Urgente! Peixes a morrer


taiko

Recommended Posts

Boas, é assim, tenho um aquário com alguns peixes que estão à espera da mudança para um aquário maior que vou montar. Entretanto, já tenho tido algumas baixas. Já me chegou a morrer um espada, um ancistrus e um platy. E agora tenho outro platy já parado no fundo com respiração ofegante e dificuldade em nadar. E já notei num ou dois espadas a tentar coçar-se ocasionalmente. Não sei se pode ser alguma possível doença.

 

A água está assim:

Amónia - 0

Nitritos - 0

Nitratos - 5

Ph - 7/7.5

 

Entretanto, já meti hoje umas gotas (a quantidade adequada para a litragem do meu aquário) de eSHa EXIT, a ver se dá algum resultado.

 

Sei que provavelmente não haverá nada a fazer em relação ao platy mas queria prevenir mais baixas... O que acham que posso ser? E o que posso fazer para solucionar?

 

P.S: Estou já há algum tempo sem lâmpada. Visto que estou a preparar uma nova montagem não vi necessidade de comprar uma nova.

Editado por taiko

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E entretanto, de ontem para hoje morreu mais um espada.

 

Também pode ser o caso de um dos espadas que tenho (o macho que sobrou) andar a matar os peixes. Pelo menos eu só tinha notado que ele andava sempre atrás era do macho que encontrei morto agora de manhã. Os restantes podem ter morrido por stress ou assim.

 

Também já reparei agora de manhã que o espada macho dominante (e único macho, agora que o outro morreu) também perseguia ocasionalmente a fêmea que lá tenho.

 

Isto é comportamento normal para um espada? É que já estou a começar a pensar se o devo incluir na fauna do novo aquário ou não... Não quero nada que possa ser potencial desestabilizador para lá...

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ninguém sabe o que se possa passar?

 

Entretanto, já separei o espada macho dos outros peixes, dado que andava tudo stressado por causa dele. Será que se esperar 1 semana e voltar a introduzi-lo ele perde um pouco a agressividade?

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem.... nao sei se tera algo a ver ou nao.. ate agora duvidava k tivesse mas dado o relato ja nem digo nada.. mas estive quase 1 mes sem lâmpadas no meu aqua porque o balastro deu o berro e as medidas p material a substituir nao estavam a ser fáceis d encontrar.. neste espaço de " meia luz" em que esteve morreram d um dia p outro 2 espadas.. no dia seguinte mais um espada aparentemente saudável e o meu escalar macho, que estava perfeitamente saudavel e a reproduzir... e entretanto ja me morreram mais 2 espadas...... ????? Sera mesmo por o aquario ter estado tanto tempo sem lampada???

Editado por silvia_paixao
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, parece mais ou menos o mesmo que o meu caso. Eu disse isso da lâmpada, mas não me parece que tenha muito a ver com isso. Mas não sei. Daí estar a pedir ajuda aqui.

 

Os meus até podem ter morrido por razões diferentes, como pode ter sido por stress por causa do meu espada. Já nem digo nada. Mas queria era compreender o porquê para estar prevenido se me acontecesse algo parecido no futuro... :\

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes descrever o teu aquário? Dimensões do aquário, filtragem, alimentação dada, rotinas de manutenção, temperatura, quanto tempo tens o aquário montado, valores de amónia, etc, etc. Fotos do aquário e da fauna também ajudam. E não, não é por falta de iluminação que causa directamente as mortes.

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes descrever o teu aquário? Dimensões do aquário, filtragem, alimentação dada, rotinas de manutenção, temperatura, quanto tempo tens o aquário montado, valores de amónia, etc, etc. Fotos do aquário e da fauna também ajudam. E não, não é por falta de iluminação que causa directamente as mortes.

Boas.

Ora...

Aquário: 60c x 30l x 30a (54L)

Filtro: elite jet flo 75 (400l/h)

Temperatura: Não sei exactamente qual é pois não diz no termostato e eu já não tenho a caixa, mas sei que é de 75w e acho que é da Eheim, mas não tenho a certeza.

Alimentação: Flocos

Manutenção: TPA de +/- 10/15% da água do aquário. Mas até tenho colocado o anti-cloro só depois de colocar a água no aquário. Já percebi que tenho que começar a fazer isso na água que vai para o aquário, antes de lá a meter...

Tempo de montagem: O aquário tem já cerca de 1 ano e tal montado. Não sei precisar a data.

Valores: Como já tinha indicado acima...

Amónia - 0

Nitritos - 0

Nitratos - 5

Ph - 7/7.5

 

Fauna: 1 casal de espadas ( o macho está separado da resto do aquário para ver se contém a excitação), 1 ancistrus e 1 corydora.

 

Depois quando puder tiro umas fotos. Mas como está sem iluminação e a câmara é fraca não sei se ajuda muito lol.

Editado por taiko

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas taiko,

 

Só uma pequena observação muito importante e muitas das vezes fatal para os peixes, tens de comprar um termómetro para medires a temperatura da água (+/- 1,5€), suponho que tenhas o termostato ligado e nesta época de calor a temperatura ambiente ronda os 24º fácilmente a temperatura pode chegar aos 30º/ 32º, esta pode ser a causa de morte dos teus inclinos....temperatura a mais!

 

Mede e diz-nos qual a temperatura.

 

Saudações,

Editado por ASoares
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, tenho termómetro. Esqueci-me de dizer. Até porque eu guio-me pela temperatura do termómetro e não pelo termostato.

 

Mas obrigado pela ajuda. ;)

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Passei por um problema parecido com meus peixes de agressividade excessiva, porém, acredito que tenha sido por causa de estresse de iluminação (colocava + de 12 horas dia), reduzi a iluminação para 6 horas dia e resolveu. Colocar a agua da torneira diretamente sem esperar o cloro evaporar (pelo menos 24 horas) ou não usar condicionador, é desaconselhável. Acredito que no seu caso possa ter sido o cloro e/ou temperatura, talvez baixa demais!?

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, não acho que possa ter sido da temperatura. Se não me engano, acho que a tinha em 26º/27º, mais ou menos. Acho que é dentro do razoável.

 

Pode ter sido é de entrarem em stress por falta de iluminação, talvez. Mas pronto, de qualquer forma já não tenho os espadas. Acabei por dá-los. Como estou a iniciar um novo aquário não queria correr o risco de ele me stressar os outros peixes todos e algo correr mal. Dei-os a um membro com mais experiência em vivíparos. Creio que ficam em boas mãos. ;)

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais