Reef versus Peixes e camarões


Recommended Posts

Venho aqui junto de vocês partilhar a minha ultima expriência :

 

Numa das deslocações a lagoa de Albufeira, apanhei uns camarões e um pequeno peixe (gobio ??) que ainda não consegui identificar, após chegar a casa e como tenho um pequeno reef de 300 L , decidi fazer uma pequena expriencia, baixei a temperatura (ligeira) do aquário e fiz uma adaptacão demorada dos camarões e do peixe á aqua do aquário.

 

Para minha surpresa e até a altura que vos dou conhecimento, 24 horas depois os camarões estão impecáveis, cheios de vitalidade, os palhaços nem lhes ligam...e o peixe apesar de escondido no meio da rocha continua com vitalidade .

 

 

Certo que pertencem a meios diferentes mas caso alguem já tenha efectuado uma expriencia destas gostaria de saber se teve exito, ou se resultou num desastre...aguardo as vossas opniões.

 

Assim que conseguir identificar o peixe, informarei do nome.

joao farrim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas se puderes postar aqui umas fotos já ajudava posso te dizer que já há praticamente um mês que mantenho no meu nanoreef esses

 

camarões 8 mais precisamente e também trouxe 4 gobios se forem aqueles que se camuflam bem com a areia que também não tenho a

 

certeza da espécie mas penso que sejam gobios da areia Pomatoschistus minutus =) mas até agora dos 4 chamemos-lhes gobios por

 

enquanto encontram-se 3 vivinhos da silva a comer de tudo , e os 8 camarões também! os camarões talvez sejam estes? se forem iguais aos

 

meus palaemon elegans , espero que corra tudo bem para ti como me tem corrido a mim =)

 

com os melhores cumprimentos AquaOne

Editado por AquaOne
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

os camarões são igualzinhos a esses (palaemon elegans ), e continuam realmente com uma excelente adaptação, quanto aos supostos gobios não são iguais a esses que me indicas-te . tem umas pintas azuis claras na cabeça são castanhos.

 

De qualquer maneira se a tua expriencia resultou da-me esperanças para que a minha tambem resulte . Até porque nas medições de ph e densidade as aguas são semelhantes, a duvida era mesmo na temperatura .

 

Realmente um mes já é um espaço temporal razoável. Uma coisa te digo estes camarões são uma equipa de limpeza extraordiária limpam tudo . vou tentar continuar a pesquisar para identificar o peixe.

 

já agora apelo tambem a quem possa ter tido o mesmo tipo de expriências que nos descreva, como resultou, muita malta esta de férias mas espero ter mais algumas descritas por aqui.

 

Este fim-de-semana ou no proximo vou tentar fazer mais uma colheita.

 

Cumps

joao farrim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

então esse gobio que apanhas-te não sei o que são mas se calhar também tenho de ir buscar um para o meu aqua ahaha tem pintas azuis na cabeça parecem-me muito giros, quanto á temperatura o meu aquário normalmente durante o verão nem tenho o termostato ligado porque há dias em que chega aos 27 e 28 graus, o que supostamente não e nada bom para quem la vive dentro, mas tudo o que tenho se aguenta perfeitamente e tem mostrado sinais de crescimento, chamo-lhe sorte talvez ahahah estes camarões e gobios são muito resistentes depois de habituados ao ambiente do aqua, , quando encontrares a espécie desses peixinhos avisa-me que a seguir vou la eu buscar um para mim hahaha cumps e boa colheita

Editado por AquaOne
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Apos algumas pesquisas aqui esta o descritivo :

 

 

Peacock Blenny
Genus: Salarias
Species: S. pavo
Maximum Size: 5”
Aggression: Mid
Temperature: 60-66 F
pH: 7.5-8.5
Hardness: 15-25 dH
Brackish Tolerance: 1.010-1.025
Minimum Tank Size: 55 gallons

 

 

site : http://thebrackishtank.tumblr.com/post/104707551373/peacock-blenny-genus-salarias-species-s-pavo

 

 

http://thebrackishtank.tumblr.com/image/104707551373

 

Afinal era uma Salaria. Apesar de ainda não ser adulto como o da imagem já se nota as pintas azuis a parte castanha da cabeça e o alto a sobressair.

