps,☺

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tu desculpa. Descoloração? Paralisia na parte de trás do corpo? Têm manchas brancas??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estava aqui a pensar na doença do néon, tu não podes colocar umas fotos?

De qualquer maneira, retira os afectados o quanto antes, de uma maneira ou de outra, é super contagioso!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha lá estava a tirar impressões com uma pessoa mais entendida que eu e pediu-me para te perguntar se tens cães e gatos aí em casa?

É que parece que há medicamentos para eles que tb servem para certas doenças de peixes.

Editado por Vera Santos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Tens os parâmetros básicos da água?

escoliose e lordose têm por si só inicio numa carência nutritiva, directa ou indirecta.

Directa: Amino acidos (triptófanos),acidos gordos, magnésio,fosforo e vitamina c (acido ascórbico)

Indirecta: parasitas crónicos que levam á falta dos nutrientes supra mencionados, infecções bacterianas.

No caso das espécies mencionadas, ph´s elevados, nitratos elevados, fosfatos elevados.

 

Mede a água antes de medicares, depois de medires aproveita para uma TPA.

Já agora umas fotos!

 

cpts

frame.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Hugo, ainda bem que apareceste, estão aqui as fotos que me enviou: Vê lá o que te parece.

 

20150901_084745.jpg

 

20150901_085012.jpg

 

20150901_085113.jpg

Editado por Vera Santos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...