 

Se tiver sorte na pescaria talvez te envie um....como vez as cores são apelativas e em adulto embeleza qualquer aquário.

 

cups

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

tumblr_nfvwe9HDW51th8jn4o1_1280.jpg

joao farrim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uau simplesmente lindo ahahah por acaso eu fiz uma pescaria a semana passada la na lagoa e trouxe um peixe que ainda não consegui encontrar nada sobre ele mas se calhar afinal e um igual ao teu! os que apanhaste são assim como este ?

 

 

IMG_20150901_130934.jpg
IMG_20150901_133239.jpg
as fotos não estão com muita qualidade =)
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Pelo que pude observar atraves das fotos parece um juvenil da especie, onde pelo que tenho lido e visto as femeas crescem e não ficam com aquela crista laranja , ficam com uma pequena saliencia em castanho, os machos em adulto ficam com aquelas cores que vês na foto, mas pelas pintas que esse tem e pelos tons de castanho, penso que será um juvenil das espécie. Certeza so quando crescer.

 

O que eu tenho já esta um pouco mais desenvolvido e já se notam os azuis tambem na cabeça, penso que mais uns meses e ja se poderá defenir se será macho ou femea .

 

Macho

 

 

 

femea

 

3018078585_0cd2ace608.jpg

 

 

Estas são deduções do que li, não são certezas.

 

Cups

joao farrim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito Obrigado ahahah e capaz, havia maiores no sitio onde apanhei o meu mas devido a falta de ferramentas só consegui apanhar este talvez daqui a uns meses dê para perceber melhor de qualquer dos modos ele na cabeça ainda nao tem azul so os pontos de lado e aquela bochecha laranja , macho ou fêmea são os dois lindos ahahah obrigado pela resposta =) espero que a tua experiência corra tão bem como a minha so uma questao ja conseguiste alimentar o teu com granulado? e que eu até agora so consegui que ele comesse camarao como tenho uma anémona aproveitei e dividi pelo dois claro que não foi o unico mas ao menos comeu .

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

 

 

Como disse aproveitei para voltar a lagoa de albufeira, desta vez fui com ferramentas apropriadas para tentar apanhar mais qualquer coisa, foi um dia de pesca e peras, atravessei a lagoa num caiaque para o outro lado, encontrei uma area de vegetagacao maritima e vou-te contar , tive de montar um aquário que ca tinha em casa, arranjei uns bidons para trasportar agua e tenho cerca de 32 exemplares:

 

começo por dizer cerca de 14 camaroes tudo entre os 4 a 6 cm de comprimento (tudo o que apanhava abaixo disso libertava) , 2 enguias pequenas entre os 10 a15 cm de comprimento , 6 ou 7 Peacock Blenny, com varios tamanhos e 10 Pomatoschistus minutus de varias tonalidades,

 

até agora esta tudo a ser alimentado a granulado e durante a viagem morreram 3 camarões que de pois de descascados foram metidos no aquario e foi um festim. tenho cerca de 5 femeas ovadas, e neste momento so tenho o aquario e 2 bombas de ar a funcionar, e ja fiz uma renovacao de agua ontem, estas sao as novidades frescas .

 

Planos para o futuro.. estou neste momento a meter um filtro extrior para auxiliar, e depois vou-lhe meter um termostato e aumentar gradualmente a temperatura para ver a reacção .

 

 

Se precisares de alguns é so dizeres que posso-te enviar uns exemplares ..... e so enviares a morada.

 

 

cumps,

joao farrim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

 

Por acaso nestas ultimas observações ja tinha notado um decrescimo na população de camarões . Até que ontem a noite assisti in loco a um camarão e ser dizimado não so pelos blenies, mas tambem pelas enguias pequenas, que inclusivamente infiavam a cabeça no interior da casca e abanavam o camarão, disputando o mesmo com os blenies .

 

Agora não sei é se ele já estava morto e começou a ser devorado, ou se foi atacado por algumas das espécies.

 

No entanto obrigado pelo alerta, ja tinha observado que os blenies tambem adoram os buracos das rochas.

 

Neste momento estou a exprimentar ir aumentado gradualmente a temperatura de forma a que se adaptem a temperaturas mais tropicais, pois pretendo transformar o aquário de agua fria para um reef com a coexistencia de ambas as espécies.

 

cump

joao farrim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais